A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA. CONTEXTUALIZAÇÃO Atualmente é inevitável não conhecer jovens que não continham um aparelho celular. A tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA. CONTEXTUALIZAÇÃO Atualmente é inevitável não conhecer jovens que não continham um aparelho celular. A tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA

2 CONTEXTUALIZAÇÃO Atualmente é inevitável não conhecer jovens que não continham um aparelho celular. A tecnologia desde de seu começo tem por sua maior parte um público jovem tendencioso ao usar por horas e horas o seu aparelho. Alguns alunos usam como meio de distração para focar na explicação do professor. O presente projeto objetivo identificar os motivos que levam os alunos a utilizar o seu aparelho? Para isso fez-se uma pesquisa bibliográfica onde foi- se abordado esse assunto, buscando entender como a tecnologia influencia os alunos no seu dia a dia no ambiente escolar.

3 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Identificar se o os alunos usam o celular com frequência em sala de aula. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar se o uso do celular prejudica a aprendizagem Avaliar quais os prejuízos que a má uso do aparelho celular em horário de aula pode causar na aprendizagem.

4 JUSTIFICATIVA São inúmeros os casos de alunos que no horário da aula usam o aparelho celular em sala de aula para poder se distrair em horário de aula. É notório que muitos desses alunos fazem isso por sentirem uma maior necessidade de utilizar seu aparelho no horário de aula para supri algum tipo de necessidade.

5 Portanto, é visível que o excesso desse uso causa um desvio na aprendizagem do educando e com isso podendo desenvolver nos alunos uma necessidade de uso, que para tentar preencher esse vazio muitos acabam se prejudicando nos estudos e se isolando da vida social. Nosso intuito é identificar quais os principais motivos que levam os alunos a desenvolverem essa necessidade do uso do aparelho celular.

6 PERGUNTA NORTEADORA Como o uso do celular em sala de aula prejudica a aprendizagem dos alunos?

7 REFERENCIAL As redes sociais influenciam uma grande parte da sociedade sendo a maior parte jovens que são influenciados pela nova mídia e estão trazendo o mau uso das redes para o ambiente escolar atrapalhando seu desenvolvimento na mesma, porque eles estão perdendo tempo ao estar tirando fotos ou gravando “STORY” e com isso atrapalhando sua aprendizagem.

8 Segundo Leilane Costa Santos (2014), com o avanço da tecnologia e a disseminação das redes sociais brasileiras, os jovens de diferentes classes sociais estão cada vez mais fascinados envolvidos com vários artefatos tecnológicos.

9 Segundo Tapscott (2012), que define a juventude que já nasce e tem seu crescimento emerso numa sociedade cada vez mais digital, onde nessa acessar ou utilizar as tecnologias, em forma geral, e um abito comum e seu dia a dia

10 Segundo Levy (1996): compreende-se agora a diferença, entre a realização (ocorrência de um estado e predefinido) e a utilização (invenção de uma solução exigida por um complexa problemática) mais o que é a utilização? Não mais virtual como maneira de ser, mais a virtualização como dinâmica. A virtualização pode ser definida em uma passagem do atual ao virtual. Em uma “elevação a potência” da entidade considerada.

11 METODOLOGIA O presente projeto teve uma revisão bibliográfica em livros, sites, artigos científicos, seguidamente será aplicado um questionário nas salas de 1°, 2° e 3° ano sendo nas turmas 1°C, 2°C e 3°A, para compreender se casos de uso excessivo do aparelho celular na escola. É notório que os casos do uso do aparelho indevidamente aumentam cada vez mais nas instituições escolares do nosso país, por isso, merece um cuidado maior em relação ao uso em certos horários no ambiente escolar. A partir dos dados analisados, pretende-se promover um momento de reflexão na escola sobre o uso devido do aparelho celular.

12 ANALISE DE DADOS DOS GRÁFICOS A análise dos gráficos se deu na EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios, pela aplicação de questionários em 03 (três) turmas sendo uma de primeiro, uma de segundo e outra de terceiro ano do ensino médio. O questionário era composto de 04 perguntas, sendo todas fechadas referentes ao uso do aparelho celular que foram destinados aos alunos. Participaram desta pesquisa 86 alunos, que estavam nas salas entrevistadas ao todo. Objetiva- se com essa pesquisa identificar se os alunos usam o celular com frequência nas salas de aula e se isso pode lhes prejudicar.

13 GRÁFICO I FONTE: AUTORES(2018)

14 Analisa-se que uma grande quantidade dos alunos entrevistados, cerca de 34% utilizam o aparelho indevidamente. Mesmo o número dos que não usam se4ndo maior, uma boa parte dos alunos ainda se prejudica por estarem perdendo tempo com o uso compulsivo do celular. Com uma porcentagem de aproximadamente de 65% podemos descrever que muitos alunos se prejudicam com o uso de seus aparelhos.

15 GRÁFICO II

16 Com o estudo do segundo gráfico podemos dizer que muitos dos alunos, cerca de 80% tem uma mente pouco aberta para os prejuízos que o uso do aparelho tem para os seus estudos. E somente uma pequena parcela cerca de 19% tem consciência do isso pode lhe causar.

17 GRÁFICO III FONTE: AUTORES(2018 )

18 Percebe-se que ao analisar os gráficos 37% utilizam o aparelho para retratar fotos, 33% utilizam para fazer pesquisas 28% utilizam para redes sociais. Alguns professores liberam o uso do aparelho para fazer pesquisas referentes a atividades ou trabalhos que devem ser feitos na sala de aula só uma pequena parcela deles utilizam para isso todos os outros utilizam indevidamente o dispositivo e como consequência acabam se prejudicando.

19 GRÁFICO IV

20 Analisando o gráfico percebemos que 33% dos entrevistados não utilizam o aparelho, 31% utilizam o tempo todo e 35% usam raramente o aparelho, com isso vemos que muitos alunos usam mesmo sendo pouco e isso acaba prejudicando-os de qualquer forma sendo na perca de explicações como de avisos sobre trabalho ou atividades valendo nota.

21 COMCLUSÃO

22 EQUIPE Carlos Eduardo Araújo De Freitas Cintia Rocha Rodrigues José Paulo Ricardo Da Silva Dayane Naira Da Silva Kauã De Freitas Oliveira Jaaziel Sousa Marques Eduarda Muniz De Oliveira Isela Alves Dos Santos Alysson Allan Brito Obrigado pela sua atenção!!!


Carregar ppt "O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA. CONTEXTUALIZAÇÃO Atualmente é inevitável não conhecer jovens que não continham um aparelho celular. A tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google