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PublicouPaula Caiado Alterado mais de 6 anos atrás
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Teoria Comportamental McGregor - Teoria X e Teoria Y
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Cap. 13 Parte III
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McGregor - Teoria X e Teoria Y
McGregor estabelece uma comparação entre as duas teorias sendo: Teoria tradicional: baseada nos modelos clássicos, mecanicistas. Teoria não tradicional: baseada nos modelos que abordam o comportamento humano.
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Teoria X – As pessoas são:
Indolentes Evitam o trabalho Trabalham mediante salário e valores materiais Não têm ambição Não gostam de assumir responsabilidades Egocêntricas Resistentes à mudanças Evitam riscos Dependentes e incapazes de autocontrole e autodisciplina Carecem de controle e direção da alta administração
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Teoria Y – As pessoas são:
O trabalho pode ser uma fonte de satisfação ou uma fonte de punição. Esforçar para o trabalho físico ou mental é tão natural quanto para o lazer ou descanso. Têm motivação, potencial de desenvolvimento e capacidade de assumirem responsabilidade. Situações como falta de responsabilidade e de ambição, preocupação com segurança dentre outros comportamentos são decorrentes de experiência de cada pessoa. O funcionário deve exercitar autodireção, responsabilidade e resultados em relação aos objetivos da organização que o contrata. As pessoas utilizam parte de sua capacidade criativa e intelectual, porém essa características são amplas no ser humano.
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Tipos de administração segundo as Teorias X e Y
A administração deve se ater aos processos de direção, incentivo, controle e modificação do comportamento das pessoas em favor dos objetivos da organização, recompensando-as ou punindo-as através de valores materiais – salários, prêmios ou restrições a estes. Y A administração deve criar um ambiente motivador, dinâmico e democrático, que proporcione ao funcionário liberar seu potencial, sua capacidade criativa e encorajá-lo ao seu crescimento. Dessa forma, as pessoas direcionam seus esforços aos objetivos da empresa.
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A administração orientada pela Teoria X
Decisões de cima para baixo de forma autoritária. Imposições do que deve ser executado e como. Valoriza as rotinas Limita a ação do ocupante do cargo em suas prescrições. Controla o comportamento dos funcionários Manipula pessoas mesmo ao aplicar suavemente ou disfarçadamente os fundamentos da teoria das relação humanas ou comportamental – Ver sistema de recompensas.
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A administração orientada pela Teoria Y
Pratica a descentralização das decisões e delega responsabilidades. Amplia a abrangência do cargo ► sentido psicológico do trabalho. Gera ambiente participativo tanto em planejamento quanto em processos decisórios. Adota sistemas de auto avaliação, onde o funcionário é motivado a planejar, executar e avaliar seus próprios resultados e sua contribuição para a organização.
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