Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDavi Schmidt Alterado mais de 6 anos atrás
1
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek
2
O que é: Trata-se de um estudo em profundidade realizado no lugar natural em que um fato ou fenômeno acontece. Neste ambiente, os dados in natura são coletados por observação direta ou estudo de caso.
3
Áreas de estudo : Antropologia Sociologia Psicologia Economia Historia
Arquitetura Pedagogia Politica Ciências exatas ( da terra e do mar)
4
MOMENTOS DA PESQUISA: Delineamento da pesquisa; Revisão bibliográfica; Coleta de dados; Organização dos dados; Analise e interpretação dos dados; Redação final.
5
ESTRUTURA DA PESQUISA:
Publico alvo; Método de escolha; Abordagem metodológica; Fenômenos; Variáveis de interesse
6
Pesquisador Pessoalmente Relevância Experiência
7
Desenvolvimento da Pesquisa de Campo
Coleta de dados Entrevista Observação Observador participante Semiestruturadas Observador Estruturadas Roteiro
8
Quais são as técnicas mais usadas nas pesquisas de campo nas ciências da educação?
Explique-as.
9
As técnicas são a observação e a entrevista.
A observação é uma das técnicas de pesquisa em ciências humanas e sociais mais usadas, mas está mais diretamente ligada à pesquisa de campo, embora seja uma técnica, até certo ponto, espontânea, é preciso, ao tomar a observação como técnica de pesquisa, sistematizá-la para que se torne um recurso metodológico. Essa técnica exige, como primeiro cuidado, nas pesquisas em que o pesquisador se dirige ao campo para coleta de dados, esclarecer o papel de observador do pesquisador.
10
A entrevista tem como objetivo buscar informações na “fala” dos sujeitos a serem ouvidos, os entrevistados. Consideramos entrevista todo tipo de comunicação ou diálogo entre sujeitos “depoentes” e pesquisador, visando coletar informações que, posteriormente, serão analisadas. Toda entrevista exige um roteiro previamente definido e o grau de sistematização deste roteiro define o grau de estruturação da entrevista. Dessa forma, temos mais comumente a entrevista estruturada e a entrevista semiestruturada. A entrevista estruturada caracteriza-se por um roteiro com questões “fechadas”, apresentadas ao entrevistado. Na entrevista semiestruturada, as questões são apresentadas ao entrevistado de forma mais espontânea, seguindo sempre uma sequência mais livre, dependendo do “rumo” que toma o diálogo.
11
Qual a diferença em uma coleta de dados de campo entre o pesquisador observador e o pesquisador observador participante?
12
O pesquisador observador é aquele que em nenhum momento se envolve com a coleta de dados a ser realizada apenas coleta as informação fornecidas , porem essa neutralidade não pode ser garantida no desenvolvimento da pesquisa como um todo, pois em alguns momentos o pesquisador influencia na pesquisa, já o observador participante é aquele que se envolve em sua pesquisa, ou seja o pesquisador tem contato direto com o fenômeno a ser estudado, modificando-o e sendo modificado por ele.
13
Referências RUIZ, A. J. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. REIS, M. F. C. T. A pesquisa e a produção de conhecimentos. Botucatu: UNESP,
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.