A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca"— Transcrição da apresentação:

1 Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
Projeto Ano Europeu “Europa, casa da Democracia” 22 de fevereiro Comemoração do dia Europeu da vitima de crime Performance: átrio dos alunos Comunicação:” Namoro Tóxico”, na Biblioteca Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca Das 10h às 12H Das 10h30m às 12h

2 DIA EUROPEU DA VÍTIMA DO CRIME: -ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS -VIOLÊNCIA NO NAMORO; -VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; -ASSÉDIO SEXUAL; - BULLYNG; - DISCRIMINAÇÃO RACIAL OU ÉTNICA; -VIOLÊNCIA NOS IDOSOS.

3 DIA EUROPEU DA VITIMA DO CRIME: VIOLÊNCIA NO NAMORO

4 Violência doméstica e Violência nos Idosos

5 Assédio sexual Embora o termo assédio sexual seja relativamente recente as experiências de abuso de mulheres trabalhadoras a que este se refere são bem mais antigas. Mas é nos anos de 1970 do século XX que o termo se torna conhecido, no âmbito de um conjunto de reivindicações do movimento feminista que enquadrou as situações de assédio sexual nas desigualdades de género e de poder mais globais. De problema moral ou privado o assédio sexual passou a ser considerado um problema social que era necessário combater. Mais tarde a diversidade do tipo e das relações de trabalho e a complexidade das desigualdades de género obrigou a análises interdisciplinares mais aprofundadas abrangendo tanto os universos femininos como os masculinos, as interações entre eles, as relações de poder e o contexto organizacional.

6 ASSÉDIO MORAL NO LOCAL DE TRABALHO
Por sua vez o assédio moral no local de trabalho é um fenómeno social ainda com pouca visibilidade em Portugal, mas de grandes consequências negativas para a saúde física e psíquica das vítimas. Ele tem vindo a ser conhecido e estudado a nível internacional, sobretudo a partir dos anos 1980, mas é nos anos que os debates e as pesquisas sobre o tema mais se intensificam e desenvolvem. Ambos os fenómenos traduzem um atentado à dignidade humana com consequências para toda a sociedade, envolvendo, ao nível Europeu, dezenas de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, sendo as mulheres as principais vítimas (Eurofound,2015). O esforço dos movimentos cívicos, das organizações internacionais como a OIT ou o Conselho da Europa tem sido no sentido de dar visibilidade a estas realidades condenando-as, enquadrando-as jurídica e politicamente, mobilizando os Estados e sensibilizando as entidades empregadoras, os sindicatos e as instituições públicas para a vantagem de prevenir e combater estes fenómenos.

7 AGE! ESTÁ NAS TUAS MÃOS MUDAR A SITUAÇÃO…
SE FOSSE UMA SITUAÇÃO CONTIGO O QUE FAZIAS? TODOS ESTES PROBLEMAS CONSTITUIEM UM DESAFIO PARA TODOS NÓS!

8 APAV Associação de apoio à vítima
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), fundada em 1990 é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais. É, em suma, uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.. Para a realização do seu objetivo, a APAV propõe-se, nomeadamente: » Promover a proteção e o apoio a vítimas de infrações penais, em particular às mais carenciadas, designadamente através da informação, do atendimento personalizado e encaminhamento, do apoio moral, social, jurídico, psicológico e económico; » Colaborar com as competentes entidades da administração da justiça, polícias, de segurança social, da saúde, bem como as autarquias locais, regiões autónomas e outras entidades públicas ou particulares; » Incentivar e promover a solidariedade social, designadamente através da formação e gestão de redes de cooperadores voluntários e do mecenato social, bem como da mediação vítima- infrator e outras práticas de justiça restaurativa;

9 APAV Associação de apoio à vítima
» Incentivar e promover a solidariedade social, designadamente através da formação e gestão de redes de cooperadores voluntários e do mecenato social, bem como da mediação vítima-infrator e outras práticas de justiça restaurativa; » Fomentar e patrocinar a realização de investigação e estudos sobre os problemas da vítima, para a mais adequada satisfação dos seus interesses; » Promover e participar em programas, projetos e ações de informação e sensibilização da opinião pública; » Contribuir para a adoção de medidas legislativas, regulamentares e administrativas, facilitadoras da defesa, proteção e apoio à vítima de infrações penais, com vista à prevenção dos riscos de vitimização e atenuação dos seus efeitos; » Estabelecer contactos com organismos internacionais e colaborar com entidades que em outros países prosseguem fins análogos.


Carregar ppt "Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google