A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As organizações vistas como Sistemas Políticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As organizações vistas como Sistemas Políticos"— Transcrição da apresentação:

1 As organizações vistas como Sistemas Políticos
Disciplina: Organizações e métodos Aluna: Sabrina Silva Matrícula:17/ Professora: Carolina Lopes Araújo

2 ... É uma organização totalmente ligada aos interesses políticos, aos conflitos e os jogos de poder. A partir disso: Começamos a ver a organização como um processo politico; Identificamos diferentes estilos de governo; Podemos ver como uma organização pode torna-se politizada devido a interesses divergentes de indivíduos e grupos; E notar que a partir das fontes diferentes de poder, tem o poder de possibilitar a gente aprender com elas que pode ser usadas em nosso interesse; O conflito é uma propriedade natural de toda organização.

3 ... O autor afirma que se entendemos as organizações em termos políticos, aceitamos o fato de que a política é um aspecto inevitável da vida corporativa. Aprendemos que dirigentes eficazes são atores políticos habilidosos que reconhecem o contínuo jogo entre interesses concorrentes e que usam o conflito como uma força positiva. Algumas características desses sistemas são: 1. Autoridade formal; 2. Controle de recursos escassos; 3. Uso de estrutura organizacional, regras e regulamentações; 4. Controle de processos decisórios; 5. Controle de conhecimentos e de informações; 6. Controle de fronteiras; 7. Capacidade de lidar com a incerteza; 8. Controle de tecnologia; 9. Alianças interpessoais, redes e controle de "organizações informais"; 10. Controle de contra organizações; 11. Simbolismo e o gerenciamento de significados; 12. Gênero e gerenciamento de relações entre os gêneros; 13. Fatores estruturais que definem o palco da ação; 14. O poder que alguém já tem.

4 ... Podemos perceber que dentro das empresas existem muitos fatores que podem ser relacionados com esse tipo de sistema, desde a estrutura de poder e jogos de interesse. Nas organizações não é diferente, existe níveis altos de burocracia, onde as atividades das empresas depende da sociedade em que a organização se encontra. Além dos jogos de interesse outro fator que está associado aos sistemas políticos é a autocracia, onde a solução dos problemas organizacionais é imposta por um individuo ou por um grupo. E também a tecnocracia, onde a melhor maneira de se solucionar o problema é sugerida. Porém é necessário que se tome alguns cuidados com as limitações, como por exemplo a sede em excesso pelo poder e a falta de conhecimento e competência por parte dos gestores, que nesse sistema pode ser provocado e assim tendo consequências.

5 Vantagens A metáfora da politica encoraja-nos a ver como toda atividade organizacional é baseada em interesse e a avaliar o funcionamento organizacional com isto em mente. A administração do conflito torna-se uma atividade-chave. O mito da realidade organizacional é desbancado. A política é um aspecto natural da organização. A metáfora política levanta questões fundamentais sobre poder e controle na sociedade.

6 Limitações Política pode gerar mais política. Onde a análise dos interesses, conflitos e poder facilmente dá origem a uma interpretação maquiavélica que sugere que todo mundo está tentando enganar e manobrar todo mundo. Em vez de usar a metáfora política para gerar nova luz e compreensão que ajude a lidar com interesses divergentes, geralmente reduzimos a metáfora a um instrumento a ser usado para promover nossos próprios interesses. De certos pontos de vista, a metáfora política pode parecer muito amigável porque subestima as desigualdades de poder e influência. Consequentemente, a metáfora política pode exagerar o poder e a importância do indivíduo e subestimar a dinâmica que determina o que se torna político e como a política se manifesta.

7 Um exemplo atual para essa metáfora é o time do Palmeiras, por exemplo
Um exemplo atual para essa metáfora é o time do Palmeiras, por exemplo. Onde a dona da Crefisa Leila começou ajudando o Palmeiras na contratação de jogadores com dinheiro. Com isso virou conselheira do clube e agora conseguiu uma mudança no estatuto que adianta a candidatura à presidência do clube para que só poderia ocorrer em Com a mudança, a empresária pode se candidatar à presidência do Palmeiras já em 2021, quando se encerra seu mandato de quatro anos como conselheira eleita. A dona da Crefisa, porém, nega que tenha intenção de assumir a presidência do clube, apesar de, ter organizado um jantar chique para conselheiros, diretores e sócios do Palmeiras em um hotel cinco estrelas de São Paulo no qual defendeu a alteração do mandato para três anos.


Carregar ppt "As organizações vistas como Sistemas Políticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google