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Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação

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Apresentação em tema: "Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação
Secretaria de Estado da Educação Sistema de Proteção Escolar SPEC

2 O Sistema de Proteção Escolar
Secretaria de Estado da Educação

3 Projeto Mediação Escolar e Comunitária
Objetivos do projeto: Implantar a ação mediadora em todas as escolas Minimizar os conflitos escolares Disseminar a cultura de paz e de respeito Expandir a mediação dos conflitos para a comunidade Incorporar a cultura de responsabilização Melhorar o clima escolar Desenvolver habilidades socioemocionais Secretaria de Estado da Educação

4 PROPOSTA Disseminar a ação mediadora a todas as escolas da rede a fim de melhorar o clima escolar e disseminar a cultura de paz Vice-diretores (articuladores) Vice-diretor do Programa Escola da Família (apoiador) Professor Mediador Escolar e Comunitário (apoiador) Todos os servidores da rede Secretaria de Estado da Educação

5 1ª Formação - 2018 Objetivos da formação:
Subsidiar os Gestores Regionais e as equipes escolares na implantação do Projeto Mediação Escolar e Comunitária Promover a reflexão sobre como cada servidor poderá contribuir para disseminar a cultura de resolução de conflitos Orientar sobre o levantamento das vulnerabilidades do contexto escolar Nortear a elaboração de um plano de trabalho pela equipe escolar Secretaria de Estado da Educação

6 Sensibilização Professores resolvem conflitos em escola no DF na base da conversa.mp4 Secretaria de Estado da Educação

7 Atividade 1 Para refletir... 1- O que o vídeo nos ensinou?
2- Por que os conflitos acontecem? 3- Por que a escola, muitas vezes, é palco de conflitos externos a ela? 4- O que promoveu a mudança no ambiente da escola apresentada no vídeo? 5- Você acha possível melhorar o ambiente na sua escola? Por quê? Secretaria de Estado da Educação

8 Socialização

9 Sessão de Estudos... Texto: O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas – Telma Vinha (Org.)

10 Atividade 2: questões sobre o texto
Atividade 2: questões sobre o texto 1- Quais as três formas de resolução dos conflitos escolares utilizadas nas escolas, apontados no texto? A escola que você trabalha utiliza algum deles? Qual? Quais os resultados conseguidos? 2- Quais ações apontadas pela autora reforçam a heteronomia dos nossos alunos? Na sua opinião, qual é a melhor forma de desenvolver a autonomia deles, inclusive na resolução de conflitos? 3- Que ações promovem um ambiente favorável ao bullying? Por quê? 4- Qual é a relação do Clima Escolar com o comportamento e a aprendizagem dos estudantes, apontada no texto? 5- Você considera o Clima Escolar da sua escola positivo ou negativo? Por quê? 6- Como você poderia contribuir para a melhoria do clima na sua escola?

11 Socialização

12 Sistematização

13 A Educação e o desafio de lidar com o
A Educação e o desafio de lidar com o conflito e a violência Uma opção concreta é trazer para o espaço escolar uma forma de resolução de conflito que estimule o diálogo, a responsabilização dos envolvidos e o comprometimento das pessoas na solução do fato, considerando os sentimentos e necessidades que não foram atendidos quando o conflito ocorreu.

14 Conflito: o que nos ensina?
Conflito: o que nos ensina? Pensar sobre a nossa condição de ser humano Descobrir o nosso potencial criativo e inventivo diante do conflito Aprender a reconhecer sentimentos Expressar tais sentimentos nos conectando com nossas necessidades mais verdadeiras e legítimas “A escola precisa ser um lugar onde o exercício desse novo paradigma aconteça no dia a dia, orientado por uma prática educativa pautada nas pessoas, seus sentimentos e necessidades”.

15 Cuidando do Clima Escolar
Cuidando do Clima Escolar Qual é o objetivo da escola? A formação de sujeitos autônomos, solidários, responsáveis e, principalmente, protagonistas de suas vidas. Para isso, é necessário que eles aprendam a resolver seus próprios conflitos e a desenvolver a responsabilização pelas suas atitudes. O que precisamos fazer para atingir este objetivo? Cuidar do Clima Escolar e oferecer um ambiente acolhedor, participativo, com princípios de justiça e que contemple tanto as necessidades dos alunos quanto dos educadores. “Quando o Clima Escolar é positivo, os conflitos diminuem e a aprendizagem melhora”

16 Dimensões do Clima Escolar
Dimensões do Clima Escolar O Conselho Nacional do Clima Escolar (NATIONAL SCHOOL CLIMATE COUNCIL, 2007) recomenda que as avaliações do clima escolar se concentrem em quatro dimensões: Segurança Relações interpessoais Ensino e aprendizagem Ambiente institucional Recomenda ainda que sejam discutidos os dados encontrados com a comunidade educativa visando, desse modo, elaborar programas de intervenção que atuem sobre as dificuldades identificadas.

17 Registro de Ocorrências Escolares.mp4
Sistema de Registro de Ocorrência Escolar - ROE Registro de Ocorrências Escolares.mp4

18 Objetivos do ROE 1) Consolidar um sistema de informações que permita subsidiar, com dados produzidos pelas escolas, o planejamento das ações da Secretaria tanto no nível central, como nos níveis regional e local. 2) Ser uma ferramenta de gestão para diretores de escola e para o monitoramento regional a partir das Diretorias de Ensino. O importante é que o ROE seja apropriado como uma ferramenta para ajudar os gestores escolares na administração dos problemas referentes à proteção em sua escola. Quanto mais dados forem imputados no ROE, mas ele pode servir como uma fonte para o fonte para o planejamento e a atuação de Diretores, Vices, Professores Coordenadores, Professores Mediadores e demais servidores. Secretaria de Estado da Educação

19 Construindo um Plano de Trabalho...
Construindo um Plano de Trabalho... Levantamento das vulnerabilidades da escola com toda a equipe escolar. Durante o Planejamento Escolar, a equipe pensará em ações que poderão ser desenvolvidas para diminuir as ocorrências na escola. Cada ação deverá prever um responsável e os corresponsáveis por ela. É bom lembrar que as ações planejadas devem estar em consonância com a proposta pedagógica e contar com o envolvimento de todos. As escolas que contam com a atuação de um Professor Mediador encaminharão o plano para a Diretoria de Ensino.

20 FORMAÇÃO - 2018 Curso inicial (EaD)
Curso de Mediação para os gestores regionais da capital Documento Orientador com temas relacionados à Resolução de Conflitos Vídeo aulas sobre temas relacionados à Resolução de Conflitos Pauta de formação, elaborada a partir dos indicadores extraídos do ROE e necessidades apontadas pelos Gestores Regionais, para subsidiar a formação dos mediadores nas DE nas Orientações Técnicas. Secretaria de Estado da Educação

21 Contamos com o apoio de todos os servidores das nossas escolas e Diretorias de Ensino
Secretaria de Estado da Educação

22 INFORMAÇÕES specmediacao@educacao.sp.gov.br SPEC- 2075-4370 2075-4371
Secretaria de Estado da Educação


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