A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens."— Transcrição da apresentação:

1 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI

2 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor » »Como anda a educação? » »Todo professor é igual? » »Será que sempre foi assim? » »Alguém pensou diferente?

3 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Um casal andava pela praia quando viu um jovem que recolhia estrelas-do-mar na areia trazidas pela maré e as jogava no oceano. Curioso, o casal perguntou-lhe a razão de tal iniciativa. "O sol está muito quente. Se ficarem na areia vão secar e morrer." O casal então lhe disse: "Meu jovem, isso não fará muita diferença, pois há milhares de quilômetros de praia e centenas de milhares de estrelas-do-mar na areia. Você joga umas poucas de volta ao oceano, mas a grande maioria vai morrer." O jovem então pegou mais uma estrela na areia e jogando-a ao mar disse: "para esta aqui eu fiz a diferença. Na manhã seguinte, após pensar muito sobre o assunto, o casal uniu-se ao jovem e juntos começaram a jogar estrelas-do-mar no oceano.

4 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Refletindo Do mesmo modo, tentando melhorar a educação e a sociedade, muitos pensadores têm se dedicado a pensar em diferentes formas de educar o povo. Abordagem tradicional - Abordagem comportamentalista - Abordagem humanista - Abordagem cognitivista - Abordagem sócio-cultural Surgiram então as diferentes abordagens pedagógicas: Abordagem tradicional - Abordagem comportamentalista - Abordagem humanista - Abordagem cognitivista - Abordagem sócio-cultural

5 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Pedagogia tradicional surgiu + ou - no séc XVII. Tem como base aulas expositivas, ou seja, aulas onde o aluno é apenas um ouvinte e o professor é o transmissor do conhecimento que deve ser decorado pelo aluno.

6 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Comportamentalista Ensino-Aprendizagem: os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. Estímulo = resposta;Ensino-Aprendizagem: os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. Estímulo = resposta; Professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-arendizagem;Professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-arendizagem; A avaliação é igualmente realizada no decorrer do processo, já que são definidos objetivos finais e intermediáriosA avaliação é igualmente realizada no decorrer do processo, já que são definidos objetivos finais e intermediários

7 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Humanista Ensino-aprendizagem – conceitos básicosEnsino-aprendizagem – conceitos básicos Potencialidade para aprender; Tendência à realização;Potencialidade para aprender; Tendência à realização; Aprendizagem significativa;Aprendizagem significativa; Professor = facilitador da aprendizagem;Professor = facilitador da aprendizagem; Cada educador eficiente deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos;Cada educador eficiente deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos; Liberdade para aprender;Liberdade para aprender; Auto-avaliação.Auto-avaliação.

8 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Cognitivista Um ensino que procura desenvolver a inteligência deverá priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social.Um ensino que procura desenvolver a inteligência deverá priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. Teoria PiagetianaTeoria Piagetiana Tudo o que se ensina à criança a impede de inventar ou de descobrir. ( Piaget, em Bringüier, 1978, p. 93);Tudo o que se ensina à criança a impede de inventar ou de descobrir. ( Piaget, em Bringüier, 1978, p. 93); Professor = sempre um orientadorProfessor = sempre um orientador Avaliações-Reproduções livres, expressões próprias, relacionamentos, explicações práticas e causais.Avaliações-Reproduções livres, expressões próprias, relacionamentos, explicações práticas e causais.

9 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Sócio-cultural Alunos participam do processo junto ao professor;Alunos participam do processo junto ao professor; Metodologia: Ativa; Dialógica; Crítica.Metodologia: Ativa; Dialógica; Crítica. Avaliação do processo consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.Avaliação do processo consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos. Educador e educando são, portanto, sujeitos de um processo em que crescem juntos, porque “… ninguém educa ninguém, ninguém se educa; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. ( Freire, 1975c, p 63) ;

10 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor »TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS »As Tendências Pedagógicas que se firmam nas escolas brasileiras na maioria dos casos não aparecem em forma pura, mas com características particulares, muitas vezes mesclando aspectos demais de uma linha pedagógica (PCN, 1997)

11 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor »TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS »As Tendências Pedagógicas que se firmam nas escolas brasileiras na maioria dos casos não aparecem em forma pura, mas com características particulares, muitas vezes mesclando aspectos demais de uma linha pedagógica (PCN, 1997)

12 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Alguns dados revelam que são preferidas pelos professores as abordagens cognitivista e sócio-cultural deixando as abordagens tradicional e comportamentalista em segundo plano. E também que a abordagem que mais faz sucesso neste momento histórico é a cognitivista.

13 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor SOBRE OS QUADRINHOS Que tipo de pedagogia eles representam? Essa ainda é uma realidade nas escolas? O que vocês pensam sobre a escola hoje? Precisa mudar ou não? Qual a sua sugestão? Enfim, façam como aquele casal que foi ajudar a salvar as estrelas do mar e vamos juntos pensar em novos caminhos para a educação. TAREFA

14 As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor

15

16

17 Enfim, façam como aquele casal que foi ajudar a salvar as estrelas do mar e vamos juntos pensar em novos caminhos para a educação. FIM


Carregar ppt "As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google