A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem Profa. Dra. Maria do Socôrro Dias de Oliveira (sosdiasuba@gmail.com) Por que Planejar? Como Planejar? Currículo – Área - Aula

2 Parte I: Fundamentação Teórica e Prática Capítulo I: O Ato de Planejar O Planejamento sempre acompanhou a trajetória histórica da humanidade; Tudo é pensado e planejado na vida humana; Planejar é inerente ao homem, é uma necessidade de sua existência;

3 Capítulo II: Definição de Planejamento Processo de prever necessidades; Processo de racionalização dos meios e dos recursos humanos e materiais; O processo de planejamento visa o alcance de objetivos em prazos e etapas definidas; O processo de planejamento requer conhecimento e avaliação científica da situação original;

4 Capítulo III: O Planejamento educacional numa perspectiva humana Planejar o processo educativo; Planejamento educacional: o que é, o que não é; a)Uma abordagem racional e científica dos problemas; b)Determinação dos objetivos e dos recursos; c)Análise das consequências que advirão das diversas atuações possíveis, a escolha entre essas possibilidades; d)A determinação de metas específicas a atingir em prazos bem definidos; e)O desenvolvimento dos meios mais eficazes para implantar a política escolhida; f)Planejamento educacional significa bem mais que a elaboração de um projeto: é um projeto contínuo, que engloba uma série de operações interdependentes.

5 Capítulo IV: A escola e seu Planejamento A escola é uma instituição que se “aprimorou”, no discurso falado e escrito, a respeito das teorias de planejamento e sobre o próprio ato de planejar. Planejamento a nível de escola A educação, como processo, jamais pode ser desenvolvida fora do contexto nacional, regional e comunitário da escola a qual o aluno está inserido.

6 Capítulo V: Os Professores e o Planejamento Parece haver, entre os professores, uma ideia de que o planejamento é desnecessário e inútil por ser ineficaz e inviável na prática.

7 Por que os professores não gostam de planejar? Os professores não planejam, mas, sim, preenchem quadradinhos ou formulários; Os professores não gostam porque são obrigados a seguirem esquemas ou modelos rígidos; As vezes, os “donos” de certos setores da escola não permitem inovações ou mudanças na escola; Por outro lado, muitos professores não sabem planejar suas atividades; Muitas vezes, o planejamento é visto apenas como uma cobrança; Poucos estímulos e incentivos para os professores se aperfeiçoarem nos seus conhecimentos e habilidades de ensinar.

8 O planejamento para o aluno e para o professor A importância e a necessidade do planejamento de ensino para a escola, professores e alunos serve para desenvolver uma ação eficaz de ensino e aprendizagem.

9 Capítulo VI: Níveis de Planejamento educacional e de ensino O processo de planejamento educacional é feito e se desenvolve em vários e bem determinados níveis: ❖ Plano Nacional – reflete toda a política educacional de um povo, inserido num contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo; ❖ Planos de Escolas – com os seus respectivos cursos, dos quais decorrem os planos curriculares, que definem e expressam a sua filosofia de ação, seus objetivos e toda a dinâmica escolar na filosofia da educação, expressa nos planos nacional e estadual.

10 Capítulo VI: Níveis de Planejamento educacional e de ensino O processo de planejamento educacional é feito e se desenvolve em vários e bem determinados níveis: ❖ Planos de Ensino – são os planos de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade. Compreendem os planos de disciplinas, unidades, de aula e de outras atividades ou experiências e ensino.

11 Capítulo VII: O Currículo Escolar O que é Currículo? O termo currículo nos dá a ideia de um caminho percorrido durante uma vida, ou que se vai percorrer (Currículum Vitae). O currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial

12 Capítulo VIII: Planos de Curso e Planos de Disciplinas Planos de Curso é a organização de um conjunto de matérias, que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma escola. O Plano de Disciplina segue uma metodologia própria e bem diferente do Plano de Curso. É uma decorrência lógica do Plano de Curso e do Plano Curricular da escola.

13 Capítulo IX: Os alunos e o Planejamento da disciplina O Planejamento não é privilégio de um grupo, e sim o fruto de um ato democrático, em que todos possam partilhar das decisões e responsabilidades. O Planejamento Participativo é a nova visão que se pretende dar ao processo de planejamento, principalmente, nos setores de educação, da escola e do ensino.

14 Capítulo X: O Plano de Disciplina O Plano de Disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos das disciplinas sejam atingidos. O Planejamento Participativo é a nova visão que se pretende dar ao processo de planejamento, principalmente, nos setores de educação, da escola e do ensino.

15 Capítulo X: O Plano de Disciplina Qual a importância do Plano de Disciplina para o Professor? Características de um Plano de Disciplina: Objetividade e realismo; Funcionalidade; Simplicidade; Flexibilidade; Utilidade.

16 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina Conhecimento e análise da realidade do aluno; Definição dos objetivos dos alunos e dos professores em relação à disciplina; Delimitação dos conteúdos mais significativos para atingir os objetivos; Escolha dos melhores procedimentos e técnicas de ensino; Seleção dos possíveis e melhores recursos humanos e materiais; Estabelecimentos dos melhores processos de avaliação, melhores técnicas e instrumentos.

17

18 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina 1.Sondagem: Alunos, professores, escola e comunidade Sondagem é um processo que proporciona a possibilidade de pensar sobre a realidade manifesta e a obscura, nos seus mais diversos aspectos, que possam interferir numa futura ação.

19 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina 2. Definição dos Objetivos Os objetivos se tornarão os determinantes de toda a estrutura e desenvolvimento do ato de planejar e executar o plano na sala de aula. Características para uma boa definição dos objetivos; Níveis dos objetivos de ensino; Objetivos operacionais;

20

21 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina 3. Seleção dos Conteúdos da Disciplina O plano de disciplina deve expressar, em termos gerais, os conteúdos básicos a serem trabalhados na sala de aula.

22 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina Critérios para Seleção dos Conteúdos Critério de significação; Critério de adequação às necessidades sociais e culturais; Critério de interesse; Critério de validade; Critério de utilidade; Critério de possiblidade e reelaboração; Critério de Flexibilidade.

23 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina 4. Seleção dos Procedimentos A seleção e a organização dos procedimentos são formas de atuação desencadeadas, na sala de aula, pelo professor e pelo aluno, tendo em vista a consecução dos objetivos. Os procedimentos de ensino podem ser caracterizados como: o ensino individualizado e o ensino socializado.

24 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina 5.Seleção e Organização dos Recursos Didáticos Os recursos didáticos formam o conjunto de meios materiais e humanos que auxiliam o professor e o aluno na interação do processo ensino- aprendizagem.

25 Capítulo XI: Etapas para a elaboração de um Planejamento de Disciplina 6. Processo de Avaliação A avaliação é um momento do ensino de muita importância para o professor e para a escola, mas é muito mais importante para o aluno.

26 Referência

27 Equipe 1

28 Equipe 2

29 Equipe 3

30 Equipe 4

31 Equipe 5

32 Obrigada!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google