A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula."— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula

2 Individualidade Bioquímica Os alimentos têm a mesma ação para todos os indivíduos ?  Cada célula depende de aproximadamente 45 nutrientes (nutrientes e não calorias).  Nutriente = alimentos ( quais são os nutrientes que você fornece ao seu organismo para ele funcionar?) FÁBRICA

3 Quem somos??

4 A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser humano precisa comer bem, para ter bom desenvolvimento físico e mental, força e disposição para o trabalho.

5 Para que o corpo funcione bem e com saúde por mais tempo, é preciso cuidar bem dele, a partir do nascimento e durante todas as fases da vida.

6 A ALIMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA! Ter uma alimentação balanceada e equilibrada aliada a bons hábitos, como a prática regular de atividade física, contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida em qualquer idade.

7 Alimentação ou dieta? É o conjunto de alimentos sólidos e ou líquidos consumidos diariamente pelo indivíduo, pelo grupo ou pela população. Alimentos São os componentes da dieta. Contêm os nutrientes que são aproveitados para satisfazer as necessidades nutricionais do organismo para formação, crescimento, recuperação e manutenção da saúde do organismo.

8 “NUTRIR-SE: ATO INVOLUNTÁRIO E INCONSCIENTE” 2 - NUTRIENTES São substâncias químicas que o organismo retira e aproveita dos alimentos. São os princípios nutritivos essenciais à vida. São classificados em dois grupos:.

9 ALIMENTAR-SE: ATO VOLUNTÁRIO E CONSCIENTE PLÁSTICA OU CONSTRUTORA (PROTEÍNAS) São importantes para a construção do organismo, como os nossos ossos, pele e músculos.

10 ENERGÉTICOS (CARBOIDRATOS E GORDURAS) Fornecem energia para as atividades do dia-a- dia.

11 REGULADORES (VITAMINAS E SAIS MINERAIS) São necessários ao bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças e no crescimento.

12

13 Alimentação ou dieta? Uma dieta saudável pode ser resumida por três palavras: variedade, moderação e equilíbrio.

14

15 O que eu posso desenvolver? De acordo com a carga genética (o que é mais comum na família). Estilo de vida que tenho.

16 Desequilíbrio metabólico Jejum

17

18 Consumo de refrigerante no Brasil, nos últimos 30 anos.

19 PORQUE DEVO EVITAR REFRIGERANTES ?

20

21

22 diet, light ou zero?

23 Faça boas escolhas alimentares!

24 Quantas horas você fica acordado por dia? Se você dorme 9 horas por dia, fica acordado 15 horas Se você estuda pela manhã: Café da manhã Lanche na escola Almoço Lanche da tarde Jantar Se você estuda à tarde: Café da manhã Almoço Lanche na escola Jantar Lanche antes de dormir

25 Substitutos saudáveis

26 Por que comer alimentos integrais?

27

28

29

30 DICAS !

31

32 Acorde com saúde Use iogurte natural batido com frutas (banana, maça, morango, goiaba, pêra, mamão, ameixa, castanhas, granola) iogurte natural, mel.

33 Usando azeite em substituição da manteiga

34 Melhor opção: frutas! Consuma 3 a 5 frutas diferentes por dia, sendo pelo menos uma fonte de vitamina C (laranja, tangerina, kiwi, acerola, caju, manga, goiaba, etc)

35 COMO HIGIENIZAR FRUTAS E VEGETAIS

36 Almoço: Hora de equilíbrio

37 SUGESTÃO PARA UM ALMOÇO SAUDÁVEL

38 Quantidade de calorias de duas refeições: Almoço e Jantar

39 Jantar: Não exagere

40

41 “Se você fizer o que sempre fez, chegará sempre aos mesmos resultados”.BANDLER

42 Referências Bibliográficas TOASSA, E. C.; LEAL, G. V. S.; WEN, C. L.; PHILIPPI, S. T. Atividades lúdicas na orientação nutricional de adolescentes do Projeto Jovem Doutor. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 35, n. 3, p. 17-27, dez. 2010. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1519-8928/2010/v35n3/a1754.pdf http://files.bvs.br/upload/S/1519-8928/2010/v35n3/a1754.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdfhttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coorde-nação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília, 2008, 210 p. PHILIPPI, S. T.; LATTERZA, A. R.; CRUZ, A. T. R. RIBEIRO, L. C. Pirâ-mide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista de Nutrição, Campinas, v.12, n.1, p. 65-80, 1999.


Carregar ppt "NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google