A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Serviços Públicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Serviços Públicos"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Serviços Públicos
Introdução à Administração Conceitos Básicos Prof. André Dias 01/2012

2 Conceitos Básicos A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Exemplos????

3 Conceitos Básicos Organização
É um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo.

4 Conceitos Básicos Organização
Objetivos: Toda organização existe com a finalidade de forncer alguma combinação de produtos e serviços para algum tipo de cliente. Recursos: Em essência, as organizações são grupos de pessoas que usam recursos: físicos, materiais, Infra estrutura, pessoal, etc. As pessoas são o principal recurso de uma organização.

5 Conceitos Básicos Tipos de Organização
Segundo o setor da economia onde atuam, as organizações podem ser classificadas em três tipos principais: Governo, empresas e organizações do terceiro setor.

6 Conceitos Básicos Tipos de Organizações
Governo: Compreende as organizações do serviço público que administram o Estado e prestam serviços aos cidadãos. Empresas: Objetivo de vender produtos e serviços e obter lucro. Terceiro Setor: Compreende as organizações de utilidade pública, são chamadas muitas vezes de Organizações Não Governamentais – ONGs.

7 Conceitos Básicos Eficácia, Eficiência e Efetividade
Eficácia: Alcançar as metas estipuladas (alcançar 100%) Eficiência: Alcançar as metas estipuladas com o menor tempo, gasto, custo, dispêndio.... Efetividade: Alcançar o objetivo maior, motivo pelo qual as metas foram traçadas.

8 Conceitos Básicos Pessoas/Gerentes
As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são administradores, gerentes ou gestores. Quase todas as pessoas, independentemente da posição que ocupam, ou título de seus cargos, desempenham tarefas de administração.

9 Conceitos Básicos Competências Gerenciais
Competências são CONHECIMENTOS, HABILITADES E ATITUDES necessários para uma pessoa desempenhar atividades.

10 Conceitos Básicos Competências Gerenciais
As Competências gerencias agrupam-se em quatro categorias principais – Intelectuais, interpessoais, técnicas e intrapessoais.

11 Conceitos Básicos Competências Gerenciais
Competência Intelectual – Referem-se a todas as formas de raciocinar. São usadas para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões. Habilidade de pensar racionalmente e habilidade conceitual.

12 Conceitos Básicos Competências Gerenciais
Competência Interpessoal – são as que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos. Quanto mais alta a posição mais importante é essa competência.

13 Conceitos Básicos Competências Gerenciais
Competência Técnica – abrange os conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, da equipe e de sua organização.Pode ser adquirida através de estudos ou através da prática. São específicas de cada profissão.

14 Conceitos Básicos Competências Gerenciais
Competência Intrapessoal – compreende as atividades de introspecção, o que significa todas as formas de reflexão, e ação da pessoa a respeito dela própria, como: autoanálise, autocontrole, automotivação, autoconhecimento, capacidade de organização pessoal e administração do próprio tempo.

15 Conceitos Básicos Competências Gerenciais ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR
HABILIDADES CONCEITUAIS GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA HABILIDADES HUMANAS SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA HABILIDADES TÉCNICAS


Carregar ppt "Curso Técnico em Serviços Públicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google