A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra."— Transcrição da apresentação:

1 1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra

2 2 Relação professor/aluno  A arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento...O professor só pode esperar atingir o seu público na medida em que ele próprio é atingido por esse publico; na medida em que o percebe enquanto desejo e se sente enriquecido por ele. (Einstein)

3 3 Relação professor/aluno  O ensino é uma prática social complexa onde existem conflitos de valor e que exige posturas éticas e políticas.  A sala de aula é um espaço de relações interpessoais, no qual ocorre uma ampla gama de fenômenos psicológicos.

4 4 Relação professor/aluno  O ato pedagógico não pode deixar de considerar as mudanças ocorridas na sociedade no que diz respeito ao plano das relações interpessoais.  Ser professor requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar as situações ambíguas, incertas, conflituosas.

5 5 Natureza da atividade docente Proceder à mediação reflexiva e critica entre as transformações sociais concretas e a formação humana dos alunos, questionando o modo de pensar, sentir, agir e de produzir e distribuir conhecimentos.

6 6 Ensinar exige:  Habilidade em comunicar-se com os estudantes de modo a aumentar a motivação, o prazer e o aprendizado autônomo;  Estimular a motivação e a satisfação, promovendo relacionamentos;  Promover emoções positivas, observando respeito aos estudantes como indivíduos capazes

7 7 Ensinar implica em:  Relações interpessoais com os estudantes;  Solicitar feedback dos alunos;  Liderança indireta em sala de aula; tratando os alunos individualmente.

8 8 Postura pedagógica do professor/aprendizagem  Dimensão de relacionamento - a forma como o professor percebe o ensino e administra as diferentes situações comportamentais na relação professor- aluno.  Dimensão cognitiva - aspectos intelectuais e técnico-didáticos, que tornam o conhecimento do conteúdo acessível ao aluno.

9 9 Dimensão de relacionamento  Perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos;  Enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré- conceitos de natureza pessoal.

10 10 Dimensão de relacionamento  Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade;  Assumir postura de liderança e não de autoritarismo, permitindo ao aluno participar do planejamento da disciplina, assegurando que não seja prejudicado o cumprimento da ementa e o nível de aprendizagem definido nos objetivos da disciplina.

11 11 Relações interpessoais  Exige desenvolver a inteligência interpessoal;  Aprender a lidar com o outro nas situações conflitantes;  Ética / Respeito / Valorização

12 12 Relações interpessoais  perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos  enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré- conceitos de natureza pessoal

13 13 Relações interpessoais  Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade  Assumir postura de liderança e não de autoritarismo

14 14 Postura ética Educar é essencialmente formar A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distancia de uma rigorosa formação ética ao lado da estética. Paulo Freire

15 15 Bibliografia:  PIMENTA, Selam Garrido; ANASTASIOU, Lea das G. Camargos. Decência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002  LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004  FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999


Carregar ppt "1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google