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TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.

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Apresentação em tema: "TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO

2 TÉCNICO LOGÍSTICA CUSTOS LOGÍSTICOS – VALOR AGREGADO

3 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA

4 Atividades que agregam valor Gera benefícios ao cliente

5 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA

6 CUSTOS LOGÍSTICOS - atividades de planejamento, implantação e controle de todos os materiais e serviços de entrada, aqueles em processamento e os produtos ou serviços de saída da empresa, desde a origem até o ponto de consumo CUSTOS LOGÍSTICOS - De acordo com Freires (2000), os custos logísticos são aqueles relativos às atividades de planejamento, implantação e controle de todos os materiais e serviços de entrada, aqueles em processamento e os produtos ou serviços de saída da empresa, desde a origem até o ponto de consumo.

7 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Segundo a definição de Faria e Robles (2002), os custos logísticos são compostos pelos seguintes elementos: Nível de Serviço ao Cliente – Está associado ao custo das vendas perdidas devido a indisponibilidade do produto, a perda do cliente, problemas no prazo de entregas ou outras falhas; Custos de manufatura – São custos relativos a produção ou aquisição de itens de custos de preparação de produção, movimentação, programação e expedição de materiais e capacidade perdida na mudança das máquinas.; Custos de Embalagem – Estão relacionados à disposição do produto para a sua distribuição aos clientes.; Custos de Armazenagem – São gastos com o abrigo de produtos, movimentação e devem incluir também a mão-de-obra utilizada.; Custo de Manutenção do Inventário – Envolve os custos de serviços de inventário (seguros e impostos sobre estoque), custos de riscos de inventário (perda e roubo) e custo de capital (investimento do estoque).;

8 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Continuação... Custo de Processamento de Pedidos e Tecnologia da Informação Custo de Processamento de Pedidos e Tecnologia da Informação – São os custos de transmissão de pedidos, entradas, processamentos e movimentações.; Custos com Planejamento e Controle da Produção Custos com Planejamento e Controle da Produção – São os gastos com a sincronização das entradas (materiais), para que as necessidades de saídas (produtos) sejam atendidas.; Custos de Transportes Custos de Transportes – É o maior custo isolado da cadeia logística. Envolvem todos os custos com fretes do fornecedor para a empresa, da empresa para o cliente e podem ser analisados por modo (rodoviário, aéreo, ferroviário, hidroviário), transportador, canal ou produto.

9 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA

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12 VALOR AGREGADO Quando se trata de valor de um bem ou serviço, geralmente divide-se em valor de uso e valor de troca. Tratando-se de situações econômicas, o valor agregado ou valor econômico, pode ser dividido em quatro fatores, conforme descrito por Júnior (1997): Valor de estima Valor de estima: relacionado a status, auto-estima, etc; Valor de troca: Valor de troca: relacionado à equivalência de troca no mercado; Valor de custo: Valor de custo: relacionado à quantidade de recursos e/ou esforços para obter o produto; Valor de uso: Valor de uso: relacionado ao desempenho do produto nas funções a ele atribuídas.

13 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Desta forma, pode-se representar o VALOR AGREGADO através da seguinte expressão: produtos e/ou serviços pelo cliente, seja interno ou externo à organização, intermediário ou finalvalor agregado é uma percepção da relação custo/benefício que o consumidor tem de um produto e/ou serviço em comparação com outro disponibilizado pela concorrência O valor agregado pode então ser definido como o conjunto de características percebidas pela parte interessada e que determinam a diferenciação entre produtos e/ou serviços pelo cliente, seja interno ou externo à organização, intermediário ou final. Ou seja, valor agregado é uma percepção da relação custo/benefício que o consumidor tem de um produto e/ou serviço em comparação com outro disponibilizado pela concorrência.

14 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA lugar e tempo o produto deve ter as características esperadas pelo cliente Na percepção do cliente, os valores que a logística agrega, primeiramente, são os relacionados a lugar e tempo. O produto passa a realmente ter valor para o cliente se ele estiver disponível onde e quando há o interesse. Além disso, para que o produto tenha valor, mais do que estar em perfeito funcionamento e cumprir os padrões de qualidade definidos, o produto deve ter as características esperadas pelo cliente.

15 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Pode-se, então, resumir os principais valores que a logística agrega, na ótica do CLIENTE, da seguinte forma: Valor de lugar - O produto precisa estar disponível no local em que o cliente espera. Valor de tempo - O produto deve ser disponibilizado de acordo com os prazos acordados com o cliente. Valor de qualidade - O valor de qualidade está relacionado à gratificação ou prazer que o produto traz ao consumidor, ou seja, o consumidor deseja o produto sem validade vencida, completo e funcionando, na cor e característica requisitadas, entre outros. Valor de informação - A disponibilização de informações a respeito do produto/serviço desde a aquisição até a disponibilização para o cliente é fundamental para o sucesso do serviço logístico.

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18 Valores que a logística agrega na ótica da organização preço, qualidade e serviço. A estratégia de se agregar valor na ótica das organizações pode ser definida, basicamente, por características como preço, qualidade e serviço. A partir das quais é possível analisar o nível de serviço logístico da organização e onde os esforços logísticos deverão estar focados (BALLOU, 2006). Assim, segundo Novaes (2007), a moderna logística procura incorporar: I.Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda a cadeia de suprimento; II.Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa; III.Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes; IV.Busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de custos em toda a cadeia de suprimento; V.Satisfação plena do cliente, mantendo o nível de serviço preestabelecido e adequado.

19 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para as organizações, a estratégia de agregar valor pode ser definida, basicamente, por características como preço, qualidade e serviço. Um sistema de informações e um bom planejamento estratégico são fundamentais para um retorno positivo à organização.

21 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Fontes: 1.NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Valor. 2. ed. rev. São Paulo: Campus, 2007. 2.Custos logísticos: um levantamento da produção científica na última década no Brasil. (Bianca Bigolin Liszbinski et all) - (UFSM). 3.BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. 4. A logística na cadeia de valores. https://www.logisticadescomplicada.com/logistica- cadeia-valores/https://www.logisticadescomplicada.com/logistica- cadeia-valores/ 5. A Logística e o Valor Percebido – como melhorar esta relação. https://www.logisticadescomplicada.com/a-logistica-e-o-valor-percebido-como-melhorar- esta-relacao/ https://www.logisticadescomplicada.com/a-logistica-e-o-valor-percebido-como-melhorar- esta-relacao/ 7. BOWERSOX, D; CLOSS, D; COOPER, M. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.


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