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Classicismo e Quinhentismo

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Apresentação em tema: "Classicismo e Quinhentismo"— Transcrição da apresentação:

1 Classicismo e Quinhentismo
Século XVI

2 Contexto histórico Ensino laico (cultura a todas as camadas)
Invenção da imprensa e tradução de textos antigos Antropocentrismo e descobertas científicas (racionalismo acima de tudo, vida terrena acima de todos) Homem como medida de todas as coisas

3 Contexto histórico Portugal (1527), Sá de Miranda retorna da Itália
Dolce Stile Nuovo Medida nova(Decassílabos) x medida velha(5 a 7 sílabas) Formas fixas da poesia, soneto(dois quartetos e dois tercetos) Ode, écogla, elegia e a epístola

4 Contexto histórico A produção literária do período anterior(humanismo) desenvolvendo a nova produção cultural (Fernão Lopes, Gil Vicente, Damião de Gois) Incremento de autores estrangeiros(Dante Alighieri, Giovanni Boccaccio e Francisco Petrarca) Classicismo= poesia quinhentista em Portugal Quinhentismo=primeiras manifestações literárias em terras brasileiras

5 Características Modelos greco-latinas sobrepõe ao espiritualismo medieval Mitologia grega impregnada na poesia Equilíbrio diante do racionalismo, forma e inspiração, clareza e harmonia nas obras de arte Mais Apolínea do que Dionisíaca (mais voltada para o raciocínio do que para a celebração)

6 Características Luiz Vaz de Camões(Lisboa, Coimbra, Santarém ou Alenquer, 1525) Viajante(soldado, funcionário da coroa ou fugitivo) de formação humanística Vida intensa, com períodos de altos e baixos e aventuras incertas Naufrágio na foz do Rio Mecong

7 Características A obra Camoniana transita pelos três gêneros literários Obra épica: Os lusíadas, poema épico narrando os feitos da história marítima de Portugal Dez canto e 1102 estrofes com 8 versos decassílabos e esquemas fixos de rima (abababcc) Oitava rima ou oitava real

8 Características O Vice da Gama é tido no poema como grande herói português Glória portuguesa representada por membros da nobreza(o povo neste caso ausenta-se da participação histórica) Preceitos cristãos e a tentativa de impor a fé a novos territórios O tom grandiloquente e a exaltação predominam no poema, uma vez que trata-se do gênero épico

9 Características Plano terreno e plano mítico
Plano terreno trata da viagem: as dificuldades, percalços e o destino cruzado dos navegantes Plano mítico trata da discussão dos deuses do olímpio(Baco e Netuno vs portugueses/Vênus e Marte em proteção e elogio) Zeus, decide, por fim proteger

10 Características Proposição – O autor revela os seus propósitos e o assunto de que vai tratar (estrofes 1 a 3, canto I). Invocação – O autor pede ajuda e inspiração às ninfas do rio Tejo, ou seja, às Tágides (estrofes 4 e 5, canto I). Dedicatória – Como era da tradição, a obra deveria ser dedicada a alguém. Camões a dedica ao Rei D. Sebastião, por quem sentia grande estima e admiração (estrofes de 6 a 18, canto I). Narração – Conta a história da viagem, sendo o centro de todo o poema e, fisicamente, também a parte maior (estrofe 19 do canto I à estrofe 144 do canto X).

11 Características Episódio de Inês de Castro (narração)
Episódio do Velho do Restelo (narração) Episódio do Gigante Adamastor (narração) Episódio da Ilha dos Amores (narração) Epílogo – O poeta, percebendo a volúpia da riqueza na pátria e prevendo- lhe a decadência, torna-se melancólico, triste, e exorta D. Sebastião a continuar a expansão ultramarina (estrofes 145 a 156 do canto X).

12 Características Obra épica: dividida entre medida velha e medida nova
Modalidade considerada o seu auge poético Influência de Petrarca no lirismo Resquícios da cultura medieval e popular, satíricos e jocosos, sempre moldados a filosofia

13 Características Reflexão e racionalismo
Contraste da constância do sentimento amoroso(e sua inconstância no coração da amada) Pessimismo diante do classicismo(tendência barroca na obra camoniana) Transgressão(visão atormentada da vida humana)

14 Características Fim do classicismo Anexação de Portugal a Espanha
Obra dramática: Camões deixou, ainda, três peças teatrais sem grande repercussão: Anfitriões, Auto de Filodemo, El-Rei Seleuco. Morte (1580) Fim do classicismo Anexação de Portugal a Espanha Surgimento do barroco sob influência espanhola

15 E no Brasil Quinhentismo corresponde as manifestações literárias em solo brasileiro na época do descobrimento Literatura de informação: narrativas de viagens e os primeiros contatos com as terras brasileiras(A carta de Pero Vaz de Caminha) Literatura de catequese: textos para encenações, de caráter religioso e alegórico, escritor em 3 linhas, sendo o grande alvo os povos indígenas presentes na época


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