A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios da Produção Animal Agroecológica e Orgânica Prof. Dr. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios da Produção Animal Agroecológica e Orgânica Prof. Dr. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios da Produção Animal Agroecológica e Orgânica Prof. Dr. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal

2 Agroecologia Ciência que estuda as relações entre o meio ambiente e as atividades produtivas no meio rural enfatizando princípios que proporcionem a sustentabilidade dos agroecossistemas, o bem estar animal e das pessoas.

3 Agroecologia Não confundir = Produção orgânica Biológica Natural Regenerativa Sustentável Formas ou sistemas de produção

4 Agroecologia A agroecologia ≠ Agricultura orgânica e da agricultura sustentável No sentido de que é uma base científica, de princípios que são aplicáveis de forma orgânica, ou de outras formas, para se chegar a uma agricultura sustentável.

5 Agroecologia Agricultura orgânica  Princípios da Agroecologia A produção agroecológica está normalizada no mundo com base em padrões europeus. Council Regulation No. 2092/91, 1804/299 e IFOAM (2002). No Brasil o MAPA disponibiliza a legislação brasileira e mundial sobre esse assunto. Lei 10831 de 23/12/2003, publicada no DOU em 24/12/2003.

6 Criação Animal Agroecológica A criação agroecológica de animais  agricultura familiar Denominamos de criação  não produção agroecológica

7 Por que criação e não produção? Animal como sujeito do processo, e não como objeto / resultado. O objeto / resultado é a carne, leite, ovos, lã.

8 Sistemas orgânicos de produção animal A filosofia da produção orgânica enfatiza a necessidade de se produzir alimentos em sistemas de produção integrados, sustentáveis humanisticamente, ambientalmente, e economicamente.

9 Princípios da produção animal orgânica Bem estar animal; Alimentação adequada (fisiologia); Alimentos produzidos na propriedade; Saúde animal.

10 Saúde animal QuimioterápicosVacinas Fitoterápicos e homeopatia Permitidas em algumas situações

11 Princípios que regem a criação animal agroecológica são: Raça adequada para as condições climáticas e sociais de nossa região; Práticas de manejo dos animais que respeitem seu comportamento natural de socialização e seu bem-estar;

12 1970198019902000A partir de 2002 Preço Frescor Qualidade Variedade Bem-estar dos trabalhadores e animais Segurança alimentar Reciclagem Tradição Etnia Sustentabilidade Ética Rastreabilidade Fonte: Holroyd, 2000.

13 Mas, afinal o que é bem-estar? Bem estar é o estado de harmonia entre o animal e seu ambiente, caracterizado por condições físicas e fisiológicas ótimas e alta qualidade de vida do animal (Hurnik, 1992).

14 Princípios que regem a criação animal agroecológica são: Manejo nutricional com o objetivo a independência em relação aos insumos externos à propriedade; Manejo ecológico através da rotação de pastagens (Pastoreio Voisin);

15 Princípios que regem a criação animal agroecológica são: Manejo preventivo e curativo através de práticas alternativas (homeopatia e fitoterapia); Produção vegetal por meio de práticas de manejo que utilizam o máximo de recursos presentes na propriedade, como o esterco, a adubação verde e as variedades de sementes disponíveis em nossa região;

16 Princípios que regem a criação animal agroecológica são: Beneficiamento ecológico dos produtos de forma a agregar valor na produção; Comercialização local e regional que diminua a distância entre os agricultores e consumidores, eliminando ao máximo os atravessadores e aumentando, portanto, a margem de lucro do produto.

17

18

19

20

21 Deve ser feito interna e externamente ao sistema: Interno ao sistema: - Reduz e racionaliza o uso de insumos químico; - Substitui insumos químicos e externos ao sistema; - Maneja a biodiversidade e redesenha sist. produtivos. Transição Agroecológica

22 Deve ser feito interna e externamente ao sistema: Externo ao sistema produtivo: Expande a consciência pública; Organiza os mercados e infra-estrutura; Mudanças institucionais e formulação de políticas públicas. Transição Agroecológica

23 Creche UPL Engorda Gestação

24 Produção agroecológica Parte em sistemas intensivos ao ar livre - Siscal (gestação e maternidade):  Creche e terminação confinada sobre cama;  Todas as fases ao ar livre;  Todas confinadas sobre cama. A alimentação deverá vir toda da propriedade.

25

26 SISTEMA SISCAL

27 Sistema convencional Toda alimentação é adquirida; Instalações com altas taxas de lotação/ m²; Equipamentos automatizados; Sistema de produção de ovos – menos tecnificado; Poedeiras alojadas em gaiolas; Criticas sobre a composição da ração e a medicação;

28 Produção agroecológica Os frangos criados soltos; Alimentação variada; Podem ser certificados apenas como; caipiras/coloniais ou biológico/orgânico/agroecológico As aves tanto poderiam ser criadas em galpões com densidade de 10 frangos/m2, ou 6 poedeiras/m²; Criadas semiconfinadas - em áreas cercadas e cobertas de pastagem.

29

30

31 Sistema convencional: Pastejo sob lotação contínua; Super-pastejo ou sub-pastejo; Adubação e irrigação;

32 Produção agroecológica: Manipulação da caatinga – raleamento; rebaixamento e enriquecimento; Sistemas agrossilvipastoris; Banco de proteínas; Sombreamento; Projeto “Cabrito Ecológico da Caatinga”

33 Ovinos pastejando em caatinga RALEADA

34 Leucena – durante a época chuvosa (adubação verde). Época seca (banco de proteína) em sistema agrossilvipastoril.

35 Piquete com leguminosa em área de pastagem cultivada manejada em sistema rotacionado

36 Pastoreio rotacionado; Semi-estabulação; Fornecimento de forragem no comedouro (silagem, capim e concentrado); Pastejo sob lotação rotativa – número de parcelas (24 hs); Vacas de alta produção – três parcelas diárias. Sistema convencional:

37 Produção agroecológica: Vacas - produção de leite (média de 12 litros/dia) por várias lactações (6), sem uso de medicamentos (antibióticos); A alimentação concentrada; Adubação de pastagens; Processamento de leite – Miniusinas. Girolanda

38

39 Sistema convencional: Pastejo contínuo - prática que não permite o manejo eficiente da pastagem; Confinamento; Diminui o rendimento por hectare e conduzindo à degradação dos pastos.

40 Produção agroecológica: Pastejo sob lotação rotacionada; Pastagens irrigadas – Semi Árido; Pastagens melhoradas; Banco de proteína; Consumo de carne fresca

41

42

43 Considerações Produção integrada; Conscientização ambiental e social Pé no chão!!!


Carregar ppt "Princípios da Produção Animal Agroecológica e Orgânica Prof. Dr. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google