Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJOSÉ VIANA SANTOS Alterado mais de 4 anos atrás
1
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana
2
AGENDA Consultoria: ◦ - O que é? ◦ - O que vendemos? ◦ -Características da venda em consultoria Ética em consultoria O Ciclo da Consultoria O Mercado do MPE Vantagens e desvantagens de atuação com MPE Precificação para MPE Estratégias de acesso ao mercado de MPE
3
CONSULTOR É uma profissão alicerçada em conhecimento teórico-praticos, exercida através de serviços temporários e pontuais com principio, meio e fim; O consultor enxerga com independência - neutralidade e imparcialidade, oportunidades e problemas que não são vistos pelos que lá estão todos os dias; A sua essência é o aconselhamento, a orientação, o plano e não a execução.
4
O que um consultor vende? Ninguém vende produtos e nem serviços; Todo e qualquer cliente, quando sente o desejo de consumo só enxerga o beneficio que deseja obter; Portanto, não se vende produto e nem serviços e sim : BENEFÍCIOS
5
O que um consultor vende? Soluções...??? Será?? Tranquilidade Lucro Aumento de custos Conquistas de mercados Fidelização de clientes Etc...
6
Características da venda de consultoria A decisão geralmente envolve mais de uma pessoa; O ciclo da venda geralmente é longo; O que se vende é subjetivo; É difícil precificar; É complexo de fazer compreender o escopo e o que esperar ; O resultado não depende só de quem vende; A venda tem que ser presencial; A decisão é um ato emocional; O risco precisa ser partilhado; O relacionamento entre as partes é uma peça fundamental tanto na venda quanto na continuidade do trabalho. O elemento essencial chama-se CONFIANÇA.
7
ÉTICA NA CONSULTORIA Quatro estâncias: a sociedade em geral os contratantes do serviço, categoria de consultoria e consultor; Código de Ética: Espelha uma conduta e um conjunto de valores compartilhados por toda uma categoria profissional; Entende-se por consultoria de organização a atividade que visa a investigação, identificação, estudo e solução de problemas gerais ou parciais, atinentes à estrutura ao funcionamento e à administração de empresas e entidades privadas ou estatais. Compreende a indicação de métodos e soluções a serem adotados e a criação de soluções para sua implantação nas organizações assessoradas.
8
CÓDIGO DE ÉTICA NA CONSULTORIA RELAÇÃO COM O CLIENTE 1. Base claras para a consultoria; 2. Transferência de conhecimento e resultados; 3. Atuação em concorrentes: Com anuência dos contratantes; 4. Sigilo; 5. Uso de propriedades intelectual ou informações ( insider) adquirida em clientela para benefícios próprios; 6. Remuneração: Características do serviço + eventual participação nos resultados de longo prazo; 7. Indicação de terceiros; 8. Competência para a tarefa ou projeto; 9. Respeito à cultura organizacional vigente x princípios éticos do consultor; 10. Contratação de profissionais do contratante;
9
CÓDIGO DE ÉTICA NA CONSULTORIA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE 1. Cumprimento das leis e regulamentos legais vigentes; 2. Responsabilidade pela imagem da profissão perante a sociedade ( saber e influencia); 3. A sociedade espera do consultor que ele seja um agente de mudança; 4. Defesa da sociedade civil quando atua em órgãos públicos
10
CÓDIGO DE ÉTICA NA CONSULTORIA RELAÇÃO COM A CATEGORIA PROFISSIONAL 1. Atividades paralelas ou comportamentos públicos que possam significar conflitos de interesses, afetar sua isenção ou distorcer a imagem da categoria profissional; 2. A Ética no uso dos conhecimentos ou idéias de terceiro; 3. Cuidados na divulgação dos serviços; 4. Atuação de mais de um consultor para uma mesma empresa, evitar conflitos de interesse e as intereferencias.
11
CICLO DA CONSULTORIA Compreensão do problema AnáliseDiagnóstico Alternativas de solução Tomada de Decisão Execução Acompanhamento e correções Avaliações dos Resultados O Ciclo da Consultoria
12
CICLO DA CONSULTORIA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.