A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade (completa), e é utilizada eficientemente pelo organismo. A carne contêm ainda quantidades significativas de ferro, zinco, e vitaminas do complexo B.

2 Quanta carne devemos consumir diariamente? Duas porções diárias de 70 gramas de carne cozida é o recomendável para adultos. Como nenhum alimento sozinho fornece todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas, é recomendável que uma alimentação balanceada, composta de alimentos de todos os grupos, seja consumida diariamente.

3 ALIMENTOS NUTRICIONALMENTE DENSOS São alimentos que apresentam quantidades significativas de nutrientes essenciais e poucas calorias. Quanto mais nutrientes e menos calorias, mais denso é o alimento, característica dos alimentos de origem animal. Conforme as espécies produtoras de carne são selecionadas para a produção de carnes magras, a densidade nutricional aumenta (menos calorias  mais nutrientes).

4 BIODISPONIBILIDADE Diz respeito à capacidade do organismo em utilizar os nutrientes presentes nos alimentos. De forma geral os nutrientes dos alimentos de origem animal apresentam biodisponibilidade maiores. São melhores aproveitados e utilizados pelo organismo. Exemplo: o ferro orgânico e o inorgânico.

5 Proteínas da carne  contêm todos os aa essenciais em quantidades e proporções necessárias  “ALTO VALOR BIOLÓGICO”. Excelente digestibilidade: 0,95 a 0,99 da carne x 0,80 a 0,90 dos vegetais Estando preparada para o consumo, 100 g de carne bovina fornecem cerca de 50% das necessidades de proteína de uma pessoa adulta de 60 kg. Tecido conjuntivo: rico em colágeno e elastina –Conteúdo de aa essenciais inferior –Mais resistente à digestão e absorção –Portanto, carnes com elevado conteúdo de tec. conjuntivo  menor valor nutricional

6 GORDURAS As gorduras são componentes importantes de uma dieta. No caso das carnes, têm grande importância no desenvolvimento do sabor. São as gorduras que fornecem os ácidos graxos essenciais (linoléico, linolênico e araquidônico) e também carregam as vitaminas lipossolúveis A,D,E e K. Recomendações (OMS) de ingestão diária: 15 a 30% do total das calorias da dieta. –Gordura saturada < 10% –Poliinsaturada: 6 – 10%

7 Consumo de ácidos graxos saturados tem corelação com nível de colesterol sanguíneo –A proporção de gorduras saturada para insaturada na carne bovina é de aproximadamente 1:1 –A carne suína tem uma relação de 1 saturada:1,4 insaturada, o que é desejável. –Alimentação à pasto favorece incorporação de AG n-3 de cadeia longa (EPA e DHA) É recomendável uma baixa relação de n-6:n-3  n-3 correlacionado com efeitos benéficos contra doenças coronarianas –Alimentação pode influenciar o perfil de ácidos graxos dos animais: em maior grau nos monogástricos (suínos e aves) e em menor grau nos ruminantes.

8 Razão ω6:ω3  1,0 é melhor

9 PROTEÍNA X GORDURA Efeito diluente da gordura na carne: A variação na quantidade de gordura determina variações nos percentuais de umidade, proteínas e sais minerais

10 MINERAIS A carne é uma fonte de extrema importância de pelo menos três minerais: ferro, zinco e fósforo. Por outro lado não é boa fonte de cálcio, iodo e magnésio. Zinco: participa como um co-fator, das várias reações metabólicas do organismo, da síntese de DNA, de toda a síntese proteíca, além de sua importância no processo de crescimento e reposição tecidual. –100g de carne bovina crua contém cerca de 3,5mg de zinco, ou seja, 1/3 das necessidades diárias de homens e cerca de 50% das necessidades de mulheres.

11 Fósforo: participa do metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras. Ajuda na manutenção da homeostase, além de, junto ao cálcio e a vitamina D, ajudar na formação óssea e dentária. Os outros minerais encontrados em quantidades significativas nas carnes são: potássio, magnésio, cobre, alumínio, molibdênio e selênio.

12 Forma do ferro na dieta FERRO HEME OU ORGÂNICO Presente no tecido celular animal. Sua absorção só depende da necessidade fisiológica ( 15 a 35%). FERRO NÃO HEME OU INORGÂNICO Presente em tecido animal e vegetal. Sua absorção é dependente da necessidade fisiológica, fatores intestinais e composição da dieta ( 2 a 20%).

13 Fator carne Aumenta de 2 a 4 vezes a absorção de ferro inorgânico. Ocorre apenas na presença de tecido muscular. A cisteína forma um quelante promotor da absorção. Para um adulto do sexo masculino, a dieta deve fornecer cerca de 8 mg de ferro por dia, e 100 g de carne bovina contém cerca de 20% deste total.

14 VITAMINAS A carne é uma fonte importante de pelo menos 5 vitaminas do complexo B: tiamina, niacina, riboflavina, vitamina B 6 e B 12. – Única fonte confiável de Vitamina B12 Essas vitaminas são essenciais no metabolismo da energia e dos outros nutrientes.

15 DIETAS VEGETARIANAS Indivíduos que desejem limitar a utilização de alimentos de origem animal devem planejar seus alimentos cuidadosamente e a orientação de profissionais na busca de combinações de alimentos que assegurem uma dieta completa do “ponto de vista nutricional”. É muito difícil obter vitamina B 12, cálcio e zinco em quantidades adequadas, de dietas a base de alimentos vegetais. Da mesma forma os aa essenciais.

16 COLESTEROL Colesterol só é encontrado em tecidos de origem animal, parte integrante da membrana celular e dos tecidos do cérebro e do sistema nervoso. A ingestão diária de colesterol não deve exceder 300 mg (AHA). Uma grande parte do colesterol do organismo é sintetizado no fígado.

17

18 Conclusões Carne é alimento saudável e completo. A diminuição da ingestão de gordura não pode significar retirada da carne da alimentação. A carne bovina é a melhor fonte de ferro biodisponível.


Carregar ppt "Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google