A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?

3 Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

4 Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Discutir o perfil do aluno que pretendemos formar no âmbito escolar. Pensar e repensar a respeito da prática pedagógica e suas implicações no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos.

5 Conteúdos formativos Perfil dos alunos. Educação integral e formação integral do aluno. Habilidades e competências.

6 Agrupamentos Parte 1: coletivo
Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

7 Sequência de Atividades

8 Atividade 1 - Contextualização
Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

9 Atividade 2 - Leitura em voz alta
Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Aprendendo a viver”, de Clarice Lispector, disponível no site da revista Prosa, Verso e Arte:

10 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 Organizados em uma roda de conversa, o desafio propõe uma reflexão a respeito das aprendizagens consolidadas nos 11 encontros promovidos sobre as Competências Gerais da BNCC. Nesta conversa coletiva algumas questões precisam ser abordadas, como as do próximo slide.

11 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Quais foram as aprendizagens do grupo em relação a concepção das competências gerais da BNCC ao longo dos encontros? Que desafios foram enfrentados durante todo o processo? Quais foram as questões que mais chamaram a atenção, no sentido de inseri-los em nossa prática diária? Qual o papel da leitura em voz alta realizada diariamente pelo professor em sala de aula a seus alunos? Que conhecimentos já possuíamos, no entanto foram aprofundados nos encontros?

12 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

13 Atividade 4 – A formação dos nossos alunos
Momento 1 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Nesta atividade, os professores irão refletir a respeito das competências levando em consideração o aluno que queremos formar em nossa escola. Para isso os grupos, terão por desafio discutir as questões propostas no slide a seguir.

14 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Quais os saberes que os alunos precisam ter ao final de sua trajetória em nossa escola? Quais ações precisam ser desencadeadas para que os alunos possam se apropriar dos saberes elencados? Como cada área de conhecimento e componente curricular poderão colaborar na formação integral do aluno em nossa escola?

15 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

16


Carregar ppt "Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google