A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1

2 Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO

3 Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

4 Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 7 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

5 Conteúdos formativos Competência 7 da BNCC – ARGUMENTAÇÃO.
Leitura em voz alta. Situações didáticas e processo de ensino e de aprendizagem.

6 Agrupamentos Parte 1: coletivo
Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

7 Sequência de Atividades

8 Atividade 1 - Contextualização
Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

9 Atividade 2 - Leitura em voz alta
Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Negrinha”, de Monteiro Lobato, disponível no site da Universidade Federal de Grandes Dourados:

10 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 7 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. Para a discussão propomos as questões a seguir.

11 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 Quais propostas de trabalho em sala de aula contribuem para que os alunos avancem em suas capacidades argumentativas nas diferentes áreas de conhecimento? Como podemos desenvolver as capacidades de argumentação do aluno ao longo de sua escolaridade?

12 Competência 5 - BNCC Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

13 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

14 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 1 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 46 a 51 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

15 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Os grupos analisarão a progressão e as subdivisões, a partir das questões sugeridas a seguir. O que se espera em relação as proficiências / capacidades argumentativas dos alunos em cada segmento de ensino? Como podemos articular as progressões idealizadas pelo documento em situações de ensino e de aprendizagem em sala que colaborem com o avanço dos alunos rumo a consolidação dessa competência?

16 Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Afirmação argumentativa, página 47.
Grupo 2 – Inferências, página 48. Grupo 3 – Confronto de pontos de vista, página 49. Grupo 4 – Perspectiva global, página 50. Grupo 5 – Consciência socioambiental, página 51.

17 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

18


Carregar ppt "Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google