Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado num projeto histórico (sociedade); 2. Configuração “... de uma pedagogia emergente, que busca responder a determinados interesses de classe”, denominada de crítico-superadora (Coletivo de Autores, 1992, p. 25);
2
3. Adoção de uma concepção de currículo ampliado, entendido como projeto de escolarização. Trata-se de vincular a teoria geral do conhecimento com a Teoria Pedagógica (PHC) e a concepção de desenvolvimento humano, de forma a fundamentar cientificamente o trabalho educativo desenvolvido no processo de escolarização A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA
3
Função social do Currículo ordenar a reflexão pedagógica do aluno. Reflexão vincula-se a construção/manutenção de uma hegemonia; Pedagógica porque diz respeito a ação dos homens e mulheres na realidade explicando suas determinações. DIAGNÓSTICA, JUDICATIVA E TELEOLÓGICA. A escola não desenvolve o conhecimento científico. Ela se apropria dele, dando-lhe um tratamento metodológico de modo a facilitar a sua apreensão pelo aluno. O que a escola desenvolve é a reflexão do aluno sobre esse conhecimento, sua capacidade intelectual. (Ibidem: 27) A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA
4
4. O eixo curricular ordena a amplitude e qualidade dessa reflexão. ... delimita o que a escola pretende explicar aos alunos e até onde a reflexão pedagógica se realiza. A partir dele se delineia o quadro curricular, ou seja, a lista de disciplinas, matérias ou atividades curriculares (Ibidem, idem) A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA CONSERVADOR Constatação, interpretação, compreensão e explicação de determinadas atividades profissionais. RP explicação das técnicas e ao desenvolvimento de HABILIDADES. As explicações são sistematizadas: Lógica Formal + Pedagogia não-crítica +Conhecimento técnico
5
AMPLIADO Constatação, interpretação, compreensão e explicação da realidade social complexa e contraditória. RP Apreensão e interferência crítica e autônoma na realidade. As explicações são sistematizadas: Lógica Dialética + Pedagogia crítica + Conhecimento historicizado. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA A materialização do currículo na escola se dá através da dinâmica curricular, movimento próprio da escola que constrói uma BASE MATERIAL capaz de realizar o projeto de escolarização do homem. Diz respeito a relação entre as matérias enquanto partes eo currículo enquanto todo (Ibidem: 29)
6
A base material de que falamos constitui-se de três pólos: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA
7
Dependendo do projeto político-pedagógico da escola estes três pólos estão em compasso ou em descompasso, ou seja, vinculam-se orgânica ou contraditoriamente. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA
8
História da educação Filosofia da educação Estrutura e política educacional Teoria pedagógica CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO Trabalho educativo Projeto histórico Concepção de homem EscolaConcepção conhecimento Trato com o conhecimento Organização escolar Normatização Sistema de normas, padrões, registros, regimentos, modelos de gestão, estrutura de poder, sistema de avaliação Seleção do conhecimento Organização e sistematização lógica e metodológica do conhecimento Organização das condições espaço-temporais necessárias para aprender DINÂMICA CURRICULAR
9
Objetividade e enfoque científico do conhecimento Princípios para a seleção dos conteúdos de ensino Relevância social do conteúdo Contemporaneidade do conteúdo Adequação às possibilidades sócio- cognoscitivas do aluno Princípios metodológicos para o trato com o conhecimento Da síncrese à síntese ou da aparência à essência Simultaneidad e dos conteúdos enquanto dados da realidade Ampliação da complexidade do conhecimento Provisoriedade e historicidade dos conhecimentos Princípios curriculares no trato com o conhecimento
10
O modo como está organizada a sociedade atual é a referência para a organização dos níveis de ensino que devem guiar-se pelo enfretamento das contradições do capitalismo. O currículo escolar guia-se pelo princípio do trabalho como o processo através do qual o homem transforma a natureza. Contradição entre homem e sociedade Ensino Médio Ensino Fundamental Ensino Superior Contradição entre homem e trabalho Contradição entre homem e cultura Explicitação dos mecanismos do processo de trabalho Trabalho aparece de forma implícita Visão sintética do trabalho Acervo mínimo de conhecimentos sistemáticos para compreender o mundo em que se vive Aprofundamento da compreensão do objeto – o trabalho na sociedade moderna Organização da cultura superior para possibilitar a participação plena na vida cultural Organização dos níveis de ensino
11
5. O tempo pedagogicamente necessário para a aprendizagem é tratado a partir da proposta de ciclos de escolarização, onde os conteúdos têm uma evolução espiralada, indo da constatação à explicação; 6. A existência de uma área de conhecimento denominada de cultura corporal (Escobar, 1989, p. 8; Coletivo de Autores: 1992, p. 61-62); 7. A Educação Física como a disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento desta ultura corporal (Col. de Autores, 1992: 61); A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA
12
Goya – O Sono da razão produz monstros – ano 1797-98
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.