A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de produto e serviço Da ideia a execução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de produto e serviço Da ideia a execução."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de produto e serviço Da ideia a execução

2 Vantagem competitiva do bom projeto: -O objetivo de projetar produtos e serviços é satisfazer os clientes -Atender expectativas atuais e futuras; - Melhora a competitividade da empresa;

3 O que é projetado em um produto ou serviço? Conceito: conjunto de benefícios esperados que o consumidor está comprando; Pacote de produtos ou serviços: é o conjunto de “componentes” que proporcionam os benefícios definidos no conceito; Processo: que define a relação entre os componentes dos produtos e serviços.

4 CONCEITO Compra máquina de lavar: Benefícios esperados: - um design atraente; - adequado ao espaço área de serviços; - possibilitar a lavagem das roupas; - vida útil longa; - Praticidade e conforto para o consumidor. Refeição em um restaurante: Benefícios esperados: - ambiente atraente; - refeição bem preparada e apresentada; - atmosfera relaxante

5 A maior parte das operações, se não todas, produz combinação de produtos e serviços. Essa coleção de produtos e serviços, é denominada PACOTE.

6 PACOTE PRODUTO Compra máquina de lavar: O produto em si, a máquina de lavar; Garantia; Serviços pós-venda; SERVIÇO Refeição em um restaurante: Produtos como comida e bebida; Fornecimento de comida à mesa; Atenção do garçom.

7 PRODUTO – ASPECTOS BÁSICOS As necessidades dos consumidores (a voz do cliente) e como atendê-las; A forma como a empresa trata estas questões define sua competitividade; Marketing in: É uma estratégia de produção com baixa orientação para a produção e alta orientação para o consumidor. Ex.: brinquedos, roupas.

8 SERVIÇOS - Experiência intangível (características) - Alto contato com o cliente - Participação do cliente no processo - Perecibilidade - Não estocável - Mão-de-obra intensiva - Curtos lead-times - Output variável e não padronizável - Intangibilidade - Dificuldade de se medir produtividade - Dificuldade em se medir qualidade

9 SERVIÇOS (TENDÊNCIAS) Aumento da competitividade internacional Aumento da participação de empresas prestadoras de serviços na economia globalizada Melhoria da produtividade em serviços Utilização de softwares de gestão integrada Tecnologia e automação em serviços Assistência permanente de especialistas em automação Adequação de trabalhos em serviços Necessidade de qualificação e capacitação superior dos funcionários

10 O que significa para uma empresa ser competitiva? Ser competitivo é ter condições de concorrer com um ou mais fabricantes e fornecedores de produto ou serviço em determinado mercado; Competitividade: Identificar e atender as necessidades dos consumidores. Perde-se essa capacidade – são expulsas do mercado.

11 Uma empresa é competitiva quando identifica e atende as necessidades dos consumidores e detém qualquer fatia de um determinado mercado. Só sobrevivem as que mantém alguma vantagem competitiva sobre seus concorrentes; Uma empresa pode ser competitiva em um mercado e em outro não: Empresas de “classes mundiais”.

12 Vantagens competitivas (estratégias) Informatização; Desmobilizações; Qualidade total; Aquisições; Incentivos; Projeção de demandas; Marketing; Robotização.

13 Vantagens competitivas (estratégias) Estratégias manufatura: Custos Qualidade Prazos de entrega Flexibilidade Inovação Produtividade Tecnologia

14 Elementos básicos de vantagem competitiva (produto) Diferenciado quanto a: Custo (Menor nº de peças); Mais padronização (modularidade); Qualidade (robustez); Inexistência de falhas (até 80% decorre do projeto do produto);

15 Todo produto deve ser funcional De fácil utilização; Considerar os aspectos ergonômicos; Estética; Comandos auto-explicativos; Preocupação com preservação meio ambiente; Apoiar-se em tecnologia conhecida; Colaboração de equipes multifuncionais.

16 Engenharia de valor Definição: É uma técnica utilizada pelas empresas, para aumentar o valor percebido pelo consumidor, em um determinado produto. -Geração de alternativas: substituição de materiais e/ou novas funções Diretrizes básicas da engenharia de valor: reduzir o número de componentes; usar materiais mais baratos; simplificar processos.

17 Conceito de ciclo de vida a)Introdução: fase inicial – baixo volume de vendas, baixo volume de produção; Geralmente o sistema de vendas é por encomenda. Muitos produtos não ultrapassam este estágio. b)Crescimento: começa a firmar-se no mercado, aumenta a demanda, alteram-se os processos produtivos. A concorrência não é muito relevante neste estágio. Deve-se buscar fidelizar os clientes. c)Maturidade: há estabilização na demanda e nos processos industriais, geralmente a produção do produto atingiu alto grau de padronização. Existem poucos e fortes concorrentes neste estágio. d)Declínio: Demanda decrescente, passa a perder participação de mercado.

18

19 Estratégias para desenvolvimento do produto Com base na tecnologia que possui – product-out. Fabricar o que pode vender – market-in. Usar as duas anteriores – Mista, que maximiza seus recursos produtivos e de desenvolvimento de novos produtos

20 Metodologia de desenvolvimento de um novo produto ou serviço - Geração do conceito: Transformar as idéias em conceitos. - Idéias dos consumidores (Pesquisa)- - Grupo de foco: Ouvindo os clientes (sugestões, reclamações) - Idéias das atividades dos concorrentes - Idéias dos funcionários - Idéias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) - Engenharia reversa

21 CRIAÇÃO DE PROJETO Triagem: avaliar o fluxo de conceito quanto a viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade. CRITÉRIOS 1-Viabilidade: O mercado é suficientemente grande? Possuimos capacidade para produzir? Temos capacidade financeira para desenvolver e lançar o produto ou serviço? 2- Aceitabilidade: Quanto do mercado poderemos ganhar? Quanto teremos que organizar nossa capacidade para produzir? Qual o retorno econômico que teremos sobre o investimento? 3- Vulnerabilidade: Qual é o risco de fracasso no mercado? Qual o risco de não conseguirmos produzir de forma adequada? Quanto dinheiro poderemos perder se os desenvolvimentos não forem os planejados?

22 Projeto preliminar - Objetivo: Ter primeira versão dos produtos ou serviços componentes do pacote. - Definição dos processos para gerar o pacote (lista de materiais). - Projeto de Produtos e Serviços: Avaliação e melhoria do projeto: Considera-se o projeto preliminar e tenta melhorá-lo. - Técnicas: Desdobramento da função qualidade (QFD – Quality Function Deployment) – verificar se o produto ou serviço atende realmente a necessidade e expectativas do cliente. - Engenharia de valor (reduzir custos que não contribuam com o valor e desempenho do produto ou serviço). - Método de Taguchi (testar a robustez).

23 Projeto de Produtos e Serviços Prototipagem e projeto final: Transformar o projeto melhorado em um protópipo que possa ser testado. Métodos: Maquetes, modelo em papelão argila, simulação. Prototipagem virtual. Projeto auxiliado por computador

24 Projeto de Produtos e Serviços - PROJETO INTERATIVO: Desenvolver o projeto do produto ou serviço associado ao projeto de processos ( projeto interativo) - Desenvolvimento simultâneo de várias etapas no processo global (engenharia simultânea) - Resolução rápida de conflitos e incertezas de projeto (tomada de decisão) - Estrutura organizacional que reflita o desenvolvimento do projeto.

25 Resumindo as atividades de criação do projeto de produtos ou serviços -Geração de idéias -Triagem -Projeto preliminar -Avaliação e melhoria -Prototipagem e projeto final conceito -pacote - processo


Carregar ppt "Projeto de produto e serviço Da ideia a execução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google