A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007."— Transcrição da apresentação:

1 LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.

2 Capítulo 1 O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo 1.1. Um conceito ampliado de educação e de Pedagogia EDUCAÇÃO: conceito ampliado fenômeno plurifacetado ocorre em muitos lugares diferentes modalidades

3 Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e- ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. [...] Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. (BRANDÃO, 2002, p. 7-9).

4 Complexificação da SOCIEDADE Ampliação do conceito de EDUCAÇÃO Diversificação das atividades educativas Conceito ampliado de PEDAGOGIA como teoria e prática da educação

5 Conceito ampliado de PEDAGOGIA Ações pedagógicas na família, na escola, nos movimentos sociais, em instituições não- escolares Intervenções pedagógicas na mídia, nas empresas, nas indústrias, nos serviços públicos... Ação pedagógica múltipla na sociedade. O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar

6 Redescoberta da PEDAGOGIA como campo de estudos específicos relacionados com as práticas educativas PEDAGOGIA em baixa entre os intelectuais e profissionais do meio educacional – meados dos anos 1980 (“habilitações profissionais”) – campo educativo refém dos reducionismos (sociologismo, psicologismo)

7 ** Fundamento remoto - etimologia da palavra “PEDAGOGO” em grego: aquele que conduz a criança, o escravo que cuidava das crianças e as conduzia à escola. ** Entendimento de PEDAGOGIA como um saber prático que depende do dom de ensinar, que pode ser adquirido com a experiência ou que pode ser comparado a uma certa habilidade de que algumas pessoas são portadoras. PEDAGOGIA é O modo como se ensina O modo de ensinar a matéria O uso de técnicas de ensino Diz respeito ao metodológico, aos procedimentos Senso comum: simplista e reducionista.

8 É verdade que a pedagogia se ocupa da formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas antes disso ela é um campo teórico-investigativo que diz respeito ao estudo e à reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho educativo (LIBÂNEO, 2012, p. 12).

9 PEDAGOGIA Campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade Expressa finalidades sociopolíticas/caráter sócio-histórico. Ciência da e para a educação/ teoria e prática da educação Caráter explicativo, praxiológico e normativo da realidade educacional Investiga a realidade educacional em transformação. Visa ao entendimento global dos problemas educativos, recorrendo aos aportes teóricos de outras ciências. Os resultados obtidos dessa investigação – orientação da ação educativa – princípios e formas de atuação – direção e sentido à atividade de educar.

10 PEDAGOGIA: ciência da e para a práxis educacional PEDAGOGO: profissional que atua em várias instâncias da prática educativa. Pedagogos lato sensu: professores de todos os níveis de ensino e os demais profissionais que se ocupam de domínios e problemas da prática educativa, em suas manifestações e modalidades. Pedagogos stricto sensu: especialistas que, sem restringir sua atividade profissional ao ensino, dedicam-se a atividades de pesquisa, documentação, formação profissional. Gestão dos sistemas escolares e escola, coordenação pedagógica, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições

11 A pedagogia e as ciências da educação Educação como objeto de estudo de diferentes ciências- diferentes perspectivas – conceitos e métodos de investigação. PEDAGOGIA: ciência integradora dos aportes das demais áreas. Campo de estudos com identidade e problemáticas própria: compreende os elementos da ação educativa e sua contextualização: ELEMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA: o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorre.

12 A investigação pedagógica: Educação - ponto de partida e de ponto de chegada - o centro das preocupações. Ao invés de se considerar a educação a partir de critérios psicológicos, sociológicos, econômicos, etc., são as contribuições das diferentes áreas que serão avaliadas a partir da problemática educacional.

13 Pedagogia Antes de desdobrar-se em docência, constitui-se num campo de estudos, englobando os elementos da ação educativa e sua contextualização, tais como: o aluno enquanto sujeito do processo de socialização e aprendizagem; os agentes de formação (inclusive a escola e o professor); as situações concretas em que se dão os processos formativos (inclusive o ensino); os saberes como objeto de transmissão/assimilação; o contexto sócio-institucional das instituições (inclusive as escolas e salas de aula).

14 O caráter “político” da PEDAGOGIA Contextualização sociocultural da prática pedagógica A pedagogia lida com o fenômeno educativo enquanto expressão de interesses sociais em conflito numa determinada sociedade. Toda pedagogia expressa finalidades sociopolíticas - direção explícita da ação educativa - projeto de gestão social e política da sociedade.

15 A formação de pedagogos Curso de Pedagogia – formação do pedagogo strictu sensu: profissional qualificado para atuar em vários campos educativos – atender as demandas socio- educativas de tipo formal e não-formal e informal. Trabalho pedagógico (atuação em amplo leque de práticas educativas) X trabalho docente (forma peculiar que o trabalho pedagógico assume em sala de aula)

16 Síntese... A pedagogia é a teoria e a prática da educação. Mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico- profissionais - investiga a realidade educacional em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa. Busca o entendimento, global e intencionalmente dirigido, dos problemas educativos e, para isso, recorre aos aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação. Pedagogo - o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa - direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de comunicação e apropriação de saberes e modos de ação - tendo em vista objetivos de formação humana, considerados a partir de contextos sociais e culturais concretos.

17


Carregar ppt "LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google