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Aula 07 CursoDireito. Conteúdo 1.Método e Metodologia 2.Teoria 3.Técnicas de Investigação Científica.

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1 Aula 07 CursoDireito

2 Conteúdo 1.Método e Metodologia 2.Teoria 3.Técnicas de Investigação Científica

3  Compreender o que é método e metodologia;  Conceituar os tipos de conhecimento;  Analisar as técnicas de investigação científica; e  Classificar os diferentes métodos de pesquisa.

4 Método Metodologia Técnicas de Investigação

5  Sequência de operações realizadas para atingir certo resultado.  Trajeto intelectual;  Modo sistemático, de pensar e investigar; e  Conjunto de procedimentos que permitem alcançar a verdade científica.

6 Parte da teoria para as observações Dedutivo Parte das observações para teoria Indutivo

7  Há pretensão de converter a simples especulação ideológica, filosófica ou literária sobre a sociedade em intentos de compreensão ou explicação científica.  Critério  Conhecimento Científico  É a lógica da investigação científica

8 CombinaçãoObjetivando

9  É o estudo dos MÉTODOS.  Finalidade é ajudar o pesquisador a compreender o processo de investigação científica.  Conjunto de MÉTODOS que cada ciência particular põe em ação.

10 É individual; Composto de percepções, de imagens e de recordações; É inexato. Conhecimento Especulativo (Vulgar) – Senso Comum É coletivo; Realizado por meio de Investigação metódica e rigorosa; É fato objetivo e sociológico Conhecimento Científico (Conhecimento Racional)

11  Você consegue citar exemplos de um conhecimento vulgar e um científico? Sim, Conhecimento Vulgar, desconhece a causa do fenômeno - O leite que ao ferver transborda (Pessoas sabem disso, daí cuidam) Conhecimento Científico, conhece as verdadeiras causas do fenômeno - O leite ferve por causa da Lei da Dilatação dos Corpo.

12  Elenco unificado de PRINCÍPIOS, CONHECIMENTO e MÉTODOS  Para explicar o comportamento de algum conjunto específico de fenômenos empíricos  A Unidade Estrutural: Conceito  Que é a síntese das características comuns a diversas ideias, estruturada de modo igual em todas as mentes.  É uma tentativa de unificar conhecimentos esparsos  Nasce vaga e vai se consolidando (É perecível – Não é definitiva)  Teste Final: Confronto com a REALIDADE OBJETIVA

13  O que devemos fazer quando a teoria é invalidada? Buscar uma teoria nova mais satisfatória Critérios: 1) Simplicidade 2) Utilidade 3) Alcance 4) Fecundidade

14 1) Realização de Entrevistas 2) Aplicação de Questionários 3) Análise Documental

15 Dedutivo Indutivo Dialético Hipotético-Dedutivo Experimental Observacional Comparativo Estatístico Monográfico

16 Método Dedutivo Método Indutivo

17 CHEGANDO EM CASA UMA HORA DESSAS COM UMA GARRAFA VAZIA! BEBEU ELA TODA E ESTÁ COMPLETAMENTE BÊBADO! ENTÃO, ALÉM DE BÊBADO ATÉ DE MADRUGADA VOCÊ ESTAVA BEBENDO COM OUTRA MULHER??? EU NÃO ESTOU TÃO BÊBADO ASSIM POIS EU NÃO BEBI A GARRAFA TODA! A CLAUDIA BEBEU COMIGO!

18

19 Autoritário Referências a reconhecidos produtores de conhecimento Profetas, Oráculos, Anciães Místico (Parte Relacionada com o Autoritário) Solicita conhecimento de produtores de conhecimento É influenciado pelo “estado de graça” pessoal do consumidor (fé) Lógico Racional Juízo das preposições aceitas como verdadeiras baseado no procedimento pelo qual são produzidas e no enquadramento às regras da lógica formal Resulta na Obtenção de Uma Verdade Objetiva Que não garante maior exatidão ou importância Diferença É o grau de confiança nessa Verdade

20 Elaborar Perguntas que possam ser pesquisadas Arbitrar Hipóteses fundadas e contrastáveis com a experiência Derivar consequências lógicas dessas Hipóteses Arbitrar Técnicas para Verificar as Hipóteses Comprovar a RELEVÂNCIA e CREDIBILIDADE das Técnicas Concluir as Verificações, Interpretando os RESULTADOS Estimar a Veracidade das Hipóteses e a Fidedignidade das Técnicas Determinar domínios da validade das hipóteses e técnicas formulando novos problemas que surgiram

21  Resolver problemas sociais  Criar conhecimento (formular novas teorias)  Testar teorias existentes

22  Gerar conhecimento  Aumentar a eficiência e eficácia  Melhorar qualidade de vida  Produzir produtos melhores  Promover desenvolvimento

23 Objetivo do estudo Meta Abstração da realidade estudada Modelo Observações realizadas Dados Processo de decisão sobre o modelo Avaliação Mudança de modelo Revisão

24  Observação  Formulação de um Problema  Informações Referenciais  Hipóteses/Pressupostos  Predição  Experimentação  Análise e Síntese

25  A pesquisa científica pode ser aceita como uma atividade intelectual racional, apoiada num método consistente, que busca encontrar soluções adequadas às necessidades do homem.

26 Homem Animal (Ação Prática) Sente Necessidades – Busca Respostas – Ações Instintivas e RotineirasSente Necessidades – Busca Respostas – Ações Instintivas e Rotineiras Homem Racional (Ação Teórica) Levanta problemas para gerar soluções – Atividade IntelectualLevanta problemas para gerar soluções – Atividade Intelectual

27  Conhecimento Tácito  Pessoal embutido em experiência individual  Envolve fatores como:  Crenças, Perspectivas e Valores  Conhecimento Explícito  Articulado em linguagem formal  Inclui  Sentenças Gramaticais, Expressões, Manuais

28 1º Momento Pré Projeto ProjetoPlanejamento 2º Momento Coleta de Dados Redação do Texto 3º Momento Apresentação Gráfica Digitação

29 Teorias, Observações, Decisões e Generalizações Processamento dos Componentes Básicos Interação entre os Componentes Básicos e os Controles Metodológicos Processo Contínuo

30  Classifique suas pesquisas.  Identifique seu método.


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