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PublicouGuilherme Martins Alterado mais de 4 anos atrás
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Aula 07 CursoDireito
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Conteúdo 1.Método e Metodologia 2.Teoria 3.Técnicas de Investigação Científica
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Compreender o que é método e metodologia; Conceituar os tipos de conhecimento; Analisar as técnicas de investigação científica; e Classificar os diferentes métodos de pesquisa.
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Método Metodologia Técnicas de Investigação
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Sequência de operações realizadas para atingir certo resultado. Trajeto intelectual; Modo sistemático, de pensar e investigar; e Conjunto de procedimentos que permitem alcançar a verdade científica.
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Parte da teoria para as observações Dedutivo Parte das observações para teoria Indutivo
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Há pretensão de converter a simples especulação ideológica, filosófica ou literária sobre a sociedade em intentos de compreensão ou explicação científica. Critério Conhecimento Científico É a lógica da investigação científica
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CombinaçãoObjetivando
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É o estudo dos MÉTODOS. Finalidade é ajudar o pesquisador a compreender o processo de investigação científica. Conjunto de MÉTODOS que cada ciência particular põe em ação.
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É individual; Composto de percepções, de imagens e de recordações; É inexato. Conhecimento Especulativo (Vulgar) – Senso Comum É coletivo; Realizado por meio de Investigação metódica e rigorosa; É fato objetivo e sociológico Conhecimento Científico (Conhecimento Racional)
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Você consegue citar exemplos de um conhecimento vulgar e um científico? Sim, Conhecimento Vulgar, desconhece a causa do fenômeno - O leite que ao ferver transborda (Pessoas sabem disso, daí cuidam) Conhecimento Científico, conhece as verdadeiras causas do fenômeno - O leite ferve por causa da Lei da Dilatação dos Corpo.
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Elenco unificado de PRINCÍPIOS, CONHECIMENTO e MÉTODOS Para explicar o comportamento de algum conjunto específico de fenômenos empíricos A Unidade Estrutural: Conceito Que é a síntese das características comuns a diversas ideias, estruturada de modo igual em todas as mentes. É uma tentativa de unificar conhecimentos esparsos Nasce vaga e vai se consolidando (É perecível – Não é definitiva) Teste Final: Confronto com a REALIDADE OBJETIVA
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O que devemos fazer quando a teoria é invalidada? Buscar uma teoria nova mais satisfatória Critérios: 1) Simplicidade 2) Utilidade 3) Alcance 4) Fecundidade
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1) Realização de Entrevistas 2) Aplicação de Questionários 3) Análise Documental
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Dedutivo Indutivo Dialético Hipotético-Dedutivo Experimental Observacional Comparativo Estatístico Monográfico
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Método Dedutivo Método Indutivo
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CHEGANDO EM CASA UMA HORA DESSAS COM UMA GARRAFA VAZIA! BEBEU ELA TODA E ESTÁ COMPLETAMENTE BÊBADO! ENTÃO, ALÉM DE BÊBADO ATÉ DE MADRUGADA VOCÊ ESTAVA BEBENDO COM OUTRA MULHER??? EU NÃO ESTOU TÃO BÊBADO ASSIM POIS EU NÃO BEBI A GARRAFA TODA! A CLAUDIA BEBEU COMIGO!
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Autoritário Referências a reconhecidos produtores de conhecimento Profetas, Oráculos, Anciães Místico (Parte Relacionada com o Autoritário) Solicita conhecimento de produtores de conhecimento É influenciado pelo “estado de graça” pessoal do consumidor (fé) Lógico Racional Juízo das preposições aceitas como verdadeiras baseado no procedimento pelo qual são produzidas e no enquadramento às regras da lógica formal Resulta na Obtenção de Uma Verdade Objetiva Que não garante maior exatidão ou importância Diferença É o grau de confiança nessa Verdade
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Elaborar Perguntas que possam ser pesquisadas Arbitrar Hipóteses fundadas e contrastáveis com a experiência Derivar consequências lógicas dessas Hipóteses Arbitrar Técnicas para Verificar as Hipóteses Comprovar a RELEVÂNCIA e CREDIBILIDADE das Técnicas Concluir as Verificações, Interpretando os RESULTADOS Estimar a Veracidade das Hipóteses e a Fidedignidade das Técnicas Determinar domínios da validade das hipóteses e técnicas formulando novos problemas que surgiram
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Resolver problemas sociais Criar conhecimento (formular novas teorias) Testar teorias existentes
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Gerar conhecimento Aumentar a eficiência e eficácia Melhorar qualidade de vida Produzir produtos melhores Promover desenvolvimento
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Objetivo do estudo Meta Abstração da realidade estudada Modelo Observações realizadas Dados Processo de decisão sobre o modelo Avaliação Mudança de modelo Revisão
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Observação Formulação de um Problema Informações Referenciais Hipóteses/Pressupostos Predição Experimentação Análise e Síntese
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A pesquisa científica pode ser aceita como uma atividade intelectual racional, apoiada num método consistente, que busca encontrar soluções adequadas às necessidades do homem.
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Homem Animal (Ação Prática) Sente Necessidades – Busca Respostas – Ações Instintivas e RotineirasSente Necessidades – Busca Respostas – Ações Instintivas e Rotineiras Homem Racional (Ação Teórica) Levanta problemas para gerar soluções – Atividade IntelectualLevanta problemas para gerar soluções – Atividade Intelectual
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Conhecimento Tácito Pessoal embutido em experiência individual Envolve fatores como: Crenças, Perspectivas e Valores Conhecimento Explícito Articulado em linguagem formal Inclui Sentenças Gramaticais, Expressões, Manuais
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1º Momento Pré Projeto ProjetoPlanejamento 2º Momento Coleta de Dados Redação do Texto 3º Momento Apresentação Gráfica Digitação
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Teorias, Observações, Decisões e Generalizações Processamento dos Componentes Básicos Interação entre os Componentes Básicos e os Controles Metodológicos Processo Contínuo
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Classifique suas pesquisas. Identifique seu método.
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