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MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC

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Apresentação em tema: "MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Curso de Pós Graduação em Engª Florestal Disciplina de Planejamento Estratégico Profº João Carlos Garzel da Silva MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC Cristiane, Maria Aparecida e Paulo Curitiba, Maio, 2007

2 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE
INTRODUÇÃO O Planejamento estratégico de mercados num contexto “multi produtos” e “multi mercados” é um problema particularmente complexo. As organizações competindo serão numerosas assim como as estratégias para os seus produtos competitivos. A questão é: como as organizações deverão distribuir os seus recursos limitados entre os seus produtos com o objetivo de atingir o melhor desempenho possível?

3 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE
ANÁLISE DE PORTFÓLIO Existem algumas formas de obter informação relevante sobre o portfólio da empresa e ao mesmo tempo, reduzindo a complexidade do problema a uma proporção mais gerenciável. A criação e interpretação desses painéis (para a empresa e seus competidores) é que formam a essência da análise de portfólio

4 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE
ANÁLISE DE PORTFÓLIO A alocação de recursos entre o portfólio de produtos da empresa é difícil, complexo e envolve a ponderação de uma grande quantidade de informações internas e competitivas. A Análise de Portfólio trata deste problema através da análise das matrizes da empresa e seus competidores, outros dados e projeções de investimento.

5 Unidade Estratégica de Negócios (UEN)
Segundo Aacker: “UEN é uma unidade organizacional que deve ter uma estratégia de negócios definida e um gerente com responsabilidade de vendas e lucro”

6 OBJETIVOS DA ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE OBJETIVOS DA ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos; Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio; Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer.

7 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE
ANÁLISE DE PORTFÓLIO Os gráficos de portfólio fornecem gerenciamento com checagem visual de relações estratégicas importantes, incluindo balanço de fluxo de caixa interno, e participação de mercado.

8 ANÁLISE DE PORTFÓLIO Usuários de gráficos de portfólio reconhecem, entretanto, que essas técnicas, mesmo que necessárias e úteis, são em geral insuficientes para fazer as decisões de investimentos afetar a missão de um negócio. As limitações dessas técnicas resultaram no desenvolvimento de uma abordagem que pode ser chamada “Atratividade do Mercado-Posição da empresa”

9 Metodologia para análise de Portfólio

10 Estratégias Depois de completa a análise de portfólio, a empresa deve identificar os objetivos para cada UEN. Quatro alternativas são possíveis para cada UEN, ranqueadas do maior ao menor montante de recursos requeridos: Construir Incrementar participação de mercado através de injeção de recursos Segurar Manter participação de mercado Colher Incrementar os recursos à curto prazo da UEN Abandonar Eliminar ou vender a UEN

11 Forças e Fraquezas da Análise de Portfólio

12 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE
MATRIZ GE / MCKINSEY Reconhecendo as limitações do Modelo BCG, nos anos 70 a empresa de Consultadoria McKinsey, conjuntamente com a empresa General Electric, apresentam propostas de enriquecimento e propõem integrar na formulação estratégica o Modelo designado McKinsey/GE

13 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE
DEFINIÇÃO A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.

14 Representação Gráfica

15 COMPARAÇÃO ENTRE AS MATRIZES GE E BCG
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE COMPARAÇÃO ENTRE AS MATRIZES GE E BCG A "atratividade do mercado" (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" como dimensão para medir a atratividade da indústria. A "força competitiva" (fatores internos) substitui "participação relativa de mercado" como dimensão para medir a posição competitiva de cada unidade de negócio. A Matriz GE funciona com uma grade de 3x3 células, enquanto a Matriz BCG tem apenas 2x2.

16 VARIÁVEIS RELACIONADAS
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VARIÁVEIS RELACIONADAS Posição concorrencial da empresa num centro estratégico ou mercado, face à concorrência; Valor do Mercado (“Market Attractivenesse”)

17 POSIÇÃO CONCORRENCIAL
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE POSIÇÃO CONCORRENCIAL Deverá traduzir a capacidade da empresa para competir nos diferentes mercados. Esta capacidade passará por identificar e atribuir ponderação a fatores, como por exemplo: A quota de mercado da empresa; A taxa de rentabilidade relativa; A posição de custos; A capacidade tecnológica relativa; A escala de experiência; As margens.

18 VALOR DO MERCADO OU ATRATIVIDADE DA INDÚSTRIA
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VALOR DO MERCADO OU ATRATIVIDADE DA INDÚSTRIA Depende cumulativamente do valor intrínseco do sector e do valor relativo do mercado para a empresa, e pode ser determinado através da ponderação de variáveis, tais como: Valor relativo do mercado para a empresa: Sinergia de distribuição com outras atividades Sinergia da produção Sinergia da imagem Valor intrínseco do sector: Dimensão do mercado Taxa de crescimento do mercado Rentabilidade média A intensidade competitiva

19 VARIÁVEIS RELACIONADAS
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE VARIÁVEIS RELACIONADAS

20 ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DA MATRIZ GE
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE ETAPAS PARA A EXECUÇÃO DA MATRIZ GE

21 MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE
Matriz de atratividade da indústria versus força do negócio (McKinsey-GE) 3 2 1 Atratividade do setor / mercado Potencialidade do negócio / empresa Alta Média Baixa Baixa Média Alta Investir / Crescer Ganhar seletiva- mente Colher / retirar-se Tamanho Crescimento do Mercado Preço Diversificação do mercado Estrutura competitiva Lucratividade da Indústria Aspectos técnicos Aspectos sociais Aspectos ambientais Aspectos legais Aspectos humanos Crescimento Participação Posição Rentabilidade Margens Posição técnica Pontos fortes / Pontos fracos Imagem Pessoas Fonte: LOBATO, David Menezes et al. Estratégia de empresas. Rio de Janeiro : FGV Editora, p (Ghemawat, 2000:25)

22 LIMITAÇÕES DA MATRIZ GE
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC - GE LIMITAÇÕES DA MATRIZ GE


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