A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente dinavilasboas@gmail.com

2 Ciência é o conjunto organizado dos conhecimentos disponíveis pela humanidade. A Ciência é o maior patrimônio da humanidade, obtido ao longo da evolução, numa trabalhosa conquista através do constante aperfeiçoamento do pensamento. A Ciência Metodologia Científica O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto ou fenômeno alvo da pesquisa.

3 Os povos da antigüidade faziam “o conhecer” mediante a catalogação de observações feitas. o que é conhecer? Metodologia Científica Foram os gregos que deram o próximo passo: Foram além da catalogação dos fatos; Chegaram no pensamento científico; Buscaram conhecer as causas motivadoras dos efeitos anotados.

4 Popular Científico Filosófico Religioso Metodologia Científica Os 4 Tipos de Conhecimento Características do Conhecimento Popular : Superficial - De acordo com a aparência Sensitivo - Depende da vivência, emoções Subjetivo - conforme os sentimentos da pessoa Assistemático - não há sistematização Acrítico - não há discussão sobre eles

5 Metodologia Científica  A dor no calo do pé significa que vai chover  O céu vermelho ao entardecer significa que vai fazer frio  Tomar banho após a refeição causa morte  Os espelhos e tesouras atraem raios  Chuva no dia de São José significa chuva o ano todo  Colocar a bolsa no chão atrai a falta de dinheiro  Exemplos do Conhecimento Popular :

6 Características do Conhecimento Científico : Metodologia Científica  Real - Se refere a ocorrências ou fatos  Contingente - Trabalha com ensaios e experiências  Sistemático - conhecimento logicamente ordenado  Verificável - pode ser testado  Falível - está em permanente evolução  Aproximado do exato - provisoriamente aceito Resulta da investigação metódica e sistemática da realidade; Procura transcender os factos e fenômenos em si mesmos; Procura descobrir as causas e leis gerais que os regem; Trabalha no universo material/físico; verificável na prática por experimentação.

7 Metodologia Científica  Todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade.  O ouvido humano consegue ouvir freqüências entre 20 e 20.000 Hz.  A chuva é causada pela condensação das nuvens.  O átomo é a menor partícula da matéria.  O Universo foi gerado por uma grande explosão.  O Sol é uma estrela com 6 billhões de anos de vida. Exemplos do Conhecimento Científico :

8 Conhecimento Filosófico : Metodologia Científica  O Conhecimento Filosófico procura conhecer as causas reais dos fenômenos;  Não as causas próximas, como fazem as ciências particulares;  Mas as causas profundas e remotas de todas as coisas;  A origem das coisas;  Procurando respostas gerais. Exemplos de Conhecimento Filosófico O Universo - início, criador, evolução e fim. A Vida - Início, evolução do homem, morte. Homem - Início, vida, descendência, morte. Sociedade - qual a melhor forma. Pensamento - conhecimento, evolução. Justiça - social, penal, econômica. Verdade - o que é ? Liberdade - o que é ? Moral e Ética - o que é ?

9 Conhecimento Religioso : Metodologia Científica O Conhecimento Religioso é um conjunto de verdades que se chega mediante a aceitação da revelação divina. Exemplos conjuntos “O vento não é o sopro dos deuses (explicação Religiosa), nem um fenômeno provocado pela chuva (explicação popular). A movimentação do ar se dá pela deslocação das camadas de alta pressão da atmosfera para as camadas de baixa pressão (explicação científica)”.

10 OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTO TRUJILLO (1974, p. 11) Conhecimento Popular Conhecimento científico Conhecimento Filosófico Conhecimento Religioso (Teológico) Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Real (Factual) Contingente Sistemático Verificável Falível Aproximadamente exato Valorativo Racional Sistemático Não verificável Infalível Exato Valorativo Inpiracional Sistemático Não verificável Infalível Exato Metodologia Científica

11 1.Objectivo: descreve a realidade como ela é ou pode ser; 2.Empírico: sempre baseado na experiência, fenómenos e factos; 3.Racional: mais assente na razão e na lógica do que na intuição; 4.Replicável: as mesmas condições, em diferentes locais e com diferentes experimentadores, devem replicar os resultados… Características do conhecimento científico (Almeida, L. & Freire, T., 2003)

12 5.Sistemático: conhecimento organizado, ordenado, consistente e coerente nos seus elementos, os quais constituem uma totalidade coerente e integrada num sistema mais amplo; 6.Metódico: obtido através de procedimentos e estratégias fiáveis, mediante planos metodologicamente rigorosos; 7.Comunicável: conhecimento claro e preciso, reconhecido e aceite na comunidade científica; 8.Analítico: procura ir além das aparências, entrar na complexidade dos fenómenos; 9.Cumulativo: conhecimento que se ensaia, constrói estrutura com base em conhecimentos anteriores. Características do conhecimento científico (Almeida, L. & Freire, T., 2003)

13 Classificação da Ciência Ciências Formais Factuais Lógica Matemática Naturais Sociais Física Química Biologia Antropologia Direito Sociologia Psicologia Metodologia Científica Estudo de Idéias Estudo de fatos

14 CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS FACTUAIS BUNGE (1974, p. 15-39) Conhecimento científico é: racional objetivo factual transcendente aos fatos analítico claro e preciso comunicável verificável Metodologia Científica

15 Conhecimento científico é: Dependente de investigação metódica sistemático acumulativo falível geral explicativo preditivo aberto útil Metodologia Científica

16 Referências Bibliográficas Almeida, L. & Freire, T. Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilibrios, 2003. TRUJILLO F. A. Metodologia da Ciência. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974. BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google