Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLiliane Lili Alterado mais de 5 anos atrás
1
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018
2
OBJETIVO Planejar Pesquisas Eficientes na Construção de Conhecimento
3
“A pesquisa torna-se um elemento de construção de conhecimento. Por meio dela o jovem aguça sua curiosidade e tem a possibilidade de descobrir coisas novas, compreendendo-as... Assim, a pesquisa intenta formar sujeitos curiosos acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando”. Pedro Demo
4
PESQUISA Definição: "Essencialmente, pesquisa visa à produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente fidedigno..." o conceito novo para o autor, significa neste contexto: Luna (2000, p. 15), “... um conhecimento que preenche uma lacuna importante no conhecimento disponível em uma determinada área do conhecimento”. Para Luna (2000, p. 15)
5
PESQUISA: FINALIDADES, OBJETIVOS, ABORDAGENS, MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
6
Quanto às finalidades... Pesquisa Básica: o pesquisador aprofunda o conhecimento sobre um determinado assunto. Não se deseja transformar a realidade. Pura: o pesquisador não tem interesse nos possíveis benefícios práticos que ela pode trazer. Estratégica: o pesquisador quer desenvolver algum conhecimento que possa ser eventualmente utilizado na prática. Pesquisa Aplicada: o pesquisador procura solucionar algum problema concreto.
7
Quanto aos Objetivos... Pesquisa Descritiva: o objetivo é retratar o máximo possível o assunto estudado, apresentando todas suas características para depois analisar a relação entre as variáveis definidas. Pesquisa Exploratória: identificar melhor ou fazer a sondagem de um fato ou fenômeno, pois visa apresentar alguma coisa nova e propor problemas de pesquisa novos. Pesquisa Explicativa: visa encontrar os fundamentos de um fenômeno, demonstrando a razão, o motivo, a causa e o efeito das coisas.
8
Quanto às abordagens... Pesquisa Qualitativa: tem base nas ideias, nas palavras. Há discussões teóricas, pois possibilita que o pesquisador faça as próprias interpretações. Pesquisa Quantitativa: tem base nos números. Os dados coletados vão ser mensurados, quantificados, possibilitando uma análise estatística. Nesse caso, o pesquisador se mantém distante do processo. É mais objetiva. Pesquisa Quali-Quantitativa: mistura das duas abordagens.
9
Quanto aos Métodos... Pesquisa Indutiva: o pesquisador analisará os dados fazendo uma generalização. A ideia é observar os fatos e identificar, a partir deles, uma regra geral. Pesquisa Dedutiva: o pesquisador fará uma individualização, pois parte de regras gerais para explicar algo de um objeto individual. Pesquisa Dialética: consiste na identificação de um problema e na formulação de hipóteses para serem testadas. O pesquisador testará todas as hipóteses para eliminar as falsas e identificar aquelas que podem solucionar o problema.
10
Quanto aos Procedimentos... Pesquisa Bibliográfica: deve-se buscar, nos autores e obras já publicadas, os dados para a produção do conhecimento pretendido. Pesquisa Documental: quando desenvolvida a partir de materiais que não receberam organização, tratamento analítico e publicação. Pesquisa Estudo de Caso: é uma investigação que visa tratar, de forma profunda, sobre os aspectos de um indivíduo, de uma população, uma situação etc. Pesquisa Experimental: implica em que o pesquisador sistematicamente provocará alterações no ambiente a ser pesquisado de forma a observar se cada intervenção produz os resultados esperados.
11
Pesquisa de Campo: essa modalidade de pesquisa, tem a fonte de dados no próprio campo em que ocorrem os fenômenos. Pesquisa Ex Post Facto: ocorre depois da ocorrência dos fenômenos. Pesquisa de Levantamento: visa conhecer os comportamentos de uma população. Pesquisa-ação: é a pesquisa de campo que o pesquisador se envolve pessoalmente, ele age efetivamente sobre o mundo natural. Pesquisa Participante: o pesquisador precisa interagir com a população pesquisada, porem ele não precisa realizar ações para interferir na realidade.
12
ETAPAS DA PESQUISA Escolha do tema; Revisão de literatura; Justificativa: nesta etapa deve-se salientar o porquê da pesquisa, as vantagens e benefícios que ela irá proporcionar; Objetivos: o que se pretende alcançar com a pesquisa, qual seu propósito;
13
Metodologia: como se procederá a execução da pesquisa; Coleta de dados; tabulação de dados; Análise, discussão e conclusão dos resultados; Redação e apresentação do trabalho; Divulgação do trabalho.
14
5 DICAS PARA OBTER FONTES CONFIÁVEIS 1. Palavras-chave Você pode começar de maneira mais ampla e ir refinando. Se ao refinar a busca o resultado for incorreto, avalie as palavras-chave utilizadas. Quanto mais você conseguir refinar, mais irá encontrar fontes específicas sobre seu tema, e menor será a chance de fugir do assunto. 2. Envolvimento com o tema Depois de encontrar algumas fontes, o próximo passo é descobrir quais delas possuem maior envolvimento com o tema. Isso fará com que você diferencie o que é opinião e o que é informação confiável.
15
3. Avaliando as fontes Procure a fonte da fonte. Isso porque as fontes confiáveis sempre citam outras fontes. 4. Consulte fontes com reputação Utilizar como fonte, instituições de estudos reconhecidas, centros de pesquisas e universidades ou grandes especialistas da área. 5. Use livros Eles presumem credibilidade, diferentemente da internet, pois o conteúdo não pode ser modificado depois de publicado, fazendo com que a consulta possa apresentar resultado diferente numa segunda ocasião.
16
OUTRAS FONTES DE ESTUDO
17
BIBLIOGRAFIA LUNA, Sergio Vasconcelos de Planejamento de Pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000,108 p. DEMO, Pedro Pesquisa e Construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habernas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000, 125 p. UNIVERSIA BRASIL https://minhabiblioteca.com.br/como-encontrar- fontes-de-pesquisa-confiaveis/ FONTES
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.