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OBJETIVO DA CONTABILIDADE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL O CONTROLE É A ALMA DE QUALQUER ATIVIDADE A FINALIDADE DO ATIVO E PASSIVO QUAL A GRANDE META.

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2 OBJETIVO DA CONTABILIDADE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL O CONTROLE É A ALMA DE QUALQUER ATIVIDADE A FINALIDADE DO ATIVO E PASSIVO QUAL A GRANDE META DE UMA EMPRESA A DIFERENÇA ENTRE LUCRO E CAIXA A IMPORTANCIA DA DEPRECIAÇÃO COMO FORMADORA DE CAIXA OS MISTÉRIOS DO CAPITAL DE GIRO ONDE NASCE OS PROBLEMAS FINANCEIROS DE UMA EMPRESA A ORIGEM DOS PREJUÍZOS E SUA RELAÇÃO COM OS CUSTOS CUIDADO TAMBÉM COM OS PREÇOS OBJETIVOS DA PALESTRA

3 QUAL A GRANDE META DA EMPRESA?

4 NÃO SE PODE FAZER UMA BOA ADMINISTRAÇÃO SÓ COM A CONTABILIDADE, MAS COM CERTEZA PODEMOS AFIRMAR QUE DIFICILMENTE SE TEM UMA BOA GESTÃO EMPRESARIAL SEM UTILIZAR A CONTABILIDADE.

5 CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL De f á cil entendimento. De f á cil entendimento. ClaraClara Atender à s necessidades dos usu á rios. Atender à s necessidades dos usu á rios. ÚtilÚtil Abordar objetivamente os pontos fundamentais com a Abordar objetivamente os pontos fundamentais com a maior transparência possível. maior transparência possível. Abordar objetivamente os pontos fundamentais com a Abordar objetivamente os pontos fundamentais com a maior transparência possível. maior transparência possível.RelevanteRelevante Incorporar dados físicos e outros complementares Incorporar dados físicos e outros complementares Importantes à informação. Importantes à informação. Incorporar dados físicos e outros complementares Incorporar dados físicos e outros complementares Importantes à informação. Importantes à informação.CompletaCompleta Apresentar-se de várias formas e na linguagem que o Apresentar-se de várias formas e na linguagem que o usuário deseja e conhece. usuário deseja e conhece. Apresentar-se de várias formas e na linguagem que o Apresentar-se de várias formas e na linguagem que o usuário deseja e conhece. usuário deseja e conhece.FlexívelFlexível Estar à disposição na época certa. Estar à disposição na época certa. OportunaOportuna Baseada em dados e fatos concretos. Baseada em dados e fatos concretos. ÍntegraÍntegra Fornecer indicadores de tendência que possam ser Fornecer indicadores de tendência que possam ser confiáveis. confiáveis. Fornecer indicadores de tendência que possam ser Fornecer indicadores de tendência que possam ser confiáveis. confiáveis.PreditivaPreditiva

6 OBJETIVO DA CONTABILIDADE PROVER OS USUÁRIOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, COM INFORMAÇÕES ÚTEIS, QUE OS AJUDARÃO A TOMAR DECISÕES COM ESTE OBJETIVO SURGE O GRANDE PROBLEMA DA CONTABILIDADE

7 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL USUÁRIOSOBJETIVOSINFORMAÇÃO CONTABILIDADE LEGISLAÇÃO ADMINISTRÇÃO ou ACIONISTAS MAJORITÁRIOS EXTRAIR DADOS CONFIÁVEIS PARA QUE A TOMADA DE DECISÃO SEJA EFICAZ RELATÓRIOS INTERNOS GERENCIAIS GERENCIAL OU EMPRESARIAL NÃO EXISTE. CRITÉRIOS PRÓPRIOS DA EMPRESA GOVERNOARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA LALUR e DECLARAÇÃO DO IR-PJ FISCAL OU TRIBUTÁRIA REGULAMENTO DO IR e MAJUR OUTROS (FORNECEDORES BANCOS etc...) PADRONIZAÇÃO VIA PRINCÍPIOS CONTÁBEIS DEMONSTRA ÇÕES CONTÁBEIS SOCIETÁRIA OU FINANCEIRA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS E INSTRUÇÕES DA CVM

8 O CONTROLE É A ALMA DO NEGÓCIO A medida que a empresa vai subindo na pirâmide, o seu nível de controle terá que ser cada vez maior M Pequenas G

9 O ATIVO RECURSOS ECONÔMICOS POSSUÍDOS POR UMA EMPRESA CARACTERÍSTICAS DE UM REGISTRO NO ATIVO SEJA BENS OU DIREITOS PRECISA APRESENTAR CAPACIDADE DE GERAR BENEFÍCIOS/RECURSOS NO PRESENTE E FUTURO SER MENSURÁVEL MONETARIAMENTE

10 O PASSIVO A CARACTERÍSTICA DE UM PASSIVO É UM SACRIFICIO PARA SE CONSEGUIR ATIVOS OU SERVIÇOS EM UM FUTURO. A RAZÃO PARA ISTO É QUE UMA OBRIGAÇÃO PRESENTE EXISTA. Exemplos: O livro Pai rico Pai pobre Compra de um Carro

11 CAPITAL DE GIRO É O OXIGÊNIO NECESSÁRIO PARA A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA Os mistérios do Capital de Giro Bens, Direitos e Obrigações de Curto Prazo (Vencimento até 360 dias) Ciclo Operacional, Financeiro e de Produção Contas Financeiras e Operacionais Efeito Tesoura

12 Gestão do Capital de Giro recepção materiais pagamento fornecedor venda produto recebimento venda ciclo operacional ciclo econômico ciclo financeiro

13 DIVISÃO DO CAPITAL DE GIRO NCG NECESSIDADE de Recursos que a empresa precisa para financiar seus Clientes e seu nível de Estocagem TESOURARIA São as DISPONIBILIDADES (-) os FINANCIAMENTOS de CURTO PRAZO como Empréstimos e Descontos de Duplicatas

14 EFEITO TESOURA ITENS19731974197519761977 VENDAS1.0002.0004.0008.00016.000 NCG (25% das Vendas) 250 5001.0002.000 4.000 AUTOFINANCIAMENTO (10% das Vendas) 100 200 400 800 1.600 CDG 250 450 8501.650 3.250 ST 0 ( 50 ) (150) (350) ( 750 ) Pof. MF

15 CUSTOS PREMISSAS BÁSICAS DE REDUÇÃO NADA É MENOS PRODUTIVO, DO QUE FAZER DE MODO MAIS EFICIENTE O QUE NÃO PRECISA SER FEITO AO SOMARMOS OS DISPERDÍCIOS/PERDAS DOS PEQUENOS CUSTOS, AO LONGO DE UM EXERCÍCIO, TEREMOS DEIXADO DE LUCRAR UMA QUANTIA RELEVANTE A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ORDENADO E CONSCIENTE ANTES DA OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR O CUSTO FINANCEIRO DOS ESTOQUES – JUST IN TIME O CUSTO DO FINANCIAMENTO AO CLIENTE MARGEM x GIRO x ALAVANCAGEM (CUSTO FINANCEIRO/TAXA DE JUROS) A ORIGEM DOS PREJUÍZOS ESTA NO CUSTO FIXO

16 ALAVANCAGEM FINANCEIRA Quando o custo financeiro da dívida (Taxa de Juros), é menor que a rentabilidade da atividade da empresa como um todo Neste caso quanto mais a empresa apanhar dinheiro emprestado mais o capital do acionista cresce/alavanca

17 ALAVANCAGEM OPERACIONAL Está relacionada ao nível de custos fixos versus variáveis na estrutura de custos de uma empresa. Altos níveis de Custos Fixos = Alta Alavancagem Operacional O nível de Alavancagem operacional é importante porque afeta a variação no lucro quando das oscilações de vendas. Alta Alavancagem Operacional =. Maior risco (queda nas vendas). Maiores lucros (crescimento das vendas)

18 ALAVANCAGEM OPERACIONAL EMPRESA 1 EMPRESA 2 RECEITA DE VENDAS CUSTOS VARIÁVEIS 10.000 5.000 10.000 7.000 M C 5.000 3.000 CUSTOS FIXOS LUCRO 3.000 2.000 1.000 2.000

19 ALAVANCAGEM OPERACIONAL AUMENTO DE 20 % NAS VENDAS Que empresa terá maior aumento no Lucro? EMPRESA 1 = 20% x MC = $ 1.000 Representa 50% do Lucro EMPRESA 2 = 20% X MC = $ 600 Representa 30% do Lucro DIMINUIÇÃO DE 20% NAS VENDAS Que empresa terá maior impacto no Resultado? Também a Empresa 1

20 EXEMPLOS DE CUSTOS FIXOS MÃO DE OBRA (NORMALMENTE) DEPRECIAÇÃO ALUGUEL SEGUROS MANUTENÇÃO ENCARGOS FINANCEIROS PROPAGANDA E PUBLICIDADE PESQUISA/DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

21 DEPRECIAÇÃO/AMORTIZAÇÃO/EXAUSTÃO DEFINIÇÃO Parcela do bem levada a resultado em razão do seu uso e desgaste, para que ao final da vida útil do bem a empresa tenha condições de adquirir um novo com recursos gerados pelas operações. CARACTERÍSTICAS DIMINUI O LUCRO E AUMENTA O CAPITAL DE GIRO POIS CONSTITUI UMA DESPESA OU CUSTO NÃO DESEMBOLSÁVEL DIFERENÇAS DEPRECIAÇÃO - BENS TANGÍVEIS AMORTIZAÇÃO – BENS INTANGÍVEIS EXAUSTÃO – BENS DA NATUREZA

22 AUMENTO DA RENTABILIDADE CUSTOS x PREÇOS CICLO DE VIDA DO PRODUTO A VISÃO DE LONGO PRAZO – LUCRO É A MAIS IMPORTANTE PARA A CONTINUIDADE DO EMPREENDIMENTO A VISÃO DE CURTO PRAZO – CAIXA É FUNDAMENTAL PARA A SOBREVIVÊNCIA

23 PORQUE PRECISAMOS DA CONTABILIDADE ? Para conhecer o verdadeiro Lucro e a Rentabilidade do Investimento Para conhecer a Margem, o Giro e a Alavancagem Para identificar o Capital de Giro, sua Necessidade e a Disponibilidade ou falta de Caixa Para saber o momento certo de captar recursos de curto prazo (CDG) ou de longo prazo (Investimentos) Para saber a hora de Investir Para não engrossar a pesquisa do SEBRAE sobre a mortalidade das empresas, pois o CONTROLE é a alma de qualquer atividade, principalmente aquela em crescimento, como o setor de Pedras e Granitos

24 Muito Obrigado pela sua participação !!! Até uma próxima oportunidade... Bons Negócios em 2005 !!! “Quem tem CONTROLE cresce e quem CRESCE precisa sempre de melhores controles...”


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