Professora Andréa Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Andréa Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Andréa Martins
PROPRIEDADES COLIGATIVAS Professora Andréa Martins

2 PROPRIEDADES COLIGATIVAS
 estuda a influência do soluto na solução. São propriedades que surgem quando se adiciona um soluto não volátil a um solvente. As propriedades coligativas são: Tonoscopia; Ebulioscopia; Crioscopia; Osmoscopia.

3 PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR (PV)
é a pressão que o vapor faz sobre o próprio líquido em um recipiente fechado. No instante em que o número de moléculas que se vaporiza iguala-se ao número de moléculas que se condensa, é atingido o equilíbrio dinâmico.

4 TONOSCOPIA  estuda a variação na pressão de vapor do sistema, de uma solução em relação ao solvente puro. A pressão de vapor de um líquido puro é sempre superior a pressão de vapor de uma solução.

5 PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR (PV)
FATORES QUE ALTERAM * Temperatura Quanto maior a Temperatura, maior a agitação das moléculas , maior a formação de vapor , mais moléculas pressionando o próprio líquido, Maior a Pvapor

6 PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR (PV)
FATORES QUE ALTERAM * Volatilidade A volatilidade é a facilidade que algumas substâncias tem de mudar o estado físico de líquido para gasoso. Quanto maior a volatilidade, menor TE, maior Pvapor

7 Pressão Máxima de Vapor (PV)
FATORES QUE ALTERAM  Concentração Quanto maior a concentração, menor a evaporação, menor a pressão de vapor.

8 TEMPERATURA DE EBULIÇÃO (TE)
Pressão de vapor do líquido Pressão atmosférica local

9 Temperatura de Ebulição (TE)
Temperatura de Ebulição e a Altitude Quanto:  altitude  Patm  PV  TE Quanto:  altitude  Patm  PV  TE

10 Temperatura de Ebulição (TE)
Temperatura de Ebulição e a Concentração Quanto: Concentração TE

11 Temperatura de Ebulição (TE)
Temperatura de Ebulição e a Panela de Pressão Menor tempo de cozimento Maior a temperatura dentro da panela

12 EBULIOSCOPIA  estuda a elevação da temperatura de ebulição de uma solução em relação ao solvente puro. Elevação da TE de um líquido por meio da adição de um soluto não volátil.

13 CRIOSCOPIA estuda o abaixamento da temperatura de congelamento (TC) de uma solução em relação ao solvente puro. Congelar significa organizar. E para organizar, tem que diminuir a temperatura. Quanto: Concentração  TC

14 Diagrama de Fases DIAGRAMA DE FASES P = ponto triplo

15 OSMOSE É a Passagem do solvente do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico), através de uma membrana semipermeável (ex. papel celofane).

16 PRESSÃO OSMÓTICA ( )  é a pressão utilizada para parar a osmose.

17 OSMOSE REVERSA É quando se aplica uma pressão superior a pressão osmótica. Ex: Obtendo água potável a partir da água do mar (regiões muito áridas)


Carregar ppt "Professora Andréa Martins"
Anúncios Google