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Prof. Larissa Damasceno Larissa.damasceno@unifacex.edu.br
ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADORES Prof. Larissa Damasceno
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Introdução Quase tudo que acontece no mundo atualmente depende das organizações Elas fornecem os meios para o atendimento das necessidades humanas Para alcançarem seus objetivos, devem ser capazes de usar corretamente os seus recursos. A este processo dá-se o nome de administração.
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Organizações São grupos sociais deliberadamente orientados para realização de objetivos que de forma geral se traduzem no fornecimento de produtos ou serviços São grupos estruturados de pessoas que se juntam e controlam recursos para alcançar objetivos comuns Têm um propósito ou finalidade (razão de existir) São compostas por pessoas (decisões e atividades) Possuem uma estrutura (define e delimita o comportamento e responsabilidades de seus membros)
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Organização e Administração
RECURSOS OBJETIVOS Humanos Materiais Financeiros Espaço Tempo Processos de transformação Divisão do trabalho Produtos Serviços
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Tipos de Organizações Governo Empresas Terceiro Setor
organizações do serviço público, que administram o Estado e prestam serviços aos cidadãos Empresas organizações de negócios que objetivam vender produtos e serviços e obter lucros Terceiro Setor organizações de utilidade pública que têm origem na sociedade e não no governo. Não têm finalidade lucrativa.
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Administração É um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação de recursos para alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente Processo – modo sistemático de realizar algo Coordenação – garantem que partes interdependentes funcionem como um todo, buscando coerência entre processos e objetivos Eficiência – realização das atividades minimizando uso dos recursos (maior produtividade = maior eficiência) Eficácia – realização das atividades de modo a alcançar os objetivos estabelecidos
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Administradores Membros que têm como função guiar a organização de forma a atingir seus propósitos Decidem como e onde aplicar os recursos Papéis do Administrador (por Mintzberg) Papéis Interpessoais (forma como o administrador interage e influencia os outros) Papéis Informacionais (coleta, processamento e comunicação de informações) Papéis decisórios (eventos que implicam em tomada de decisão)
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Administradores Monitor Disseminador Porta-voz Líder Símbolo Ligação
PAPÉIS GERENCIAIS Papéis de informação Papéis interpessoais Papéis de decisão Monitor Disseminador Porta-voz Líder Símbolo Ligação Administrador de recursos Negociador Empreendedor Solucionador de Conflitos
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Habilidades dos Administradores
Habilidades Conceituais Capacidade para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo Possibilitam a análise e interpretação de situações abstratas e complexas e compreender como partes influenciam o todo Habilidades Humanas Capacidade para se relacionar com pessoas ou grupos Trabalhar e comunicar-se com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as Habilidades Técnicas Capacidade de usar ferramentas, métodos, técnicas, procedimentos e conhecimentos especializados relativos á área de atuação específica
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Administradores Classificação por nível organizacional
Atuação estratégic Abrange toda organização NÍVEL ESTRATÉGICO Administradores de topo Atuação tática, foco NÍVEL TÁTICO Gerentes em uma unidade ou área funcional NÍVEL OPERACIONAL Supervisores Atuação operacion Específica para um Operação ou tarefa EXECUÇÃO FUNCIONÁRIOS
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