Balanced Scorecard: O Exemplo da Suzano Discentes: Adelaine Facioni Silva Jessica Pereira de Melo Kariellen Apª da Cruz Fialho Docente: Adervaldo Chaves.

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1 Balanced Scorecard: O Exemplo da Suzano Discentes: Adelaine Facioni Silva Jessica Pereira de Melo Kariellen Apª da Cruz Fialho Docente: Adervaldo Chaves Ribeiro

2 Balanced Scorecard: o Exemplo da Suzano Artigo de: Sumaia Saheli Apresentado em: 2002, IX Congresso Brasileiro de Custos Conceito

3 Perspectivas tradicionais do Balanced Scorecard (BSC) PPPPPP VISÃO E ESTRATÉGIA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM PERSPECTIVA EMPRESARIAL PERSPECTIVA DO CLIENTE PERSPECTIVA FINANCEIRA

4 VISÃO E ESTRATÉGIA O Obe Objetivo Financeiro Objetivos da perspectivas do Cliente Obe Objetivo na perspectiva dos Processos internos de geração de valor para o Cliente Obe Objetivos de Aprendizado e Conhecimento

5 VISÃO E ESTRATÉGIA Aumentar o faturamento bruto(objetivo financeiro) Aumenta a motivação Aumentar a base de Cliente Aumentar a base de estabelecimentos que aceitam Cartão de Crédito.

6 Perspectivas dos acionistas e clientes Objetivos Financeiros Objetivo da Perspectiva do Cliente. Objetivos na perspectiva dos processos internos de geração de valor para o cliente.

7 MEDIDAS Para realização do BSC, foram contratadas duas empresas de consultoria: a Symantec para o BSC e a SAP para o BW (uma ferramenta de gestão de informação). Os diretores foram convidados a apresentar cada objetivo estratégico a ser alcançado na empresa, logo depois foram criados indicadores chaves de desempenho para painel estratégico da companhia e então transmitido para o nível gerencial detalhar e transformar em ações.

8 O QUE SE APLICOU ? BALANCED SCORECARD DA CIA SUZANO Dimensão Financeira RSPL, EBITDA, Margem de Contribuição dos Produtos, Fluxo de Caixa, Estrutura de receitas, Endividamento. Dimensão do Cliente Share of Mind, Posicionamento de Preços, Intenção de compras, Qualidade e imagem de Marca. Dimensão Aprendizado e Crescimento Turn Over, Clima Organizacional EX, Clima Organizacional OP, Índice de Disponibilidade do Sistema. Dimensão Interna Prazo de estocagem; Custo de Logística; Qualidade dos Fornecedores; Horas Paradas; Rendimento; Grau de ocupação; Acuracidade do Mix; Rendimento das Florestas; Custo da Madeira. Visão De Futuro

9 VISÃO DE FUTURO DA SUZANO “Assegurar a perpetuação da empresa através de uma permanente remuneração adequada dos seus acionistas, liderando constantemente inovações no setor de papel, buscando a melhoria contínua dos produtos e serviços como uma empresa global, atraindo e retendo talentos, assegurando a disponibilidade e a qualidade dos recursos florestais em consonância com os princípios do Desenvolvimento Sustentável.”

10 Índices Financeiro e Econômicos 1999 2000 2001 Estrutura de Capitais Grau de Endividamento Perfil de Endividamento Imobilização dos Recursos Próprios Imobilização dos Recursos não Correntes 57% 53% 134% 34% 45% 27% 132% 128% 200% 96% 99% 101% Liquidez Liquidez Corrente Liquides Seca Liquides Geral 1,01 0,77 0,79 0,57 0,45 0,48 0,44 0,47 0,26 Rentabilidade Margem Líquida Giro do Ativo Rentabilidade do Ativo (ROI ou ROA) Rentabilidade do Capital Próprio (RSLP) 14% 59% 30% 0,33 0,34 0,34 5% 20% 10% 7% 31% 19% Evolução dos Indicadores Financeiros

11 Evolução dos Indicadores de Atividades Índices de Atividade Ciclo Operacional 108 101 121 Período Médio de Estocagem Período Médio de Recebimento Ciclo Financeiro 81 66 79 Ciclo Operacional Período Médio de Pagamento 60 61 68 48 40 53 108 101 121 27 35 42

12 Os fatores Críticos para o sucesso do BSC na Suzano e os Benefícios alcançados Pontos Críticos para o Sucesso Integração entre Symnetics e SAP; Integração da equipe de consultores com a equipe de consultores com a equipe interna; Centralização dos painéis de gerenciamento; Foco nas metas estratégicas; Clareza dos objetos estratégicos; Prioridades em ação de plano estratégicos; Comprometimento e envolvimento para os objetivos estratégicos; Apoio da alta Administração.

13 Os fatores Críticos para o sucesso do BSC na Suzano e os Benefícios alcançados Benefícios Traduzir a visão de futuro; Promover consenso e comprometimento; Alinhar a organização; Integrar o planejamento estratégico; Direcionar a alocação de recursos; Tomar o gerenciamento da estratégica mais efetivo; Visão multidimensional das informações; Redução de custos; Otimização de trabalhos; Qualidade das informações; Agilidade.


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