Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
Publicoujessica jeu Alterado mais de 2 anos atrás
1
TOMADA DE DECISÃO EM ENFERMAGEM Escola Profissional de Técnico em Enfermagem Disciplina: Administração em Enfermagem Docente: Daniela Alves
2
CONCEITO Segundo Webster (1991), é “necessariamente escolher entre uma ou mais alternativas ou opções, com vistas a alcançar um resultado desejado”. É o processo que envolve decisões, escolhas tomadas com base em propósitos, sendo as ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.
3
Segundo Moron (1998, p.13), “as decisões são tomadas em resposta a algum problema a ser resolvido, alguma necessidade a ser satisfeita ou algum objetivo a ser alcançado. A decisão envolve um processo, isto é, uma seqüência de passos ou fases que se sucedem. Este é o processo de tomada de decisão”.
4
O processo decisório é realizado na forma de “cadeias de decisões”, pois envolve avaliações, mudanças e aprimoramentos, sempre buscando a melhor decisão, que poderá ser substituída, posteriormente. Como processo, envolve fenômenos individuais e sociais, fatos e valores. Embora sejam buscadas decisões lógicas e racionais, os comportamentos envolvidos implicam sempre aspectos subjetivos, pessoais e éticos, que antecedem e ultrapassam o momento da decisão (SIMON, apud KURCGANT, 1991).
5
ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO Percepção do problema; Definição do problema; Coleta de dados; Análise de dados; Redefinição do problema; Procura de soluções alternativas; Escolha ou decisão; Implementação; Avaliação.
6
TOMADA DECISÃO EM ENFERMAGEM O enfermeiro é confrontado com o processo decisório que compreende o poder de decidir, ou seja, determinar o que deve ser feito, opinar, escolher e optar acerca de algo, possuindo como objetivos a ação do momento e a descrição de um futuro provável. As metas na assistência são normalmente imediatistas, de curto prazo, devido à complexidade de situações envolvidas e à necessidade de decidir rapidamente – já que sempre está relacionada à saúde e à vida humana.
7
A decisão na clínica da Enfermagem exige maior responsabilidade e autonomia de julgamento e de decisão do enfermeiro, além de qualidade de informação, de raciocínio e de decisão clínica (JESUS, 2002). Para a enfermagem é permanente o desafio de enfrentar processos decisórios, tanto no campo assistencial, quanto no campo administrativo. TOMADA DECISÃO EM ENFERMAGEM
8
A tomada de decisão é um processo complexo que exige das diferentes categorias profissionais ampla participação e busca de informação para que seja possível um maior número de decisões assertivas. O técnico em enfermagem tem poder de tomada de decisão em casos de risco de vida e também devem participar ativamente neste processo. TOMADA DECISÃO EM ENFERMAGEM
10
REFERÊNCIAS ARNDT C; HUCKABAY L. Administração em Enfermagem. Rio de Janeiro: Ed.Interamericana, 1983. 93p. BERTO GS; CUNHA KC. A Participação do enfermeiro no processo decisório. Texto e Contexto Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós- Graduação em Enfermagem, Florianópolis, vol.1,p.737-751, maio a agosto de 2000.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.