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Cadeia de Valor.

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Apresentação em tema: "Cadeia de Valor."— Transcrição da apresentação:

1 Cadeia de Valor

2 Porter Três conceitos básicos para realizar a análise estratégica:
O primeiro está relacionado à atratividade relativa do setor em termos de lucro, que varia em função das cinco forças competitivas. O segundo está relacionado ao posicionamento competitivo – liderança de custos, diferenciação e foco – visando alcançar um retorno superior e um desempenho superior. Esses posicionamentos são chamados estratégias genéricas. O terceiro conceito está relacionado à cadeia de valor da empresa. A análise das fontes de vantagem competitiva deve acontecer na cadeia de valor da empresa. Relacionar os conceitos com a seqüência da aula. As forças competitivas e as estratégias genéricas foram abordadas semana passada.

3 Cadeia de Valor Conjunto interligado de atividades criadoras de valor que começa nas matérias-primas básicas vindas de fornecedores, passa por uma série de atividades que agregam valor, relacionadas à produção e comercialização do produto e/ou serviço e termina nos distribuidores, colocando o produto nas mãos dos consumidores

4 Cadeia de Valor - Porter
A análise de fontes de vantagem competitiva tem de ocorrer na Cadeia de Valor, ou seja, nas atividades distintas que uma empresa realiza, para projetar, produzir, comercializar, entregar e oferecer suporte ao cliente. A cadeia de valor consiste em cinco atividades primárias e quatro atividades de apoio.

5 Cadeia de Valor - Porter
Infra Infra Infra Infra - - - - estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Atividades de apoio MARGEM MARGEM Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Aquisição e Compras í í í s s s Logística de fora para dentro Logística de dentro para fora Mkt e Mkt Mkt Mkt e e e Serviços Operações Log Log Log í í í stica stica stica Log Log Log Vendas vendas vendas vendas MARGEM de de de Opera Opera Opera ç ç ç ões ões ões tica tica tica Servi Servi Servi entrada entrada entrada externa externa externa Atividades primárias

6 Atividades primárias Logística de fora para dentro
Atividades relacionadas ao processo de receber, estocar e distribuir insumos. Operações Atividades necessárias para transformar os insumos em produtos acabados. Logística de dentro para fora Atividades relacionadas com receber , estocar e distribuir o produto final aos consumidores. Mkt e vendas Atividades relacionadas ao processo de induzir e possibilitar aos consumidores comprar produtos. Serviços Atividades desenhadas para melhorar ou manter o valor do produto. Buscar exemplos de fontes de vantagem competitiva na cadeia de valor. Alguns exemplos: MKT e vendas - Natura, com sua equipe de vendas diretas e campanhas institucionais que “vendem” a imagem da empresa – bem estar bem Serviços – Caterpillar, que se diferencia dos seus concorrentes por meio do serviço de atendimento aos clientes – se o seu trator quebrar, ela vai ter as peças de reposição necessárias e vai consertá-lo rapidamente. Outro exemplo é o atendimento à clientes da Amex. Operações – processo de fabricação de pneus da Pirelli, conhecido como sistema modular integrado robotizado, que reduziu os custos em 25% e aumentou a qualidade do produto Logística Interna – Natura e o processo automatizado de separar os diferentes pedidos.

7 Atividades de apoio Infraestrutura da empresa
Atividades relacionadas com gerência geral, planejamento, finanças, contabilidade, relações com o governo, etc. Gestão de RH Atividades de recrutar, contratar, treinar, desenvolver e remunerar funcionários. Desenvolvimento de tecnologia Atividade de melhoria de produtos e de processos. Aquisições e Compras Atividades necessárias para comprar os insumos necessários. Exemplos de atividades de apoio Gestão de RH – de novo a Natura é um bom exemplo. Tanto a gestão dos seus funcionários internos quanto a gestão de RH das consultoras (que são clientes, porém, por meio de um processo de treinamento, desenvolvimento e relacionamento, podem ser consideradas uma extensão da Natura).

8 Cadeia de Valor Fabricante de Móveis
Infra Infra Infra Infra - - - - estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa estrutura da empresa Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Gestão de RH Atividades de apoio MARGEM MARGEM Manutenção Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Desenvolvimento de Tecnologia Compras Logística de dentro para fora Entrega para cliente í í í s s s Logística de fora para dentro Matérias-primas Mkt e Fabricantes, de modo geral, tem uma cadeia de valor similar: entrada de materias-primas, processamento, distribuição. Sinta-se à vontade para discutir outro exemplo de fabricante (alimentos, automóveis etc) Operações Fabricação do móvel Mkt Mkt Mkt e e e Serviços Pós-venda Instalação Vendas vendedores Log Log Log í í í stica stica stica Log Log Log vendas vendas vendas MARGEM de de de Opera Opera Opera ç ç ç ões ões ões tica tica tica Servi Servi Servi entrada entrada entrada externa externa externa Atividades primárias

9 Cadeia de valor - Bancos
Marketing vendas Logistica de fora.. Operações serviços Logistica de dentro... Investimento Contas Gestão de Ativos IPO M&A Consultoria Outros Crédito Marketing Gestão da marca Gestão de segmentos Suporte a Vendas Pagamento Depósito Securities Produtos Financeiros Securitização Trading Investimento Corporativo Créditos Custódia Outros Ativos A cadeia de valor apresentada por Porter é um modelo geral. Em função do tipo de atividade é possível adapta-la. Nesse trecho, é possível resgatar o conceito de dinâmica competitiva (cinco forças de Porter) antes de entrar na discussão da cadeia de valor: Participantes Tradicionais Bancos Corretoras Financeiras Seguradoras Administradoras de Cartões de Crédito Novos Entrantes Grandes Cadeias de Varejo (Bancos de Supermercado) Empresas Internet: sites de investimento, e-payment, etc. Especialistas: assessores de investimento, on-line brokers, bancos de transações Produtos substitutos : não há Poder de Barganha dos Clientes: em geral, baixo. Clientes cada vez mais capacitados, exigentes em qualidade, sensíveis a preços, menos fiéis a um banco específico e demandantes de tratamento especializado e personalizado. Poder de Barganha do Fornecedor: Em geral, baixo, fornecedor também é o cliente. Existem os casos dos acordos entre bancos (reseguros, linhas de créditos etc), onde o poder de barganha do fornecedor é alto. No caso do setor bancário, diferenes tipos de banco valorizam diferentes atividades na Cadeia de Valor. Por exemplo, Bancos de Varejo privilegiam, nas atividades primárias, operações e, nas atividades de apoio, desenvolvimento de tecnologia. Bancos de Investimento se voltam mais para serviços e existe uma preocupação maior com a atividade de gerenciamento de risco. É importante observar, nas atividades secundárias, a importância da Gestão de Risco. Gerenciamento de Risco Desenvolvimento de Tecnologia Recursos Humanos Infra-estrutura

10 Cadeia de Valor de uma instituição de Ensino Superior

11 A criação de valor se dá pelo desenvolvimento de competências
Atividades e/ou processos organizacionais que criam, direta ou indiretamente, valor para o negócio. A criação de valor está relacionada tanto à Cadeia de Valor quanto à estrutura, estratégia, gestão, cultura etc A criação de valor se dá pelo desenvolvimento de competências Encerrar a aula abrindo a discussão do caso Fedex – como ela gerencia a sua cadeia de valor. A discussão sobre competências será abrodada na segunda parte da aula, depois do caso FEDEX.


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