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Centro Pop João Dorvalino Borba

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Apresentação em tema: "Centro Pop João Dorvalino Borba"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Pop João Dorvalino Borba
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua Centro Pop João Dorvalino Borba

2 Oferta de serviço especializado para pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia e/ou sobrevivência. “Objetiva assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e/ou familiares, tendo em vista a construção de novos projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua”. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop / SUAS e população de Rua -Volume III. Brasília, 2011.

3 Rua Visconde de Guarapuava, Centro Telefones: /

4 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a sexta: das 7h15min às 20h00min ou até o término das refeições Sábados, domingos e feriados das: 8h00min às 20h00min

5 PÚBLICO ATENDIDO: FORMAS DE ACESSO:
O Centro Pop João Dorvalino Borba atende a população adulta de Curitiba, de ambos os sexos, em situação de rua. Em casos de identificação de migrante é realizada orientação quanto os serviços ofertados pela Casa da Acolhida e Regresso – CAR. FORMAS DE ACESSO: - Busca espontânea - Encaminhamentos realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, ou outros serviços, programas ou projetos da rede socioassistencial, das demais políticas públicas setoriais ou órgãos de defesa de direitos.

6 Equipe fas Centro Pop Boqueirão: 1 assistente social 1 educadora
Coordenador (Formação em Serviço Social) Apoio técnico (Formação em Psicologia) Técnicos: 1 assistente social , 1 psicólogo. Educadores sociais: 12 profissionais (6 manhã/6 tarde) Auxiliares administrativos: 3 profissionais Artífice: 1 profissional Centro Pop Boqueirão: 1 assistente social 1 educadora

7 Secretaria Municipal de DEFESA SOCIAL
EQUIPE TERCEIRIZADAS Alimentação Risotolândia: 1 profissional Tecnolimp: (4 profissionais em escala 12x36) Limpeza Tecnolimp: 4 profissionais em escala 12x36 e 3 profissionais em escala diária de 8 h Instrutores de oficinas: 7 profissionais Secretaria Municipal de DEFESA SOCIAL Guardas Municipais: 4 profissionais em escala de 12x36

8 ONG’S E VOLUNTÁRIOS Mãos que Apoiam/Casa do Peregrino (jantar)
Ordem Franciscana/Amigos do Botânico (jantar) ABASC (jantar e oficina) ABBA (jantar) Federação Espírita (jantar) Congregação Vicentina (jantar) Profissional de Gastronomia – Oficina de Culinária (Du Cheff) Artesão – Oficina de Artesanato (Reciclagem)

9 OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Alimentação: Café da manhã (08h00min), almoço (11h30min), Café da tarde (15h30min) (confeccionado por profissionais de empresa terceirizada com produtos adquiridos pela FAS); e Jantar (a partir das 18h00min organizado e ofertado por – ONGs parceiras). Higiene: Pessoal e de roupas (com oferta de banhos, escova e pasta dental, desodorante, sabonete, aparelho de barbear descartável, toalhas de banho e sabão para lavagem das roupas). Ofertados no período da manhã e da tarde antes do início das atividades.

10 OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Guarda de pertences: vinculada a participação nas atividades diárias e permanência do usuário no Centro Pop João Dorvalino Borba. Inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais. Oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização: artesanato, expressão musical, violão, canto, cidadania, breaking, educomunicação, artes visuais, legislação, atividade esportiva, fotografia, culinária, leitura, jogos e atividades culturais (efetivadas por educadores sociais e instrutores de empresa conveniada com a Fundação de ação Social). Início no período da manhã às 09h30min e a tarde às 14h00min.

11 OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Curso: Inclusão digital Grupo de sensibilização: “Fala coração” (desenvolvida pela ONG (ABASC) para envio de usuários do serviço para comunidade terapêutica); Grupo de inclusão produtiva: do programa “Vitrine Social” da Diretoria de Geração de Trabalho e Renda, que objetiva desenvolver em grupo características empreendedoras e ofertar de cursos direcionados à aprendizagem de serigrafia com possibilidade de comercialização nas feiras artesanais de Curitiba; Educação de Jovens e Adultos: atividade em parceria com o Programa Hora do EJA - SME

12 OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO - INDIVIDUAL: - Acolhida, entrevista inicial (escuta qualificada), diagnóstico e levantamento de demandas, pactuação do plano individualizado de intervenção (planejamento de ações e encaminhamentos para viabilizar a superação da condição de rua), orientações pontuais. - Encaminhamentos diversos: (documentação civil, cursos profissionalizantes, tratamentos especializados de saúde em hospitais, clínicas e comunidades terapêuticas, unidades de acolhimento e convivência, inclusão na Rede Solidária para a pessoa em situação de rua, CREAS, CRAS).

13 OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO - INDIVIDUAL: - Articulação e viabilização do acesso a outras Políticas Públicas, equipamentos e serviços socioassistenciais. - Contatos com familiares e sensibilização para o resgate de vínculos que favoreçam o retorno familiar. - Visita domiciliar e institucional (em casos de retorno familiar, saída de serviço de acolhimento para pensão ou residência e encaminhamentos para acolhimento e/ou tratamento especializado de saúde). - Monitoramento das ações pactuadas com o usuário no plano de intervenção individualizado, encaminhamentos e demais intervenções.

14 OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO: - Grupos: - Reunião de acolhida: Ocorre quinzenalmente e objetiva ofertar acolhimento de novos usuários do serviço com orientação a respeito do funcionamento do Centro Pop João Dorvalino Borba. - Grupos de reflexão: “Projeto Vida”, “Time da Vida” “Planejamento e Mudança”, com diferentes temáticas que objetivam favorecer a promoção à superação da situação de rua. Em 2012 os grupos abordaram a construção do projeto de vida e a superação de problemas.

15 AÇÕES COM A EQUIPE “Cuidando do cuidador”: focou com o grupo de educadores sociais reflexões acerca “Grupos reflexivos”: reuniões temáticas com a equipe objetivando a reflexão acerca do papel profissional, funcionamento da equipe, estudo sobre o público alvo e os diferentes fatores da realidade da pessoa em situação de rua;

16 Atendimentos em 2012 22 pessoas encaminhadas para tratamento da dependência química, 43 para cursos profissionalizantes, 64 foram inseridos no mercado de trabalho (formal e informal), 50 cadastros únicos de usuários (CADÚnico). Ref. Dez/2012 – 23 recebem o benefício Bolsa Família

17 Atendimentos em 2012 Através da Rede Solidária do Morador de Rua, atualmente 08 usuários são beneficiados com o cartão do Armazém da Família/Secretaria Municipal do Abastecimento/acompanhamento. Foram inscritos 16 usuários para o Projeto Minha Casa Minha Vida em parceria com a Companhia de Habitação de Curitiba/COHAB.

18 avanços Rede Solidária: Rede formada por participantes governamentais e Não-Governamentais em reuniões mensais que acompanham produtos pactuados no Plano de Governo. (COHAB - vulnertabilidade, SMAB – subsidio alimentar, GM (abordagem social). Comitê Interssetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional da Pessoa em Situação de Rua em Curitiba (CIAMP) – Decreto nº 1226 – 22/08/2012. Orgão consultivo, propositivo e de Assessoramento sobre a Implementação da Política Nacional. Procotolo das unidades de atendimento à pessoa em situação de rua.

19 SALA DE ARTESANATO, SERIGRAFIA E ACOLHIDA
BIBLIOTECA REFEITÓRIO GUARDA DE PERTENCES

20 “Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje.
Temos que saber o que fomos, para saber o que seremos” Paulo Freire Cynthia Etsuko Takahashi de Lima Gisele Cristina dos Santos Brito Fone:


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