A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO
EMÍLIA FERREIRO Org. Profª Drª Vanise Gomes

2     新华网北京8月5日电(记者姚润丰)针对当前的防台风形势,国家防汛抗旱总指挥部5日20时召开异地视频会议,全面动员、部署台风防御工作,并宣布于5日21时启动防汛Ⅲ级应急响应。各有关地区、部门也启动应急响应机制和防台风工作预案,全力做好第9号热带风暴的防御工作。     今年第9号热带风暴“北冕”于5日8时在南海北部生成,有可能在广东沿海一带登陆。5日19时,“北冕”的中心位于广东省台山市东南大约240公里的南海北部海面上,中心附近最大风力8级,风速20米每秒,预计将以每小时15公里的速度向西北偏西方向移动,强度继续加强,并将于6日在广东中西部沿海登陆。     

3 चीन के सिछुआन प्रांत में मंगलवार को भूकंप की खबर है जिसकी तीव्रता रिक्टर पैमाने पर 6 मापी गई. अमेरिकी भूगर्भ सर्वेक्षण के मुताबिक यह भूकंप उस इलाके के करीब आया है जहां तीन महीने पहले आए भूकंप में 70 हजार लोग मारे गए थे. चीन के भूकंप प्रशासन के एक अधिकारी ने सिछुआन में 'भूकंप के बाद के झटकों' की पुष्टि की है और कहा है कि अभी तक जान माल के.

4 Storm Provides Relief for Oil Prices
Even before Tropical Storm Edouard began moving over the coast of Southeast Texas on Tuesday morning with 50 mile-per-hour winds and intense rain, an important group was sending the all-clear signal...

5 ONU: falta a México en Metas del Milenio
Sin embargo, Ban Ki-Moon felicitó a Calderón por su lucha contra el crimen organizado y ofreció asistencia técina de las Naciones Unidas en la materia, si México lo solicita.  El secretario general de la ONU pidió al jefe del Ejecutivo redoblar esfuerzos en los objetivos sociales. Foto: Claudia Guadarrama...

6 “Não há forma de recuperar por introspecção a visão do sistema de escrita que tivemos quando éramos analfabetos (porque todos fomos analfabetos em algum momento). Somente o conhecimento da evolução psicogenética pode nos obrigar a abandonar uma visão adultocêntrica do processo” (p.32).

7 IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Natureza (constituição) do objeto do conhecimento envolvendo a aprendizagem da escrita

8 Representação alfabética
Concepção das crianças Concepção dos professores

9 CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA
DEPENDENDO DA FORMA COMO A ESCRITA É CONCEBIDA, MUDAM AS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA REPRESENTAÇÃO

10 CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA
EXERCITAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO MA - ME - MI - MO - MU LINGUAGEM REDUZIDA A UMA SÉRIES DE SONS

11 CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA
“[...] ao dissociar o significante sonoro do significado, destruímos o signo lingüístico” (p15). Palavra falada Palavra escrita /MACACO/ MA- ME- MI- MO- MU MACACO

12 REPRESENTAÇÃO - Um elemento X não é igual a uma realidade R

13 = = Vínculo entre X e R pode ser analógico ou arbitrário FLOR
“Objeto real” Representação = = FLOR

14 CÓDIGO DE TRANSCRIÇÃO GRÁFICA
- Aprendizagem da escrita é concebida como uma técnica. REPRESENTAÇÃO - Aprendizagem da escrita se converte na apropriação de um novo objeto do conhecimento, em uma aprendizagem conceitual.

15 Sistema alfabético privilegia relação de diferença entre significantes
Significante: CASA Significado: lar, local de aconchego

16 “Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está nos oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para poder ser avaliado”

17 Aprender a ler as escritas infantis requer uma atitude teórica definida

18 ALGUNS IMPORTANTES QUESTIONAMENTOS
A criança aprende apenas na escola? Crianças precisam de permissão para aprender? É a escola quem dá autorização para a acriança aprender?

19 SABER OU SABERES? “Saber algo a respeito de certo objeto não quer dizer saber algo socialmente aceito como conhecimento”. Modo tradicional de considerar a escrita: percebe somente o aspecto gráfico, sem considerar o aspecto construtivo.

20 PERÍODOS DA ESCRITA BORBOLETA
Distinção entre modo de representação icônico e não icônico BORBOLETA

21 2.Construção de formas de diferenciação

22 Escrita com diferenciações interfigurais

23 3. Fonetização da escrita (que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético)

24

25

26 " Ler não é decifrar, escrever não é copiar".
Emilia Ferreiro não criou um método de alfabetização, como ouvimos muitas escolas erroneamente apregoarem, e sim, procurou observar como se realiza a construção da linguagem escrita na criança. Os resultados de suas pesquisas permitem conhecer a maneira com que a criança concebe o processo de escrita.Neste sentido, as teorias pedagógicas e metodológicas, nos apontam caminhos para alfabetizar, contribuindo para que muitos equívocos sobre a escrita possam ser evitados e desmistificando certos mitos vigentes em nossas escolas, como por exemplo, o erro .


Carregar ppt "REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google