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GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE

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Apresentação em tema: "GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
Alunas: Ana Carolina e Larissa Orsi Professor José Oliveira da Silva

2 AGENDA Introdução Gestão do Conhecimento
Tecnologias que suportam a Gestão do Conhecimento Desafios da Gestão do Conhecimento Oportunidades na Gestão do Conhecimento Exemplos

3 INTRODUÇÃO CONHECIMENTO HUMANO TÁCITO EXPLÍCITO
Conhecimento pessoal incorporado a experiência individual Envolve fatores intangíveis (emoções, habilidades) Fator importante de competitividade entre as organizações Avaliação por meio da ação Pode ser articulado em linguagem formal Facilmente transmitido, sistematizado e comunicado Principal dinâmica da criação do conhecimento na organização de negócios

4 INTRODUÇÃO Para se tornar uma empresa que gera conhecimento, a organização deve completar uma “espiral do conhecimento” COMPETIÇÃO SOCIALIZAÇÃO Compartilhamento de experiências EXTERNALIZAÇÃO Conversão do conhecimento tácito em explicito INTERNALIZAÇÃO Incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito COMBINAÇÃO Sistematização de conceitos Espiral que vai de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito, e finalmente, de explícito a tácito. Logo, o conhecimento deve ser articulado e então internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa. Socialização é o compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática (tácito para tácito). Articulação / externalização é a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo ( tácito para explícito). Combinação: padronização do conhecimento, é juntá-lo em um manual ou guia de trabalho e incorporá-lo a um produto (explícito para explícito). Internalização é quando novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização e outras pessoas começam a internalizá-los e utilizam para aumentar, estender e reenquadrar seu próprio conhecimento tácito (explícito para tácito). COOPERAÇÃO

5 AGENDA Introdução Gestão do Conhecimento
Tecnologias que suportam a Gestão do Conhecimento Desafios da Gestão do Conhecimento Oportunidades na Gestão do Conhecimento Exemplos

6 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento refere-se a uma abordagem multidisciplinar para atingir objetivos organizacionais fazendo o melhor uso do conhecimento. Concentra-se em processos como a aquisição, criação e compartilhamento de conhecimento e as bases culturais e técnicas que lhes dão suporte. Na economia baseada na informação de hoje, as empresas descobrem as maiores oportunidades – e por fim, obtêm os maiores valores – de ativos intelectuais em vez de ativos físicos.

7 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Um programa de GC eficaz deve auxiliar a organização a: Promover a inovação, incentivando a livre circulação de ideias; Melhorar a tomada de decisão; Melhorar o atendimento ao cliente agilizando o tempo de resposta; Aumentar a receita, colocando produtos e serviços no mercado mais rapidamente; Melhorar a taxa de retenção de funcionários reconhecendo o valor do seu conhecimento e recompensando-os por isso; Agilizar as operações e reduzir os custos eliminando processos redundantes e desnecessários.

8 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Um dos principais problemas é a tendência das pessoas de reter seus conhecimentos. Mesmo que não intencionalmente, pode haver falta de motivação a mostrar o que sabem. É um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve: GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA

9 AGENDA Introdução Gestão do Conhecimento
Tecnologias que suportam a Gestão do Conhecimento Desafios da Gestão do Conhecimento Oportunidades na Gestão do Conhecimento Exemplos

10 Sistemas de apoio a decisão
TECNOLOGIAS QUE SUPORTAM A GC Fluxo de trabalho Internet Gestão de projetos Gestão de documentos TECNOLOGIAS DE GC Conferências Web Intranet These technologies roughly correlate to four main stages of the KM life cycle: Knowledge is acquired or captured using intranets, extranets, groupware, web conferencing, and document management systems.  An organizational memory is formed by refining, organizing, and storing knowledge using structured repositories such as data warehouses. Knowledge is distributed through education, training programs, automated knowledge based systems, expert networks.  Knowledge is Applied or leveraged for further learning and innovation via mining of the organizational memory and the application of expert systems such as decision support systems.   All of these stages are enhanced by effective workflow and project management. Armazém de dados Sistemas de apoio a decisão

11 AGENDA Introdução Gestão do Conhecimento
Tecnologias que suportam a Gestão do Conhecimento Desafios da Gestão do Conhecimento Oportunidades na Gestão do Conhecimento Exemplos

12 1. BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESAFIOS DA GC 1. BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Ao se compreender as bases de um processo de Gestão, pode-se planejar melhor o processo que ele enseja, assim como mapear os riscos previstos, criando estratégias para minimizá-los e maximizar os ganhos. Tornou-se um processo central na busca de inteligência competitiva e tem crescido cada dia mais, com propostas cada vez mais bem desenvolvidas e com estratégias sucedidas. Apesar de duas décadas de existência, a GC ainda não possui muitos relatos de experiências e análise de casos que permita um vasto benchmark devido ao andamento de seu processo nas organizações.

13 2. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Indicadores de Ativos Intangíveis
DESAFIOS DA GC 2. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS A Gestão do Conhecimento precisa ser avaliada naquilo que gere, ou seja, no intangível para que metas sejam redirecionadas e ganhos maximizados. Indicadores de Ativos Intangíveis ESTRUTURA INTERNA ESTRUTURA EXTERNA COMPETÊNCIAS Investimento em P&D Plano de carreiras Sistemas de remuneração Relação com Cliente e Fornecedor Diálogo com a sociedade Qualificação funcionários Comprometimento e criatividade observada As pessoas são os únicos verdadeiros agentes na empresa e, assim sendo, todos os ativos e estruturas – quer tangíveis ou intangíveis – são resultados das ações humanas. Todos eles dependem das pessoas, em última instância, para continuar a existir e por isso a melhor mensuração é aquela que considera tal fato.

14 3. COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO
DESAFIOS DA GC 3. COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO O conhecimento que não é compartilhado fica desgastado e pode ser facilmente perdido, daí a necessidade constante de conversão de conhecimento através do compartilhamento. Desafios: Desenvolvimento de competências humanas internas Criação de ambientes que estimulem a criatividade Gestão adequada de pessoas Estímulo ao desenvolvimento de comunidades virtuais

15 AGENDA Introdução Gestão do Conhecimento
Tecnologias que suportam a Gestão do Conhecimento Desafios da Gestão do Conhecimento Oportunidades na Gestão do Conhecimento Exemplos

16 1. MAIOR CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE
OPORTUNIDADES NA GC 1. MAIOR CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE Dar maior importância às pessoas do que aos bens tangíveis As pessoas detêm os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, diagnosticar problemas e otimizar processos internos, enquanto os equipamentos usados nas operações são meros coadjuvantes para tal fim. O compartilhamento daquilo que as pessoas sabem ajuda a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia

17 2. RETORNOS EXPONENCIAIS
OPORTUNIDADES NA GC 2. RETORNOS EXPONENCIAIS Retorno = ganhos / investimento Conhecimento reutilizado em novos contextos pode trazer ganhos enormes com investimento mínimos de tempo ou de novos conhecimentos. Qual é o retorno, para uma grande corporação, da reaplicação em várias outras fábricas de um novo método que reduz significativamente o custo operacional e que foi desenvolvido em uma de suas fábricas? Quanto vale o compartilhamento de conhecimento?

18 AGENDA Introdução Gestão do Conhecimento
Tecnologias que suportam a Gestão do Conhecimento Desafios da Gestão do Conhecimento Oportunidades na Gestão do Conhecimento Exemplos

19 EXEMPLOS

20 Benchmarking com outras plantas e áreas
Grupos CCQ Kaizen Treinamentos Benchmarking com outras plantas e áreas Padronização Processos e sistemas, identificação organizacional, métodos, ferramentas, materiais de treinamento, procedimentos. Proteção do conhecimento

21 Whirlpool: Missão, a Visão, os Princípios e Valores que regem a Cultura da Companhia.
Liderança: líderes e futuros líderes preparados para a gestão, com base nas competências do Modelo de Liderança da Whirlpool. Negócios: competências ligadas ao negócio. Colaboradores com visão sistêmica e estratégica. Funcional: alinhamento entre o desenvolvimento funcional e as competências estratégicas da Whirlpool no médio e longo prazo.

22 Valer – Universidade Corporativa
Rede de excelência em educação, transformando conhecimento em resultados de negócios Princípio: Gestão do Compartilhamento do Conhecimento Comunidade de interesse, Comunidades de Prática, Centros de Excelência, portais, repositórios de documentos, equipes virtuais, coaching, treinamentos, etc.

23 BIBLIOGRAFIA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: desafios e oportunidade Daniela Borges de Lima Estação Científica, Juiz de Fora, n. 03, Outubro 2006.


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