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O Estudo da Comunicação

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Apresentação em tema: "O Estudo da Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 O Estudo da Comunicação
Do marketing à propaganda

2 Comunicação de Marketing
Vida moderna Desenvolver bons produtos Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas

3 Comunicação de Marketing
O que? Como? Para quem? Com que freqüência? Comunicação: Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando

4 Comunicação de Marketing
Empresas Informar, persuadir, lembrar os consumidores Direta ou indireta Produtos e marcas. Comunicação é a voz da marca

5 Comunicação de Marketing
Para o consumidor Conhecer o produto Como e por que é usado Qual tipo de pessoa Quando e onde Quem o fabrica O que a empresa e a marca representam Incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso Para a empresa Conectar sua marca Pessoas Lugares Eventos Marcas Experiências Sensações Objetos Formação do brand equity (valor agregado)

6 Comunicação de Marketing
Mix de Comunicação de Marketing Construção do valor de marca (Brand Equity): várias ferramentas Propaganda Promoção de vendas Eventos e experiências Relações públicas e assessoria de imprensa Marketing direto Vendas pessoais COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

7 Propaganda Promoção de vendas Eventos/experiências RP Vendas pessoais Marketing direto Anúncios impressos e eletrônicos Concursos, jogos, loterias e sorteios Esportes Kits para a imprensa Apresentações de vendas Catálogos Espaços externos das embalagens Prêmios e brindes Diversão Palestras Reuniões de vendas Malas diretas Encartes das embalagens Amostragem Festivais Seminários Programas de incentivo Telemarketing Filmes Feiras setoriais Artes Relatórios anuais Amostras Vendas pela tv Manuais e brochuras Exposições Causas Doações Feiras e exposições Mala direta via fax Cartazes e folhetos Demonstrações Passeios pelas fábrica Publicações Cupons Museus corporativos Relações com a comunidade Correio de voz Reimpressão de anúncios Reembolsos parciais Atividades de rua Lobby

8 Propaganda Promoção de vendas Eventos/experiências RP Vendas pessoais Marketing direto Displays nos pontos de venda Concessões de troca Mídia de identidade empresarial Material audiovisual Programas de fidelização Revista corporativa Símbolos e logotipos Promoção no ponto de venda integrada com a propaganda Fitas de vídeo Financiamentos a juros baixos Outdoors Diversão Painéis

9 Comunicação de Marketing
Formas de se criar Brand Equity: Conscientizar sobre a marca Vincular associações corretas à marca na memória Despertar opiniões ou sentimentos positivos sobre à marca Facilitar conexão entre a marca e o consumidor

10

11 Marketing Economia estável, balanceada e utópica
Equilíbrio entre produção e consumo 400 carros 400 carros Produção Consumo

12 Marketing Economia de mercado Desequilíbrio
Consumo Capacidade de produção Necessidade de estimular o mercado 400 carros 200 carros Produção Consumo

13 Esforço mercadológico
Marketing Economia de mercado Ampliar mercado, manter ou retrair Objetivos da empresa MARKETING Esforço mercadológico

14 Marketing Fatores que influenciam na produção
Fatores que influenciam no consumo Marketing

15 Marketing Conceitos 1960 (AMA – American Marketing Association):
Desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor.

16 Marketing Conceitos 1965 – Ohio State University
Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.

17 Marketing Conceitos Philip Kotler
Marketing é um processo social e gerencial pela qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

18 Marketing Escopo de marketing Áreas diversas
Comportamento do consumidor Preço Compras Administração de vendas Gerência de produtos Comunicação mercadológica Marketing comparativo Marketing social Vias de distribuição Pesquisa mercadológica Varejo Atacado Distribuição física SER Entre outros

19 Marketing = orientador para obtenção de resultados
Sistemas de Marketing 4 P´s 4 A´s 4 C´s Produto Preço PDV Promoção Análise Adaptação Ativação Avaliação Consumidor Custo para o consumidor Comunicação Conveniência

20 Marketing Sistemas de Marketing 4 P´s
Produto: características, desempenho, modelos, tamanhos, embalagem, marca, serviços PDV: atacado, varejo, distribuidor, transporte, armazém Preço: premium, econômico, preço baixo Promoção: mix de comunicação

21 Marketing 4 A´s Sistemas de Marketing
Análise: Forças vigentes (Pesquisa de Mercado x Informação de Marketing) Adaptação: Adequar ao meio identificado (produto) Ativação: Distribuição, Logística, Venda pessoal, Comunicação Avaliação: Controle dos resultados (Auditoria de Mkt)

22 Marketing Sistemas de Marketing 4 C´s
Consumidor: necessidades e desejos Custo ao consumidor: quanto custa? Comunicação: comunicar benefícios Conveniência: proporcionar facilidades (compra e entrega)

23 Transmitir valores e significados aos outros
Comunicação Não pode ser visto como fenômeno isolado Parte de um panorama geral Várias formas de se comunicar: Palavra falada Sinais, gestos, imagens Rádio, cinema, etc Transmitir valores e significados aos outros

24 Comunicação Emissor Receptor Você quer sorvete? Meio/Mensagem
Para ter significado, receptor precisa saber interpretá-los Você quer sorvete? Meio/Mensagem Emissor Receptor

25 Comunicação Processo de transmissão de idéias entre indivíduos
Intenções, desejos, sentimentos, conhecimentos, experiências Aumenta capacidade de sobrevivência

26 Comunicação Comunicação de massa Tv Rádio Cinema Jornais Revistas
Quadrinhos Internet

27 Comunicação Comunicação de massa Herbert Blumer: massa
Qualquer profissão e camada social Diversas posições sociais: vocações, níveis culturais, riqueza Grupo anônimo Existe pouca interação ou troca de experiência entre os membros da massa

28 Vender para mais pessoas
Comunicação Propaganda Moderna Aperfeiçoamento dos meios físicos Aumento da produção industrial: Expansão da empresa Interesse por notícias além da comunidade local Vender para mais pessoas

29 Referências Bibliográficas
COBRA, Marcos. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, p. 19 – 35. SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, p. 1 – 44.


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