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INTRODUÇÃO E ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO E ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO E ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES
GESTÃO DE OPERAÇÕES I INTRODUÇÃO E ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES

2 Condições gerais Horário de entrada em aula: + 20 min
Entrada e saídas de classe: evitar Telefone celular: evitar Presença: chamada durante a aula Avaliação do curso: (PP) Prova parcial (20%) e Prova final (50%), Seminário ( 20%); participação em classe ( 10%). Telas apresentadas em classe: disponíveis na página do professor:

3 PROF. PAULO ROBERTO LEITE
GESTÃO DE OPERAÇÕES I OBJETIVO Proporcionar ao aluno o conhecimento estratégico e técnico sobre a Gestão de Operações de empresas de manufatura e serviços, a fim de se obter vantagens competitivas por meio das operações de uma firma. EMENTA A disciplina aborda essencialmente a produção de bens, mas a administração de serviços também será tratada quando ela for uma função inseparável da função produção, mantendo, assim, a visão integrada entre ambas. À medida que a empresa amplia suas atividades internacionais, assumindo uma perspectiva global, as oportunidades e resultados devem ser fruto de uma visão estratégica. Nesta perspectiva, a disciplina considera que o aluno tenha habilidades sobre as diferentes visões, mesmo que abrangente, de estratégias e de teorias de organização. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

4 GESTÃO DE OPERAÇÕES Conteúdo programático
1 . Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações 2 . Estratégia de Produção e Operações 3 . Redes de Operações na Cadeia de Valor 4 . Pacotes de Valor Gerados e Entregues pelas Operações: Compostos Bens-Serviços. 5 . Medidas e Avaliação de Desempenho em Produção e Operações. 6 . Qualidade Total e Melhoramento em Produção e Operações 7 . Ética, Sustentabilidade e Segurança em Produção e Operações 8 . Previsão e Gestão de Demanda em Produção e Operações 9 . Gestão de Projetos 10 . Projeto do Produto e Seleção de Processos (Bens e Serviços) 11 . Projeto, Medidas do Trabalho e Ergonomia

5 Bibliografia BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CORRÊA, H.; CORRÊA, C. Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços: uma abordagem estratégica, São Paulo: Atlas, 2004. HEIZER, J.; RENDER, B. Administração de operações . bens e serviços. Rio de Janeiro: LTC, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CHASE, Richard B.; JACOBS, F. Robert; AQUILANO, Nicholas J. Administração da Produção para a Vantagem Competitiva. São Paulo: McGraw-Hill, ª edição. MARTINS, P; LAUGENI, F. Administração da produção. São Paulo: Pioneira, 2006. SLACK, Nigel et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2002, 2. ed. Revistas academicas ; Revista HSM-Management; Revista Tecnologística. Fábrica dedicada viabiliza just- in- time. Fev 98; Revista Tecnologística. merge- in- transit. processo logístico para um novo consumo. Ago 99. Bancos de Dados : PROQUEST, EBSCO

6 Metodologia Aulas expositivas: Vídeos para discussão.
Material didático: resumo da matéria em telas de Power point. Vídeos para discussão. Discussão de artigos e casos em classe. Trabalho em classe: exercícios de aplicação. Seminários de grupos de alunos: sorteio de temas e datas na última semana de fevereiro. Regras específicas disponíveis na página do professor.

7 REDE DE NEGÓCIOS E OPERAÇÕES: PRODUTOS E SERVIÇOS
NEGÓCIOS OU OPERAÇÕES FLUXOS FÍSICOS ELOS OU NEGÓCIOS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS Extração MP Beneficiamento MP Produtos Distribuição Comercialização Retorno Serviços logísticos, consultorias, etc FLUXO DE INFORMAÇÕES FLUXO FINANCEIRO

8 REDE DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS PUROS

9 ÁREAS INTERNAS ENVOLVIDAS

10 DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE OPERAÇÕES
Estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisão no processamento de recursos a serem transformados (materiais, informações , consumidores ) , utilizando recursos de transformação ( instalações , pessoal ) , para a obtenção de produtos ou serviços planejados.

11 FABRICAÇÃO/MANUFATURA OPERAÇÃO DE BENS / SERVIÇOS
EVOLUÇÃO DE CONCEITO TRABALHO NO CAMPO TRABALHO EM FÁBRICAS TRABALHO EM SERVIÇOS FABRICAÇÃO/MANUFATURA CONCEITO TRADICIONAL CONCEITO MODERNO OPERAÇÃO DE BENS / SERVIÇOS

12 INÍCIO DO SÉCULO XX : ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Estruturação do trabalho (divisão em tarefas) Visão mecanicista do trabalho Estudo de tempos e movimentos Motivação da m.o. É pecuniária Métodos fixos de trabalho Henry Ford = produção em massa F.W. Harris = lote econômico Walter Shewhart = controle estatístico de qualidade..

13 ADM. COMPORTAMENTAL DE ELTON MAYO EM 1930
O homem é o foco de atenção Produtividade ligada à satisfação pessoal ( ambiente de trabalho , relacionamento humano, sugestões, etc..,) Métodos de trabalho menos estruturados..

14 APÓS A 2ª GUERRA NO OCIDENTE: AUTOMAÇÃO E TÉCNICAS DE DECISÕES MATEMÁTICAS
Desenvolvimento da pesquisa operacional Uso crescente do computador Automação de operações ( robótica ) Controle numérico de máquinas Especialização da M.O. Decisões centralizadas Marketing de vendas Controle de qualidade de produtos finais..

15 1950 – 70 (Japão) 1970/80 (Ocidente): QUALIDADE TOTAL - JIT - FABRICAÇÃO UNIVERSAL
Técnicas de melhorias contínuas ( kaizen ) O homem participativo = células de produção Técnicas de resposta rápida = manufatura flexível Redução da variabilidade em geral Gerenciamento logístico integrado Decisões no “chão de fábrica” Fábricas especializadas Parcerias nas cadeias de suprimentos Poucos fornecedores Marketing integrado e de relacionamento Controles visuais do fluxo de materiais Controle de processos..

16 ESTUDO DAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS ( 90...)
Mercados globalizados Alta competição Busca de diferenciação pela logística empresarial Relacionamentos empresariais de negócios Tecnologia de informação e decisão aplicadas Sistemas de custos por atividades Concorrência entre cadeias de suprimentos

17 ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES
GESTÃO DE OPERAÇÕES I ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES

18 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
“ Padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente visando fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo” HIERARQUIA ESTRATÉGICA CORPORATIVA NEGÓCIOS FUNCIONAL

19 STAKEHOLDERS (INTERESSADOS) DA ORGANIZAÇÃO
Os objetivos estratégicos devem satisfazer aos diversos interesses. Objetivos estratégicos são dinâmicos Muitas vezes são interesses conflitantes!!

20 ESTRATÉGIA NAS OPERAÇÕES
AS OPERAÇÕES ENVOLVEM: A maior parte do emprego do capital das empresas Suas decisões exigem visão de futuro Decisões em geral são difíceis de serem revertidas Decisões impactam em como a empresa irá competir no futuro( trade-offs) Estratégia das Operações

21 Definição de operação através do Modelo do Sistema de Operações
RECURSOS A SEREM TRANSFORMADOS INFLUÊNCIAS E RESTRIÇÕES DO AMBIENTE INFLUENCIAS E RESTRIÇÕES INTERNAS FORNECEDORES ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS MATERIAIS INFORMAÇÕES CONSUMIDORES CLIENTE PACOTE DE VALOR ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES PRODUTOS E SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO ENTRADAS INSTALAÇÕES MÃO DE OBRA PLANEJAMENTOS E CONTROLES RECURSOS DE TRANSFORMAÇÃO

22 TAREFAS TÍPICAS DA GESTÃO DE OPERAÇÕES
Projeto do processo Escolha das alternativas tecnológicas Formas de uso dos recursos Planejamentos de longo, médio e curto prazo da atividades e dos recursos Planejamento e controle da qualidade e do uso adequado dos recursos Etc.

23 PROCESSAMENTOS NAS OPERAÇÕES
Propriedades físicas ( forma, composição , características...),de localização ( modais de transportes ;transportes internos...); de estocagem ( depósitos industriais, centros de distribuição estocagem nos pontos comerciais...) DE MATERIAIS Propriedades ( forma , detalhamento, multiplicação, redução, ...); de posse ( venda da informação , cessão da informação, captação da informação ...); de estocagem ( arquivos, bibliotecas, computador...); de localização ( comunicações) DE INFORMAÇÕES Estado físico ( cabeleireiro , cirurgia plástico. hospitais, clinicas , consultórios.. ); de estocagem ( hotéis...); de localização ( empresas de transportes de passageiros...)... DE CONSUMIDORES

24 EXEMPLO DE OPERAÇÕES OPERAÇÀO RECURSOS INPUTS PROCESSO DE CONVERSÃO
OUTPUTS LINHA AÉREA AERONAVE, PILOTOS; MANUTENÇÃO PASSAGEIROS;CARGAS MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS E CARGAS PASSAGEIROS E CARGAS TRANSPOR TADOS LOJA DE DEPARTA MENTO BENS À VENDA; VENDEDORES; CONSUMIDORES EXIBIÇÃO DOS BENS VENDA DOS BENS BENS AJUSTADOS ÀS NECESSIDADES DOSCLIENTES GRÁFICA GRÁFICOS;DESIGNERS; PAPEL;IMPRESSORAS; TINTAS DESIGNE; IMPRESSÃO ENCADERNAÇÃO MATERIAIS IMPRESSOS ZOOLÓGICO FUNCIONÁRIOS ANIMAIS; AMBIENTES SIMULADOS EXIBIÇÃO DE ANIMAIS; EDUCAÇÃO DE VISITANTES; PROCRIAÇÃO DE ANIMAIS VISITANTES ENTRETIDOS; INFORMADOS; ESPECIES NÃO EXTINTAS CONTABILIDADE INFORMAÇÕES COMPUTADORES ESCRITURAÇÃO DE CONTAS; ORIENTAÇÃO CONTÁBIL CONTAS E DEMONSTRATIVOS

25 PRINCIPAIS DIFERENÇAS PRODUTOS E SERVIÇOS ( PUROS)
FISICO( TANGÍVEL) INTANGÍVEL CLIENTE DISTANTE CONTATO DIRETO CONSUMO POSTERIOR CONSUMO IMEDIATO POSSÍVEL ESTOCAR POUCO ESTOCÁVEL PADRONIZÁVEL CUSTOMIZADOS MECANIZÁVEL USO INTENSO DE MO ROTINIZÁVEL POUCO REPETITIVOS

26 ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES DIMENSÕES DAS OPERAÇÕES
GESTÃO DE OPERAÇÕES I ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES DIMENSÕES DAS OPERAÇÕES

27 DIMENSÕES DAS OPERAÇÕES
VOLUME QUANTIDADE DE ATIVIDADE VARIEDADE GRANDE NÚMERO DE ITENS VARIAÇÃO DE DEMANDA CAPACIDADE DE MUDAR GRAU DE CONTACTO COM CONSUMIDOR EXPOSIÇÃO DIRETA OU VISIBILIDADE

28 DIMENSÃO VOLUME EXEMPLOS IMPLICAÇÕES ALTO VOLUME Alta repetitibilidade
RESTAURANTE FAST- FOOD x À LA CARTE INDUSTRIA SIDERÚRGICA x INDUSTRIA NAVAL IMPLICAÇÕES ALTO VOLUME Alta repetitibilidade Especialização Sistematização Capital intensivo Custo unitário baixo BAIXO VOLUME Baixa repetição Os funcionários participam mais do trabalho Menor sistematização Custo unitário alto

29 DIMENSÃO VARIEDADE OU FLEXIBILIDADE
EXEMPLOS SERVIÇO DE TAXI x SERVIÇO DE ONIBUS IND. POR ENCOMENDA x IND. SERIADA IMPLICAÇÕES ALTA VARIEDADE Complexidade Atende às necessidades dos consumidores Custo unitário alto BAIXA VARIEDADE Bem definida Rotinizada Padronizada Baixo custo unitário

30 DIMENSÃO VARIAÇÃO DA DEMANDA
EXEMPLOS HOTEL NA PRAIA x HOTEL DE NEGÓCIOS SERV. ELETRICIDADE x SERV. DE COLETA DE LIXO IMPLICAÇÕES ALTA VARIAÇAO DA DEMANDA Capacidade mutável Antecipação Flexibilidade Ajustada com a demanda Custo unitário alto BAIXA VARIAÇAO DA DEMANDA Capacidade Estável Operação Rotineira Operação Previsível Alta utilização Custo Baixo

31 DIMENSÃO CONTATO CLIENTE OU VISIBILIDADE
EXEMPLO VENDA EM LOJA x VENDA POR CATÁLOGO OU INTERNET IMPLICAÇÕES ALTO CONTATO COM CONSUMIDOR Tolerância de espera limitada Satisfação definida pela percepção do cliente Necessidade de habilidade no contato com cliente Custo unitário alto BAIXO CONTATO COM CONSUMIDOR Tempo de espera entre produção e consumo Padronizado Exige menor habilidade no contato Custo unitário baixo

32 GESTÃO DE OPERAÇÕES I ESTRATÉGIA DAS OPERAÇÕES
OBJETIVOS DE DESEMPENHO OU FORMAS DE COMPETIR NO MERCADO

33 TRADE-OFFS ESTRATÉGICOS
Clientes e mercados querem diferentes desempenhos em diferentes situações Existem várias formas de gerenciar operações Muitos aspectos de desempenhos são conflitantes e difíceis de atingir ao mesmo tempo É necessário fazer escolhas estratégicas

34 OBJETIVOS OPERACIONAIS ESTRATÉGICOS
QUALIDADE = FAZER CERTO Desempenho, conformidade, consistência, durabilidade, nível de falhas, conforto, estética, atendimento, etc. RAPIDEZ = RESPOSTA RÁPIDA, TEMPO. Atendimento, entrega. CONFIABILIDADE = SER EFICAZ, EM TEMPO. Cumprimento do combinado, segurança, FLEXIBILIDADE = CAPACIDADE DE MUDANÇA OPERACIONAL de produto ou serviço; de composto dos produtos, de volume; de entrega,etc. CUSTOS = FAZER MAIS BARATO Mão de obra Materiais Instalações

35 OBJETIVO QUALIDADE HOSPITAL Tratamento Apropriado Correto Informação
Cortesia ONIBUS URBANO Limpos e arrumados Ônibus silenciosos Obedecem aos horários Funcionários corteses FABRICA DE AUTOMÓVEIS Especificações corretas Direção macia Bonito e confortável SUPERMERCADO Produtos em boas condições Loja limpa e organizada Decoração adequada Funcionários corteses

36 OBJETIVO RAPIDEZ HOSPITAL Baixo tempo de tratamento
Tempo baixo para resultados de exames EMPRESA DE ÔNIBUS Tempo de viagem mínimo Tempo de espera no ponto baixo FABRICA DE AUTOMÓVEIS Tempo de entrega do pedido baixo Tempo na assistência técnica baixo SUPERMERCADO Tempo entre entrada e saída é baixo

37 OBJETIVO CONFIABILIDADE
HOSPITAL Pouco cancelamento de consultas Consultas obedecem os horários Datas de exames são obedecidas EMPRESA DE ÔNIBUS Horário afixados em todos os pontos Assentos estão sempre disponíveis FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS Cumpre a data de entrega Reposição de peças na data certa SUPERMERCADO Cumpre horário de funcionamento Mínima falta de produtos Baixo temo de fila Disponibilidade de vagas no estacionamento

38 OBJETIVO FLEXIBILIDADE
HOSPITAL Novos tipos de tratamento Ampla variedade Ajuste no nº de pacientes atendidos Reprogramação de atendimentos EMPRESA DE ÔNIBUS Novas rotas Variedade de locais servidos Ajuste às necessidades de demanda Reprogramação de viagens FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS Introdução de novos modelos Variedade de produtos Ajuste no nº produzidos Reprogramação de entregas SUPERMERCADO Novos produtos Variedade Ajuste ao nº de consumidores Reposição de estoques

39 OBJETIVO CUSTO HOSPITAL FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS Tecnologia = 30%
Materiais e serviços = 30% Funcionários = 40% EMPRESA DE ÔNIBUS Materiais e serviços = 10% Funcionários = 60% FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS Tecnologia = 15% Materiais e serviços = 70% Funcionários = 15% SUPERMERCADO Materiais e serviços = 80% Funcionários = 5%

40 OBJETIVOS DE DESEMPENHO ESTRATÉGICOS
QUALIFICADORES DE PEDIDO Permitem “estar” no mercado Mínimo necessário para se manter fornecedor Não determinam a decisão de compra mas são necessários GANHADORES DE PEDIDO Razões – chaves de compra do serviço ou produto Decisão de preferência Diferencia na competição

41 DECISÕES SOBRE A OPERAÇÃO
Projeto do produto Processo e tecnologia de realização Características dos Recursos a serem transformados e de transformação: Capacidade e demanda Sistemas de controle e planejamento Sistemas de informação Suprimentos e estoques Relacionamento com clientes Medidas de desempenho Etc

42 Quais as características de alguns dos recursos para este desempenho
Operação Objetivo qualificador Objetivos ganhadores Pizzaria Variedade, sabor, preço Rapidez, serviço, complementos, Entrega pela Internet Rapidez, confiabilidade, preço Serviços, informação, Farmácia de bairro Localização, preço Preços diferenciados, atendimento, domicílio

43 PRIORIDADE DE OBJETIVOS DE DESEMPENHO
CLIENTES FATORES QUALIFICADORES E GANHADORES DE PEDIDOS CONCORRENTES REAÇÃO AOS CONCORRENTES IMPORTÂNCIA RELATIVA DOS OBJETIVOS DE DESEMPENHO ESTÁGIO DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

44 INFLUÊNCIA DOS CONCORRENTES
Alteração de desempenho da concorrência pode sugerir adaptações na operação no mesmo sentido ou em outro objetivo de desempenho. Se toda a concorrência modificar ações trata-se de uma nova conduta qualificadora. Melhores práticas do mercado. Oportunidades de avançar outras forças operacionais

45 FASE DE INTRODUÇÃO DE PRODUTOS / SERVIÇOS
Baixo volume Incertezas nas quantidades Poucos concorrentes Consumidores inovadores Ganhadores de pedido: características do produto / serviço Qualificadores : qualidade; variedade? OBJETIVOS DE DESEMPENHO FLEXIBILIDADE QUALIDADE

46 FASE DE CRESCIMENTO Volume aumenta produto / serviço aceito
Crescente concorrência Redução da variedade ( padronização) Ganhadores de pedido: disponibilidade de produtos e serviços Qualificadores ? : preço; variedade; qualidade OBJETIVOS DE DESEMPENHO NA FASE RAPIDEZ CONFIABILIDADE QUALIDADE

47 FASE DE MATURIDADE Volume alto e estável
Consumidores acostumados com o produto Todos os concorrentes no mercado Alta padronização do produto e serviço ( commoditização do produto / serviço) Ganhadores de pedido ?:preço baixo; variedade de oferta Qualificadores ?: Variedade; qualidade OBJETIVOS DE DESEMPENHO DA FASE CUSTO CONFIABILIDADE

48 FASE DE DECLÍNIO Volume em redução Consumidores conservadores
Concorrentes saindo do mercado Ganhadores de pedido? = preço baixo Qualificadores ? = fornecimento confiável OBJETIVOS DE DESEMPENHO NA FASE CUSTO

49 EXERCÍCIO EM CLASSE Bibliografia: Slack, Corrêa ,
Em grupo de 5 máximo; apresentar sumário para o restante da classe. Escolher uma operação de qualquer porte e natureza e analisá-la justificando a adoção da das categorias: Caracterização do produto ou serviço Recursos utilizados ( modelo) Processo de transformação Justificar as dimensões da operação e explicar as suas implicações. Examinar os objetivos de desempenho estratégicos da operação, seus objetivos qualificadores e ganhadores de pedido.

50 Temas de seminário Hospital Restaurante Reaproveitamento de produtos
Transporte urbano Hotel Turismo Espetáculo de qq natureza Hortifruti varejo Supermercado Shopping center

51 Temas de seminário ( cont)
Fábrica Aeroporto Loja comercial Assistência técnica Agro - negócio Transporte de carga E-commerce


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