Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ESCOLA DE GOVERNO - GOIÁS
EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvendo a Excelência Profissional e Organizacional Marisa Eboli FEA/USP ESCOLA DE GOVERNO - GOIÁS Goiânia, GO 28 de Junho de 2006
2
Tópicos Relação entre Educação e Excelência nas Organizações
Os Sete Princípios de Sucesso da Educação Corporativa O Papel das Lideranças Educadoras Educação Corporativa: Breve Panorama Educação Corporativa no Brasil: Tendências e Desafios
3
Tópicos Relação entre Educação e Excelência nas Organizações
Os Sete Princípios de Sucesso da Educação Corporativa O Papel das Lideranças Educadoras Educação Corporativa: Breve Panorama Educação Corporativa no Brasil: Tendências e Desafios
4
“Se você acha a educação cara, experimente a ignorância.”
Derek Bok, Reitor de Harvard ( )
5
Educação & Sociedade “Atualmente na América Latina, todos os olhares estão postos na educação. A educação deixou de ser um aspecto marginal da realidade. Está no centro do cenário histórico e político da América Latina, tanto em termos de expectativa da opinião pública quanto em termos de decisão...A educação sempre teve legitimidade moral...A educação tem legitimidade política obviamente... Mas existe atualmente uma oportunidade histórica. A educação tem atualmente legitimidade macroeconômica e isso se agrega às outras legitimidades, e, em um mundo tão pragmático como o que nos tocou no final do século XX, isso tem peso”. Bernardo Kliksberg (BID, 1999)
6
As Empresas Mais Admiradas no Brasil Revista Carta Capital - 2005
1. Natura 2. Nestlé 3. Vale do Rio Doce 4. Gerdau 5. TAM 6. Votorantim 7. Embraer 8. Petrobrás 9. Microsoft e GE Itaú
7
As Empresas Mais Admiradas no Brasil
Fatores-Chave
8
Contexto de Surgimento
Educação Corporativa Contexto de Surgimento Organizações Flexíveis Economia do Conhecimento Rápida Obsolescência do Conhecimento Empregabilidade Educação para Estratégia Global
9
E D U C A Ç Ã O C O R P O R A T I V A
11
CENTRO DE T&D TRADICIONAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA = CARGO COMPETÊNCIAS
12
Cadeia do Conhecimento
Geração do Conhecimento Banco de Dados Processamento Análise Informação Conhecimento Comunicação Aplicação do Conhecimento Aplicação Inteligência Decisão Execução
13
CONHECIMENTO NÃO É COLEÇÃO
14
...É CONEXÃO.
15
Tópicos Relação entre Educação e Excelência nas Organizações
Os Sete Princípios de Sucesso da Educação Corporativa O Papel das Lideranças Educadoras Educação Corporativa: Breve Panorama Educação Corporativa no Brasil: Tendências e Desafios
16
OS 7 PRINCÍPIOS DE SUCESSO
Perpetuidade Conectividade Sustentabilidade Competitividade Disponibilidade Parceria Cidadania Parceria
17
ESCOLA DE GOVERNO - GOIÁS
PRINCÍPIOS PRÁTICAS Competitividade Perpetuidade Conectividade Disponibilidade Cidadania Parceria Sustentabilidade
18
Tópicos Relação entre Educação e Excelência nas Organizações
Os Sete Princípios de Sucesso da Educação Corporativa O Papel das Lideranças Educadoras Educação Corporativa: Breve Panorama Educação Corporativa no Brasil: Tendências e Desafios
19
Sete Papéis dos Líderes:
Building a Learning Organization Jeanne Meister Sete Papéis dos Líderes: Visionário: Aponta a direção Patrocinador: Promove o encorajamento Controlador: Participa ativamente no controle Especialista: Idealiza e desenvolve novos programas Professor: Ensina em programas Aprendiz: Mostra sua vontade de aprender Comunicador: Divulga e promove (interno e externo)
20
Envolvimento dos Líderes
Survey of Corporate University Xchange by Mark Allen Envolvimento dos Líderes Fazem referência à UC em seus discursos e mensagens = 87% Atuam como “representantes internos” da aprendizagem = 77% Promovem aprendizagem como componente de reuniões e projetos de trabalho em equipe = 74% Ministram cursos e seminários = 45% Atuam como mentores = 42%
21
Mensuração de Resultados em Educação Corporativa no Brasil
Resultados da Pesquisa Mensuração de Resultados em Educação Corporativa no Brasil Período de Realização: Novembro de 2004
22
de programas educacionais
Metodologia Alinhamento com Estratégias e geração de programas educacionais a partir do mapeamento das competências críticas 35, 36, 40 e 41 Intervenção dos Stakeholders na Concepção dos Programas educacionais MAPA DE RESULTADOS Inserção da Educação Corporativa na Cultura e nos Processos Organizacionais 33 e 34 38, 39, 42, 43 e 44 Int: 52 a 58 Ext: 59 a 64 37, 45 a 51 Indicadores de Resultados Avaliação dos Programas Educacionais
23
Participação e Papel das Lideranças
BLOCO TEMÁTICO QUESTÕES MÉDIA Alinhamento com estratégias Os programas educacionais implantados estão alinhados às estratégias organizacionais. 5,39 Os programas educacionais implantados foram concebidos a partir do mapeamento das competências críticas da organização. 4,87 Na concepção dos programas educacionais é considerada prioritária a identificação das necessidades estratégicas. 5,26 Inserção na cultura e nos processos A alta cúpula da empresa se envolve com o SEC 5,11 Intervenção dos stakeholders Na concepção dos programas educacionais é considerada prioritária a solicitação das lideranças da organização. 4,74 Avaliação dos programas educacionais Na concepção de um programa educacional, são definidos de forma mensurável os resultados esperados pelas lideranças da organização. 4,03
24
Lideranças Educadoras
LÍDERES EQUIPES Mundo ideal Abstrato Ideologia Pensamento Futuro ENSINAR Mundo real Concreto Pragmatismo Ação Presente Educar & Trabalhar APRENDER
25
Tópicos Relação entre Educação e Excelência nas Organizações
Os Sete Princípios de Sucesso da Educação Corporativa O Papel das Lideranças Educadoras Educação Corporativa: Breve Panorama Educação Corporativa no Brasil: Tendências e Desafios
26
Universidades Corporativas nos Estados Unidos
Motorola GM Sears Saturn GE Arthur Andersen Oracle First Union Bank Intel Bank of Montreal Ford Shell Xerox AT&T Southern Hamburger Disney Mastercard Caterpillar Harley-Davidson
27
Universidades Corporativas na Europa
Alemanha: Daimlerchrysler, Lufthansa, Siemens, Volkswagen França: Accor, Axa, Bayard Presse, Bouygues, Caisse Des Dépôts Et Consignations, Carrefour, Pinault Printemps Redoute, Schneider Electric, Sodexho Alliance, ST Microelectronics, Suez, Thales, Vivendi Universal Grã-Bretanha: Bae Systems, The Body Shop, British Telecom, Llyods TSB, Unilever Itália: Isvor Fiat Países-Baixos: Abn Amro, Centerparcs, Heineken Rússia: Alfa Bank, Gazprom Suíça: ABB, Nestlé
28
Universidades Corporativas
NA ÁSIA Coréia: LG, SK India: Anand Japão: Benesse, Fujitsu, Nec, Oracle NA OCEANIA Austrália: Aventis Crospscience, Coles, Honda
29
Universidades Corporativas na Ibero-América
México Cemex Ferrocarril Pemex Telmex Espanha Agbar Endesa Unión Fenosa Venezuela PDVSA Portugal Portugal Telecom Sonae AEP Argentina Techint Brasil
30
ACADEMIA ESTADO DA ARTE EMPRESAS EMPRESAS PRIVADAS PÚBLICAS PRODUÇÃO
Monografias Dissertações Teses PROGRAMAS MBA Mestrado Doutorado EMPRESAS PRIVADAS EMPRESAS PÚBLICAS ACADEMIA
31
Universidades Corporativas no Brasil Década de 90
Academia Accor (1992) Universidade Martins do Varejo (1994) Universidade Brahma (1995) Universidade do Hamburguer, do McDonald´s (1997) Visa Training (1997) Universidade Algar, do grupo Algar (1998) Alcatel University (1998) Siemens Management Learning (1998) Boston School do Bank Boston (1999) Universidade Datasul implantadas (1999)
32
UNIVERSIDADES CORPORATIVAS NO BRASIL
33
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL
21 CASOS DE SUCESSO
34
EDUCAÇÃO SETORIAL Empresas parceiras no aprimoramento das pessoas e na formação do perfil de profissional demandado pelo setor. São associações, sindicatos, organizações governamentais ou não-governamentais, que estão realizando profícuas e revitalizadoras parcerias, com o objetivo de formar profissionais de excelência.
35
EDUCAÇÃO SETORIAL UAL Universidade ABRANGE USEn Universidade de
Alimentos Governo do Paraná Prefeitura de Curitiba PUC-PR SENAI-PR Universidade ABRANGE Associação Brasileira de Medicina em Grupo USEn Universidade Sebrae de Negócio Rede Estratégica das UC’s do Sistema - CNI/IEL/SESI/SENAI UniSESI Universidade Virtual do SESI UnDistribuição ABGroup Assoc. Brasileira de Supermercados (Abras) Assoc. Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores Assoc. Brasileira das Indústrias de Alimentos Assoc. Nacional do Transporte de Cargas Universidade SECOVI Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo Educação Corporativa do SENAC-SP
36
Inovações tecnológicas garantem o sucesso do ensino a distância
OBJETIVO PRINCIPAL É a ampliação da capacidade da Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp) de realizar a formação e o treinamento dos servidores da Secretaria da Fazenda de modo adequado às necessidades do século XXI. LINHAS DE TRABALHO Formação gerencial Novos instrumentos e processos de organização do trabalho Formação técnica e operacional Especializações em áreas como Direito Tributário, Economia do Setor Público, Contabilidade e Auditoria. NOVAS FORMAS DE APRENDER Cursos sob medida combinando múltiplas formas de aprendizagem Envolvimento de gerentes e líderes com a capacitação Fomento à educação continuada e ênfase no aprendizado organizacional Uso integrado de diferentes recursos educacionais e novas tecnologias de educação Cursos a distância on line e um canal interno de TV
37
Escola de Formação do Servidor Público Municipal de São Paulo
Valorização do Servidor Público Municipal A missão é oferecer uma educação de qualidade e desenvolver novas capacidades e talentos, além de estimular a co-responsabilidade dos indivíduos na vida social, política e cultural da cidade. Trabalho em Parceria: A Dinâmica de Saberes e Práticas em Construção O novo fazer social ocorre no entrelaçamento de redes alimentadas por fluxos contínuos de informação e interação, ancorados em princípios democráticos e na participação ampla, negociada e propositiva. Nessa perspectiva, a Escola se propõe a funcionar como uma rede que articule parcerias com entidades governamentais, sociedades civil e privada.
38
Escola de Governo Roraima
ESCOLAS DE GOVERNO Escola de Governo do Tocantins Escola de Governo Roraima Missão: Profissionalizar o serviço público, fortalecendo a produção, difusão e articulação de conhecimento sobre gestão pública. Associação Brasileira de Formação de Governantes Formar dirigentes públicos e a atuar como centro de elaboração de projetos de organização institucional e de políticas públicas. Escola de Governo Fundação João Pinheiro Governo do Estado Minas Gerais Escola de Governo em Saúde (EGS/ENSP) Objetivo: formação de quadros e a produção de conhecimentos para o Sistema de Saúde. Escola de Governo de Pernambuco
39
SETORES OU CATEGORIAS PROFISSIONAIS
EDUCAÇÃO CORPORATIVA SETORES OU CATEGORIAS PROFISSIONAIS Desenvolver competências para promover a excelência profissional e organizacional Tornar-se um pólo de inovação e irradiação de conhecimentos e formação profissionais Desenvolver e disseminar uma cultura de excelência em gestão Promover o desenvolvimento da cidadania PROFA MARISA EBOLI FEA/USP - BRASIL
40
ESCOLA DE GOVERNO - GOIÁS
QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS CRÍTICAS DO GOVERNO? HÁ ENVOLVIMENTO DAS LIDERANÇAS? QUAIS AS FORÇAS RESTRITIVAS E IMPULSORAS DO PROJETO ? INTEGRA GESTÃO DO CONHECIMENTO? SÃO UTILIZADAS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM? HÁ ENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES?
41
Tópicos Relação entre Educação e Excelência nas Organizações
Os Sete Princípios de Sucesso da Educação Corporativa O Papel das Lideranças Educadoras Educação Corporativa: Breve Panorama Educação Corporativa no Brasil: Tendências e Desafios
42
ASTD TENDÊNCIAS High Performance Learning Organizations:
American Society for Training & Development High Performance Learning Organizations: The Future of Corporate Universities Jeanne Meister e Tom Kraack, da Accenture Learning, apresentaram os resultados de uma pesquisa realizada com 250 diretores de Universidades Corporativas (UC’s). Destacaram a evolução das UC’s de “provedores de aprendizagem” para “parceiros estratégicos e incubadoras de inovação” nas organizações.
43
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL PRINCIPAIS PROBLEMAS E DESAFIOS
Criar uma conexão entre Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento Estender as ações educacionais aos demais públicos (cadeia produtiva e comunidade) Mensurar adequadamente os resultados obtidos Promover o envolvimento da média/ alta gerência Promover o envolvimento dos stakeholders
44
Internacionalização dos sistemas de educação corporativa
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL TENDÊNCIAS Processo de consolidação, aprimoramento e ampliação das experiências já existentes Internacionalização dos sistemas de educação corporativa Mudanças e inovações, como intercâmbio entre SEC’s, atividades compartilhadas etc...
45
PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR
MAIS DO QUE ECONOMIAS COMPETITIVAS... SISTEMAS EDUCACIONAIS COMPETITIVOS!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.