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ESTRATÉGIAS DE PROPAGANDA E
COMUNICAÇÃO
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Planejamento em Comunicação
1º Parte – Estruturação / Coleta de informações - Pesquisa de Marketing - Mix de Marketing - Comunicação - Mensagem - Mídia - Propaganda - Convergência
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Pesquisa quantitativa
Pesquisa de Marketing Instrumento que liga o consumidor e o varejo ao profissional de MKT através de informações. Essas informaçõe são utilizadas para identificar e definir oportunidades, refinar e avaliar as atividades, monitorar desempenho e conhecer melhor o mercado, o consumidor e a percepção sobre seus produtos. Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa Pesquisa volumétrica Focus-group Elasticidade/preço PROCESSO DE PESQUISA Definição objetivos Desenvolvimento plano de pesquisa Coleta de dados Interpretação e análise dos resultados
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Pesquisa de Marketing OBJETIVO AMOSTRAS TIPOS DE PESQUISA
Identidade da marca, preço, aceitação produto, teste conceito, consumer insight (comportamento, hábitos, aspirações ....) AMOSTRAS Amostra é um segmento da população selecionado para representar a populacão como um todo. TIPOS DE PESQUISA Observação – observação de pessoas, atividades, reações etc. Levantamento – perguntas diretas ao consumidor (telefone, pessoal, postal ...) Experimentais – definição de variáveis que se quer testar (preço x introdução novo sanduíche, mercado teste, focus group etc)
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4 P’s Mix de Marketing Produto Oferta Qualidade Design Marca
Valor agregado Serviços Garantia Retorno Preço Oferta Negociação Valor percebido Condições de pgto Status 4 P’s Praça Canais Cobertura Estoque Gerenciamento de categoria Logística Promoção Propaganda Merchandising Material de PDV RP
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COMUNICAÇÃO MIX DE PROMOÇÃO/ COMUNICAÇÃO
Além de desenvolver produtos e colocá-los à disposição dos consumidores-alvo com preços corretos, os profissionais de MKT também precisam comunicar-se com eles. MIX DE PROMOÇÃO/ COMUNICAÇÃO PROPAGANDA RP PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Apresentação pessoal da força de vendas da empresa com o propósito de fazer negócios e estabelecer relações com os clientes. Desenvolvimento de boas relações com os vários públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável. Incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço.
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PROCESSO DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Emissor Mensagem Decodificação Codificação Receptor MÍDIA Ruído Resposta Feedback Emissor – a parte que emite a mensagem para outra parte (Cliente) Codificação – o processo de transformar o pensamento em forma simbólica (processo criativo) Mensagem – conjunto de símbolos que o emissor transmite (propaganda) Mídia – os veículos de comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor para o receptor (TV, jornal, Internet...) Decodificação – processo pelo qual o receptor confere o sgnifcado aos símbolos transmitidos (interpretação do consumidor à comunicação recebida) Resposta – reações do receptor ao ser exposto à mensagem (conhecer a marca, ligar para o anunciante, recomendá-lo....) Feedback – a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor (vendas, ligações para o SAC, ad track...) Ruído – distorção não planejada durante o processo de comunicação (mensagem não é captada da forma como foi concebida na codificação) Ex.: Brastemp Fonte: Adaptado de Elewmentos do Processo de Comunicação – Kotler, 1995.
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PROCESSO DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
- IDENTIFICAÇÃO PÚBLICO-ALVO (a quem será dito) - QUESTIONAMENTO SOBRE QUE RESPOSTA PRETENDE TER (qual o meu objetivo com a emissão da mensagem – institucional, teaser, varejo...) - A FORMA COMO ESTA MENSAGEM SEGUIRÁ (propaganda, publicidade, RP..) - O CANAL USADO PARA SEGUIR ESTA MENSAGEM (jornal, outdoor, eventos...) A VERBA DISPONÍVEL Elaboração de um briefing Quanto mais completo e profundo for um briefing, mais subsídios a agência terá (dupla de criação, planejamento, mídia, profissional de imprensa etc.) para desenvolver uma comunicação mais pertinente, alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e, portanto, eficaz.
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MENSAGEM Interesse Atenção Modelo AIDA Mensagem Desejo Ação
O que dizer (conteúdo), como dizer logicamente (estrutura da mensagem) e como dizer simbolicamente (forma da mensagem). Apelos racionais (benefícios) Apelos emocionais (necessidades sociais, estima, auto-realização) Apelos morais (responsabilidade social – ONG’s, fundação Boticário, consumo de energia)
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MÍDIA Canal Pessoal Canal Impessoal + feedback + abrangência
Duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente, face a face, por telefone ou pelo correio/ . Canais de comunicação impessoal que incluem a mídia impressa, a mídia eletrônica, a mídia digital e as mídias alternativas. + feedback + abrangência
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PROPAGANDA A propaganda objetiva alcançar potenciais consumidores com suas mensagens publicitárias. O mercado de propaganda em ambos os tipos de mídia é composto basicamente de 02 partes interdependentes: o veículo e o anunciante. Veículo TV - Record Revista - Veja Search engines – Google Sites de conteúdo - Globo Sites de anunciantes - Ponto Frio Anunciante Toda pessoa física ou jurídica que pretende anunciar um produto, serviço ou mensagem pagando por esta ação. A Internet é o único meio que proporciona que o anunciante também seja o veículo.
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A EVOLUÇÃO DE UMA NOVA MÍDIA
Tipicamente, novas mídias agregam novas possibilidades às mídias mais antigas e tradicionais. (Meeker, 1996) Jornal Revista Rádio TV Internet Revista tem maior abrangência do que os jornais. Rádio permite mais agilidade, vivacidade e abrangência do que revistas. TV oferece som, imagem em movimento, emoção, maior variedade de programação. Internet agrega interatividade, volume de informações, alta segmentação e transação.
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NA DIREÇÃO DA CONVERGÊNCIA
Do ponto de vista dos publicitários e profissionais de marketing, uma nova mídia oferece necessariamente novas oportunidades de divulgação de suas mensagens. Objetivos da propaganda em diversas mídias. Fonte: Steve Goldberg, Microsoft Advertising Bureau Unit.
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