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PublicouGiovanni Pita Alterado mais de 9 anos atrás
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Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Prof.: Lillian Alvares
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Gerência de Projetos Oferece uma visão integrada de todos os fatores envolvidos em um projeto para que sejam atingidos os objetivos pretendidos. 2
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Gerência de Projetos Tem um enfoque humanístico e participativo, orientado para a obtenção de resultados, com a premissa de que os resultados são atingidos por meio do trabalho de pessoas. 3
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Gerência de Projetos Também conhecida como GESTÃO DE PROJETOS 4
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Gerência de Projetos Compreende a concepção de metas e objetivos do projeto, a elaboração de um plano, a execução do plano e controle do projeto. 5
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Gerência de Projetos Oferece uma grande variedade de princípios, procedimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que são necessários para que possam atingir os objetivos previamente planejados 6
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Gerência de Projetos É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. 7
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Gerência de Projetos O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são melhores descritos em termos de seus processos componentes: 8
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Gerência de Projetos Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processos Iniciação Planejamento Execução Controle Encerramento 9
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Gerência de Projetos Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. 10
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Gerência de Projetos O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. 11
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Gerência de Projetos Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc). 12
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Gerente de Projeto A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. 14
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Gerente de Projeto Idealmente, esse indivíduo nem sempre participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto. 15
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Gerente de Projeto Em campo, um gerente de projeto bem sucedido deve poder imaginar o projeto inteiro do seu começo ao seu termino desta forma assegurar de que esta visão esteja realizada. 16
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LÍDER INFLUENCIADOR DA ORGANIZAÇÃO NEGOCIANTE SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS COMUNICATIVO Estabelece a direção; Alinha as pessoas; Motiva e inspira Entende a estrutura de poder formal e informal; Faz as coisas acontecerem Delibera com outros para chegar a termos e acordos Combinação de definição do problema e tomada de decisão Troca informações; Seleciona meio, momento e tipo de linguagem adequados Perfil do Gerente de Projetos 17
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Gerente de Programa Responsável pela carteira de projetos da organização. É a interface entre a gerência e stakeholders. Define prioridades e recursos. Coordena o planejamento de projetos. Toma decisões sobre novos projetos. Monitora, revisa e reprograma os projetos. Gerencia a homologação dos projetos. 18
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História da Gerência de Projetos Os anos 50 marcam o começo da era moderna da gerência de projeto. Antes dos anos 50, os projetos eram a partir de técnicas informais. 20
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Padrões de gerência de projetos Ao longo do tempo, foram diversas tentativas para desenvolver padrões internacionais de gerência de projetos: Project Management Body of Knowledge (PMBOK) ISO 10.006: 1997, Quality management - Guidelines to quality in project management Prince 2 (Projects IN a Controlled Environment) 21
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Abordagens Dentre essas abordagens se destaca a abordagem do PMBOK, que tem se tornado um padrão de fato em diversas indústrias. 22
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Abordagens Em geral sempre existe mais que uma solução ou alternativas para atender às mesmas necessidades. 23
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Abordagens A técnica usada para definir a solução final passa pelo desenvolvimento de alternativas extremas: 24
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Abordagens A primeira de baixo custo que atende as necessidades mínimas para ser funcional. A segunda tenta atender a maior parte das exigências das diversas áreas envolvidas no escopo que resulta num projeto com custo muito maior e pouco competitivo. 25
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Abordagens A partir de ambas as alternativas é desenvolvida uma solução intermediária entre as mesmas, que atende a uma boa parte das exigências com um custo competitivo. 26
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Abordagens Os resultados finais devem ser acordados em um processo de negociação entre a gerência do projeto e o cliente. 27
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