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Gestão e Organização Horizontal

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Apresentação em tema: "Gestão e Organização Horizontal"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão e Organização Horizontal
Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba

2 Introdução Organizações que têm uma orientação ao processo, utilizam-se de comunicações abertas(Open-Book) e necessitam de cooperação e, em oposição às organizações tradicionais, chamadas de verticais, são rotulados, por sua vez, de organizações horizontais.

3 Introdução A Organização Horizontal pode ser definida como uma organização de estrutura enxuta, que reduz os níveis hierárquicos existentes nas empresas e ajuda aproximar os níveis de comando dos operacionais.

4 Introdução A tomada de decisão está sendo empurrada cada vez mais para baixo, dentro da organização. O que a torna descentralizada, transformando o que era administração autocrática numa administração do tipo consensual.

5 Mecanicista X Orgânica
Organização Mecanicista Organização Orgânica Alta especialização; Departamentalização rígida; Cadeia de comando clara; Margens de controle estreitas; Centralização; Alta formalização. Equipes interfuncionais; Equipes inter-herárquicas; Fluxo livre das informações; Margens de controle larga; Descentralização; Baixa formalização.

6 Mecanicista X Orgânica
O conceito de trabalho, em que o empregado não tem um cargo específico, é mais comum que se imagina. Ex: a maioria dos empregados da Boeing, Intel e Microsoft, normalmente é designada para um projeto. Terminado o projeto, o empregado é designado para outro projeto.

7 Mecanicista X Orgânica
A proximidade entre os participantes, proporcionada pela organização orgânica, é uma grande vantagem, pois ajuda a quebrar barreiras normalmente criadas pela organização vertical. Na estrutura vertical, as informações mais impactantes sobre o negócio ficam concentradas no topo.

8 Mecanicista X Orgânica
Com este formato, existe a possibilidade de incluir muitas pessoas nos processos de tomada de decisão, incentivando o interesse de todos para atingir os objetivos da organização.

9 Organização Horizontal
Linhas de ação, antes de se decidir pela implementação de mudanças: Promover mudanças no desenho; Designar proprietários; Trabalhar com times, equipes; Reduzir a hierarquia; Promover o Empowerment;

10 Organização Horizontal
Usar tecnologia da informação; Dar ênfase na competência múltipla; Pensar, ousar, enfrentar desafios; Treinar pessoal em funções específicas; Medir resultados; Aperfeiçoar ou promover a construção de uma cultura organizacional.

11 Enriquecimento de cargos
É a ampliação do trabalho de tal forma que isto traga maiores oportunidades para que os trabalhadores desenvolvam um trabalho que os leve a atingir as características de personalidade de pessoas maduras.

12 Enriquecimento de cargos
Para conseguir realizar essa proposta, sugerem os seguintes métodos: 1 – Rotação de cargos: revezamento das atividades entre as pessoas por um considerável espaço de tempo;

13 Enriquecimento de cargos
2 – Ampliação horizontal: agrupam-se diversas tarefas de uma mesma natureza em um só cargo. O trabalhador necessita de um número maior de habilidades. 3 – Ampliação vertical: agrupam-se diversas tarefas de diferentes naturezas em um só cargo. O trabalhador é responsável pela execução e controle das tarefas, o que permite maior autonomia do trabalhador sobre o conteúdo do cargo.

14 Enriquecimento de cargos
4 – Enriquecimento de cargos: aplicam-se a ampliação horizontal e vertical a um mesmo cargo, acumulando-se os efeitos benéficos das duas.

15 Enriquecimento de cargos
Medidas que podem ser aplicadas nos processos de enriquecimento do trabalho: Rodízio entre cargos; Treinamento e desenvolvimento; Participação em comissões; Participação nos testes de novos produtos; Auto-avaliação; Ampliação das possibilidades de crescimento profissional; Participação em processos de racionalização e melhoria da qualidade; Orientação de estagiários e recém-admitidos.

16 Administração na escola sociotécnica
- A escola sociotécnica baseou-se no conceito de que qualquer sistema depende do relacionamento da tecnologia e das relações humanas com os processos e as atividades necessárias para o alcance dos objetivos desejados.

17 Experiência da Toyota No período Pós-Segunda Guerra Mundial, surgiu no Japão, por intermédio de Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, a utilização de grupos multifuncionais de trabalho conhecido como Ohnoismo ou Toyotismo; que tem como enfoque a melhoria da qualidade e a redução de custos, por meio de um menor número de trabalhadores.

18 Experiência da Toyota Para atender a essa necessidade, foram desenvolvidos alguns processos e, dentre eles, o Kanban é muito utilizado.


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