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ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES ESCOLARES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL DISCIPLINAS ELETIVAS Janeiro - 2014.

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1 ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES ESCOLARES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL
DISCIPLINAS ELETIVAS Janeiro

2 Objetivo da Oficina Apresentar os conceitos fundamentais das Disciplinas Eletivas e sua estrutura.

3 LDB e o Ensino em Tempo Integral
Art. 34: A jornada escolar no Ensino Fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. §1º (...) §2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

4 LDB – Constituição do Currículo
Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

5 PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO
Língua Estrangeira Moderna - EF e EM Práticas Experimentais EF Prática de Ciências EM Disciplinas Eletivas EF e EM Resolução SE 49 de 19/07/2013

6 ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURRÍCULO
Mundo do Trabalho EM Preparação Acadêmica EM Orientação de Estudo EF e EM Protagonismo Juvenil EF Projeto de Vida: Valores para a vida cidadã – EF Projeto de Vida - EM Resolução SE 49 de 19/07/2013

7 Matriz Curricular: Disciplinas Eletivas
Ensino Fundamental 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano Parte Diversificada Disciplinas Eletivas 2 ENSINO MÉDIO 1ª série 2ª série 3ª série Parte Diversificada Disciplinas Eletivas 2 Resolução SE 49 de 19/07/2013

8 Refinando o olhar

9 As disciplinas Eletivas nas Escolas de Ensino Integral...
... possibilitam a diversificação das experiências escolares com finalidade de aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos às áreas de conhecimento da Base Nacional Comum.

10 Disciplinas Eletivas Devem possibilitar ao aluno participar:
da construção do currículo escolar; da ampliação, diversificação e/ou aprofundamento de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento que não são garantidas no espaço cotidiano disciplinar. do desenvolvimento de projetos de acordo com os seus interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem. da preparação para a futura aquisição de capacidades específicas e de gestão para o mundo do trabalho, dentre outras. Diretrizes do Programa Ensino Integral - SEE

11 Estrutura das Disciplinas Eletivas nas Escolas de Ensino Integral
Situações didáticas diversificadas Foco Principal Desenvolvimento e consolidação das áreas de ensino Como De forma contextualizada Atividades de práticas sociais e produtivas

12 Estrutura das Disciplinas Eletivas nas Escolas de Ensino Integral
Parte diversificada Base Nacional Comum Enriquecimento, ampliação, diversificação, interdisciplinaridade, contextualização e desdobramentos de conteúdos curriculares.

13 Disciplinas Eletivas rompem com a concepção de projeto como atividade “extra curricular”
Estudos focalizados Situações problema selecionadas pela equipe escolar ORGANICAMENTE INTEGRADOS AO CURRÍCULO

14 parte diversificada é decisiva na construção da identidade de cada escola

15 Participação obrigatória dos estudantes.
Disciplinas Eletivas Organização Semestral Elaboradas por grupo de professores das disciplinas distintas Temas livres de escolha dos Professores Assuntos relevantes Atreladas à Base Nacional Comum Interesse dos estudantes Participação obrigatória dos estudantes.

16 Responsabilidades dos Docentes
Ofertar conjunto de opções de eletivas Construir Plano e explicitar por meio de ementa Publicar as ementas Divulgar as eletivas Preparar a culminância

17 Resolução SE nº 49, de Dispõe sobre a organização e o funcionamento das escolas estaduais do Programa Ensino Integral, de que trata a Lei Complementar nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012, e dá providências correlatas Artigo 9º – Os componentes curriculares da Parte Diversificada, exceto Língua Estrangeira Moderna, serão avaliados na conformidade da legislação pertinente, porém as notas atribuídas não interferirão na definição da situação final do desempenho escolar do aluno, em termos de promoção/retenção, ao término do ano letivo.

18 § 1º - As Disciplinas Eletivas, de duração e avaliação semestrais, terão nota atribuída mediante decisão consensual dos docentes envolvidos, observando-se os critérios de participação e envolvimento do aluno (desenvolvimento das atividades e pontualidade em sua entrega), de assiduidade, de mudança de atitude, domínio de conteúdo e uso prático dos quatro pilares da educação. § 2º – Para a avaliação, de que trata o parágrafo anterior, deverão ser utilizados diferentes instrumentos, tais como: ficha para registros sobre o desempenho do aluno, portfólios, observação pelo professor, uso de agenda, entre outros.

19 Necessidades inegociáveis no trabalho com as disciplinas eletivas
Controle sistemático  do trabalho por meio da avaliação. Temática  das propostas que dialogue com os  resultados assumidos pela escola. Temática  das propostas dialogue com os  projetos de vida dos alunos( expresso na semana de acolhimento). Correspondência entre metodologias e opções curriculares e  necessidades dos alunos.

20 Necessidades inegociáveis no trabalho com as disciplinas eletivas
Liberdade metodológica do professor. Clareza para os alunos do que é e de como é o funcionamento das disciplinas eletivas. 2 aulas semanais acontecendo simultaneamente para todos os alunos. Estudantes com liberdade de agregarem-se por área de interesse, independentemente de suas turmas de origem. Organização temática de modo a  contemplar todas as áreas do conhecimento definidas no currículo escolar (todas as disciplinas).

21 Necessidades inegociáveis no trabalho com as disciplinas eletivas
Propositura de temas e de práticas pedagógicas interdisciplinares. Tratar o espaço das eletivas como lugar de construção de novos conhecimentos e não como espaço de continuidade dos trabalhos já desenvolvidos em sala de aula. Respeito às  regras do trabalho: oferta  semestral, compulsoriedade na participação dos alunos, produto final a ser apresentado para toda a escola  (culminância) Existência de agenda de estudo dos professores.

22 O que antecede a opção do aluno ?
Publicação da ementa Divulgação da disciplina eletiva Manifestação do interesse do aluno (inscrição) Critérios da inscrição Divulgação dos resultados

23 DISCIPLINAS ELETIVAS EE Ryoiti Yassuda Pindamonhangaba

24 Atividade em grupo – Parte 1
Planejar uma disciplina eletiva contemplando os seguintes itens: PLANO DA DISCIPLINA ELETIVA TÍTULO EMENTA DISCIPLINAS/Área do Conhecimento ENVOLVIDAS : PROFESSORES JUSTIFICATIVA OBJETIVO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO METODOLOGIA RECURSOS DIDÁTICOS DURAÇÃO CULMINÂNCIA AVALIAÇÃO REFERENCIAIS

25 Atividade em grupo – Parte 2
Comanda para o grupo PROFESSORES: Cada grupo (teremos o grupo dos que elaboraram a eletiva1, o grupo dos que elaboraram a eletiva 2, e assim por diante, tantos foram os grupos formados na primeira parte da atividade) , de posse da folha flipchart na qual está a sua disciplina eletiva elaborada na primeira parte, deverá montar como será a divulgação da disciplina eletiva para os ALUNOS. Tempo para elaboração: 20 minutos    Comanda para o grupo ALUNOS: Refletir e elaborar critérios de como será concretizada a inscrição na turma da disciplina da opção primeira do aluno, diante da possibilidade de se haver um excesso de procura por determinada disciplina eletiva ( superlotação da turma). Registrar a síntese da discussão em papel sulfite e escolher um relator que irá expor estes critérios.

26 Socialização O Relator do Grupo Alunos expõe os critérios de atendimento de opção do aluno, diante da possibilidade de se haver um excesso de procura por determinada disciplina eletiva ( superlotação da turma). Divulgação das Eletivas pelo Grupo Professores. Alunos preenchem a ficha de inscrição.

27 ELABORANDO O PLANO PARA AS
DISCIPLINAS ELETIVAS

28 Disciplinas Eletivas: Conhecendo um pouco mais
Tecnologia “Ideias em Movimento” EE Reverendo Augusto Paes de Ávila Praia Grande

29 ARQUITETURA DE CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ELETIVA
Como em qualquer organização didática , para um bom trabalho com as disciplinas eletivas é preciso que se tenha: Clareza e objetividade; Conhecimento dos recursos disponíveis na escola; Noção do conhecimento que os alunos já tem dos conteúdos que compõe a disciplina; Articulação entre teoria e prática; Utilização de métodos diferenciados dos que são cotidianamente usados em sala de aula; Flexibilidade para lidar com imprevistos.

30 Itens que compõe a disciplina eletiva
1- TÍTULO nome –atraente - despertar interesse do aluno. 2- EMENTA : É uma descrição do que se trata a disciplina eletiva, onde se apresenta um resumo do seu conteúdo. características – consulta na página Exemplo: Disciplina Eletiva: LER O MUNDO PELA TELA DO CINEMA Ementa: Caracterização e reflexão sobre os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas. Estudo e a análise do cinema , enquanto linguagem inerente à recriação do mundo pela relação do real, do imaginário e da criatividade.

31 Itens que compõe a disciplina eletiva
3-DISCIPLINAS /Área do Conhecimento ENVOLVIDAS: mínimo duas disciplinas – áreas distintas 4- PROFESSORES Relação nominal e respectivas disciplinas 5- JUSTIFICATIVA Disciplina eletiva dialogar com a proposta pedagógica da escola, o Currículo ( disciplinas do Núcleo Comum), os resultados assumidos pela escola e com os projetos de vida dos alunos. Por que esta eletiva está sendo oferecida? Por que estas disciplinas se juntaram para compor esta eletiva?

32 Itens que compõe a disciplina eletiva
6- OBJETIVO Geral:O objetivo geral deve descrever de modo claro e sucinto uma meta a ser atingida. Específicos: Detalhamento /desdobramento do objetivo geral. 7-HABILIDADES e COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS Relação das habilidades e competências ( observar o Currículo e a Matriz de Referência do SARESP). 8- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Detalhamento dos conteúdos que possibilitem o alcance das metas estabelecidas.

33 Itens que compõe a disciplina eletiva
9- METODOLOGIA: conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. Sustenta o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentada na ação do aluno e no seu protagonismo. 10-RECURSOS DIDÁTICOS: componentes do ambiente de aprendizagem usados com a finalidade de estimular o aluno para o aprendizado. 11- DURAÇÃO: um semestre . Ex: 1º semestre 2014 12- CULMINÂNCIA Ao final do semestre. Apresentação/socialização dos resultados alcançados para toda a escola ( e além dela!).

34 Itens que compõe a disciplina eletiva
13- AVALIAÇÃO: Processo contínuo de aprendizagem. Manter a interação entre professor e aluno. Reflexão crítica. Monitoramento. 14- REFERENCIAIS: Referencial pesquisado e utilizado por professores e alunos no desenvolvimento do trabalho. Usar fontes científicas, de credibilidade.

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37 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio:vol.2.-Brasília: MEC,2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros curriculares nacionais – bases legais (ensino médio). Brasília, Parte I - Bases Legais SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da natureza e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências humanas e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução nº 2, de 30 de janeiro Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar n.º 1.164, de 4 de janeiro de Institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral -GDPI aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, e dá providências correlatas. SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar n.º 1.191, de 28 de dezembro de Dispõe sobre o Programa Ensino Integral em escolas públicas estaduais e altera a Lei Complementar nº 1.164, 4 de janeiro de 2012, que institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, e dá providências correlatas


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