Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Contadores de histórias
LÉIA CASSOL e VITOR SIEGLE Contadores de histórias
2
UM LEITOR SEMPRE É INICIADO NO MUNDO DA LEITURA POR OUTRO LEITOR!
3
ANJOS-DA-GUARDA LITERÁRIOS PAIS PADRINHOS FAMILIARES AMIGOS EDUCADORES
4
POR QUE AS CRIANÇAS GOSTAM DOS LIVROS?
5
PORQUE POSSUEM DESENHOS
PORQUE SÃO COLORIDOS PORQUE CONTAM HISTÓRIAS PORQUE ELAS VIVENCIAM AS AVENTURAS DAS PERSONAGENS PREFERIDAS
6
de literatura infantil no Brasil? Elas correspondem aos quesitos
Como são as obras de literatura infantil no Brasil? Elas correspondem aos quesitos anteriores?
7
Se hoje, no Brasil, há uma grande quantidade de obras, destinadas ao público infanto-juvenil, que são coloridas, atraentes e de ótima qualidade literária, então, por que o livro ainda não conseguiu conquistar o seu “espaço” entre as crianças e adolescentes?
8
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
9
INCENTIVAR ≠ MOTIVAR
10
INCENTIVAR MOTIVAR MEDIAR INTERAGIR
11
NÃO BASTA SER UM INCENTIVADOR DA LEITURA
É PRECISO SER AGENTE, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
12
COMO MOTIVAR A LEITURA? PLANEJAMENTO Seleção da obra Objetivo da atividade Metodologia
13
SELEÇÃO DA OBRA Literariedade Ilustrações Tema Assunto
Tipo de leitor – Leitor iniciante, em processo ou fluente
14
NUNCA CONTE UMA HISTÓRIA
QUE VOCÊ NÃO GOSTE!
15
OBJETIVOS Grande sacada!!!
ISABEL SOLÉ Estratégias de Leitura O que direciona a leitura são os objetivos que nós temos antes de começá-la!
16
TRAÇAR ESSES OBJETIVOS, CONDUZIR AS ATIVIDADES E
CABE AO EDUCADOR TRAÇAR ESSES OBJETIVOS, CONDUZIR AS ATIVIDADES E PARTICIPAR ATIVAMENTE DELAS
17
QUAL É A FÓRMULA? (metodologia)
QUATRO ETAPAS: Pré-leitura Leitura Entendimento do texto Construção do novo conhecimento
18
PRÉ-LEITURA Formular hipótes a partir da leitura da capa
Contar partes da história Leitura das imagens internas Mostrar objetos que tenham a ver com as personagens do livro Falar sobre a atividade posterior
19
LEITURA DA OBRA A leitura deve ser iniciada em sala de aula logos após a pré-leitura A mesma pode continuar acontecendo apenas em sala de aula ou o professor poderá permitir que o aluno leve para casa
20
ENTENDIMENTO DO TEXTO Retomar a história motivando os leitores à participação oral Realizar gincanas cooperativas e jogos para melhor compreensão da história e para fixar a mesma
21
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Promover com os leitores as atividades vividas pelas personagens do livro utilizando o mesmo contexto ou não Após esta atividade motivar os alunos para que se expressem oralmente dando a sua opinião sobre as atividades realizadas Construir com os leitores uma nova história com as mesmas personagens
22
TÃO IMPORTANTE QUANTO MOTIVAR A LEITURA
É VALORIZAR O QUE FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DELA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.