A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contadores de histórias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contadores de histórias"— Transcrição da apresentação:

1 Contadores de histórias
LÉIA CASSOL e VITOR SIEGLE Contadores de histórias

2 UM LEITOR SEMPRE É INICIADO NO MUNDO DA LEITURA POR OUTRO LEITOR!

3 ANJOS-DA-GUARDA LITERÁRIOS PAIS PADRINHOS FAMILIARES AMIGOS EDUCADORES

4 POR QUE AS CRIANÇAS GOSTAM DOS LIVROS?

5 PORQUE POSSUEM DESENHOS
PORQUE SÃO COLORIDOS PORQUE CONTAM HISTÓRIAS PORQUE ELAS VIVENCIAM AS AVENTURAS DAS PERSONAGENS PREFERIDAS

6 de literatura infantil no Brasil? Elas correspondem aos quesitos
Como são as obras de literatura infantil no Brasil? Elas correspondem aos quesitos anteriores?

7 Se hoje, no Brasil, há uma grande quantidade de obras, destinadas ao público infanto-juvenil, que são coloridas, atraentes e de ótima qualidade literária, então, por que o livro ainda não conseguiu conquistar o seu “espaço” entre as crianças e adolescentes?

8 O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

9 INCENTIVAR ≠ MOTIVAR

10 INCENTIVAR MOTIVAR MEDIAR INTERAGIR

11 NÃO BASTA SER UM INCENTIVADOR DA LEITURA
É PRECISO SER AGENTE, PARTICIPANDO ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

12 COMO MOTIVAR A LEITURA? PLANEJAMENTO Seleção da obra Objetivo da atividade Metodologia

13 SELEÇÃO DA OBRA Literariedade Ilustrações Tema Assunto
Tipo de leitor – Leitor iniciante, em processo ou fluente

14 NUNCA CONTE UMA HISTÓRIA
QUE VOCÊ NÃO GOSTE!

15 OBJETIVOS Grande sacada!!!
ISABEL SOLÉ Estratégias de Leitura O que direciona a leitura são os objetivos que nós temos antes de começá-la!

16 TRAÇAR ESSES OBJETIVOS, CONDUZIR AS ATIVIDADES E
CABE AO EDUCADOR TRAÇAR ESSES OBJETIVOS, CONDUZIR AS ATIVIDADES E PARTICIPAR ATIVAMENTE DELAS

17 QUAL É A FÓRMULA? (metodologia)
QUATRO ETAPAS: Pré-leitura Leitura Entendimento do texto Construção do novo conhecimento

18 PRÉ-LEITURA Formular hipótes a partir da leitura da capa
Contar partes da história Leitura das imagens internas Mostrar objetos que tenham a ver com as personagens do livro Falar sobre a atividade posterior

19 LEITURA DA OBRA A leitura deve ser iniciada em sala de aula logos após a pré-leitura A mesma pode continuar acontecendo apenas em sala de aula ou o professor poderá permitir que o aluno leve para casa

20 ENTENDIMENTO DO TEXTO Retomar a história motivando os leitores à participação oral Realizar gincanas cooperativas e jogos para melhor compreensão da história e para fixar a mesma

21 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Promover com os leitores as atividades vividas pelas personagens do livro utilizando o mesmo contexto ou não Após esta atividade motivar os alunos para que se expressem oralmente dando a sua opinião sobre as atividades realizadas Construir com os leitores uma nova história com as mesmas personagens

22 TÃO IMPORTANTE QUANTO MOTIVAR A LEITURA
É VALORIZAR O QUE FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DELA


Carregar ppt "Contadores de histórias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google