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Inquietações, indagações,

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Apresentação em tema: "Inquietações, indagações,"— Transcrição da apresentação:

1 Inquietações, indagações,
LIDERANÇA DA ENFERMAGEM EM AMBIENTES DE CUIDADOS CRÍTICOS: Inquietações, indagações, algumas reflexões ... Agradecer, colocar do desafio de falar de um tema presente no nosso cotidiano – a articulação do conhecimento e da ação na perspectiva de uma práxis que permita a enfermagem um trabalho interdisciplinar. Profa Letícia Lazarini de Abreu

2 Inquietações e indagações iniciais
Há diferença na liderança exercida pela enfermeira em ambientes de cuidados críticos? E se há, que diferenças são estas? ?

3 Pertinência da temática
Cenário de incertezas que afeta a sociedade e organizações hospitalares; Instabilidades políticas, sociais, econômicas, tecnológicas Crise nos hospitais. Liderança – tomada de decisão

4 PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAR CUIDAR EDUCAR
Como articular os diferentes processos de trabalho, respondendo às necessidades de saúde da população, os anseios dos profissionais e o que o mercada espera da enfermeira. Geralmente enfermeiras buscam conjugar o cuidar e o gerenciar – gerenciar se sobrepõe. Como buscar com que este gerenciar responda ao cuidado e a educação?

5 Cuidado terapêutico Cuidado terapêutico – ação que se desenvolve e termina com a pessoa, carregado de valor (ético e estético), sendo um bem necessário às pessoas (Reibnitz, Prado, 2003).

6 ARTICULAR,CUIDAR, GERENCIAR E EDUCAR
desenvolver competências; liderança; cuidado como essência; gerenciar e ensinar o cuidado – cuidando. LIDERAR A EQUIPE PARA UM CUIDADO TERAPÊUTICO E COM COMPROMISSO DE TODOS

7 COORDENAÇAO DO CUIDADO
PAPEL ENFERMEIRA COORDENAÇAO DO CUIDADO Entendemos que uma das dificuldades em desenvolver o papel gerencial, suplantando a administração direta, técnica e operativa do processo de trabalho, está na lacuna que os enfermeiros tem em sua formação no que se refere à coordenação das relações interpessoais – dificuldade no gerenciamento de conflitos, lembrando que hoje os enfermeiros tem atuado em diferentes áreas, assumido papéis de destaque na gestão dos serviços básicos – secretarias municipais e estaduais de saúde. Lembrar ainda que a negação das atividades gerenciais é decorrente do modelo de formação, que tem priorizado o cuidar como ação própria da enfermeira, em detrimento do gerenciar e do educar. ASSUMIR COORDENAÇÃO DO CUIDADO, COM COMPETÊNCIA, ÉTICA, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA FUNÇÃO.

8 COORDENAÇÃO DO CUIDADO
RESPONSABILIDADE DE ARTICULAR DIFERENTES ATORES SUJEITO DO CUIDADO EM SUA INTEGRALIDADE – CIDADÃO, COM DESEJOS, EMOÇÕES, OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE.

9 LIDERANÇA ? PROCESSO GRUPAL, ONDE OCORRE UMA INFLUÊNCIA COM A FINALIDADE DE ALCANÇAR UMA META; PORTANTO, ESTÁ LIGADA A UM SENTIDO DE AÇÃO, UM SENSO DE MOVIMENTO, PASSÍVEL DE SER APRENDIDA (LOURENÇO E TREVISAN, 2001, p. 15)

10 Líder como motivador “É essencial saber: ... Influenciar positivamente a equipe e mantê-la motivada”. “Saber liderar é saber conduzir. ...” “Estimulando o liderado a desenvolver o seu melhor potencial, promovendo todos os meios para o liderado prestar uma assistência de qualidade”

11 Coordenadora da equipe – tomada de decisão
“Se o enfermeiro não tem liderança, principalmente em situações críticas, a equipe se atrapalha”. “Capacidade de em situações de urgência organizar a assistência (...) é importante o enfermeiro ter competência de tomar as decisões como líder da equipe, se antecipando às questões” “O enfermeiro da UTI se vê diariamente diante de Situações que exigem escolhas rápidas ....” “Quando é necessário tomar decisões rápidas...”

12 UTI – opostos: vida/morte humano/tecnológico objetivo/subjetivo
Tecnologias duras e leves COMO NÃO PERDER A SENSIBILIDADE, O OLHAR O OUTRO, O SUBJETIVO, MOTIVANDO A EQUIPE NO CUIDADO SENSÍVEL E TERAPÊUTICO?

13 Interdisciplinaridade - integralidade
MUDANÇAS NO COTIDIANO DAS INSTITUIÇÕES ENCONTRO QUEM CUIDA – trabalhador QUEM É CUIDADO – Sujeito do cuidado Trabalho – espaço de vida, um dos elementos de reafirmação social. Espaço hospitalar – diferentes saberes-poderes. Ampliar a possibilidade de manifestação da subjetividade, da autonomia da liberdade. RELAÇÕES DE PODER-SABER

14 LIDERANÇA – compartilhar entre a equipe de saúde
“Nas decisões junto à equipe interdisciplinar na condução clínica do paciente, através de planos de cuidados de enfermagem”. “O enfermeiro, quando sabe se colocar frente aos outros profissionais, sabe determinar prioridades junto à equipe de saúde...”

15 LIDERANÇA – articulação
“No relacionamento com o grupo, na relação e elo entre as equipes, harmonizando a equipe de trabalho, principalmente porque são pessoas diferentes, com formas diferentes de pensar – fazer com que seja trabalho de grupo, apaziguando intrigas e conflitos”. “Fazer escolhas – às vezes tem que impor, usar de sua autoridade, mas fazendo de forma amigável”. “Nas situações de crise de equipe, de profissionais de outras áreas da saúde e familiares”.

16 EQUIPE ENFERMAGEM CONFLITOS ENTRE EQUIPE MEDO COMUNICAÇÃO COMPAR-
DEFICIENTE MEDO COMPAR- TILHAR SABERES- PODERES A Enfermagem necessita também estabelecer relações de complementaridade entre si, sendo comunicação importante nas relações – enfermeira como intermediadora na equipe. Colliére afirma que cuidar é aprender a te em conta os dois “parceiros” dos cuidados: o que trata e o que é tratado. Há necessidade de cuidar da equipe por meio de reuniões, estabelecendo o diálogo, a articulação e integração da equipe. ENFERMEIRA/LÍDER – PAPEL DE INTERLOCUTOR DIÁLOGO – REUNIÕES – ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA EQUIPE

17 LIDERANÇA SITUAÇÕES CRÍTICAS TOMADA DE DECISÃO RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
ARTICULAÇÃO ENFERMAGEM E OUTROS PROFISSIONAIS SAÚDE COMUNICAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM QUE OUTRAS SITUAÇÕES SE EXPRESSA A LIDERANÇA DA ENFERMEIRA???

18 OUTRAS SITUAÇÕES QUE A LIDERANÇA SE EXPRESSA
“No planejamento do cuidado, na distribuição da equipe para a prestação do cuidado, nos momentos de conflito ético e bioético (eutanásia), nos momentos de advogar em favor do paciente, na monitorização de indicadores de avaliação de desempenho e de qualidade da unidade”. “Na supervisão dos cuidados, na coordenação das atividades de enfermagem ...” “Na assistência, administrativa, na área de recursos humanos (p.e., faltou alguém da limpeza, é o enfermeiro que providencia)”.

19 CARACTERÍSTICAS – ATRIBUTOS DO LÍDER
“Bom relacionamento com o grupo...” E5 “Perspicácia, jogo de cintura, conhecimentos, muita leitura...” “Boa índole, capacidade de tomar decisões e saber trabalhar em equipe”. “Ter conhecimento para resolver os problemas, ter segurança e atitude...” “Competência, conhecimento, poder de observação maior, bom senso para tomada de decisão, aparência pessoal (competência + aparência = maior reconhecimento do líder), diplomacia, responsabilidade”.

20 ATRIBUTOS ... “Deve ser seguro, hábil, rápido e decidido quando necessário, ao mesmo tempo em que calmo e tolerante quando apropriado. ...” “Demonstrar capacidade de prestar cuidados principalmente os de maior complexidade, saber trabalhar em equipe ...” “... Ser um facilitador e condutor da equipe, compreender as competências essenciais da profissão, distribuir poder”. “Ser criativo e influenciar pessoas com finalidade de construir estratégias que ajudem a superar os obstáculos ...”

21 ATRIBUTOS ... “Tem que ser humano, saber reconhecer os limites do outro e as necessidades pessoais e profissionais, saber olhar e saber dizer não quando é necessário, saber repreender sem ser agressivo, saber elogiar e criticar quando necessário ... Ter responsabilidade, ética, habilidade, ser competente”. E1 “... Disciplina, capacidade de comunicação, ética, comprometimento com a profissão”. E2

22 LÍDER – conhecimento, agregador, utilizar da comunicação, ética, respeitar o outro em sua individualidade, ser humano e trabalhar com as questões interpessoais, estimulando a equipe, motivando-a a um cuidado sensível e terapêutico.

23 O QUE DIFERE A LIDERANÇA DA ENFERMAGEM EM AMBIENTES DE CUIDADOS CRÍTICOS DAS DEMAIS UNIDADES? ?

24 SUPERAÇÃO DOS MITOS ALIAR TECNOLOGIAS LEVES E DURAS SUPERAR A SUPERVALORIZAÇÃO DA MÁQUINA E DA AUTOMATIZAÇÃO ALICERÇAR O CUIDADO NA OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE PERCEBER O SUJEITO DO CUIDADO COMO INTEGRAL, ÚNICO, INDIVISÍVEL, CIDADÃO TOMAR DECISÕES RÁPIDAS LIDAR COM QUESTÕES ÉTICAS E BIOÉTICAS LIDAR COM AS DICOTOMIAS

25 LIDERANÇA PARTICIPATIVA : mudança, organização, alicerçada na justiça,
liberdade, autonomia, responsabilidade, reconhecimento de outras lideranças, construída coletivamente.


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