Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Meddling with methylation
Chih-Lin Hsieh and Peter A.Jones Carla Zirke Daihodara Luide Flávia Moura Junho de 2004
2
* A hipometilação pode ou não causar câncer.
INTRODUÇÃO * A metilação aumentada de citosina induz o silenciamento de supressores de tumor. * A hipometilação pode ou não causar câncer. * A diminuição de metilação pode causar modificação no cromossomo e desenvolvimento de linfomas. * Em camundongos sem MBD2 desenvolvem menos adenomas intestinais. MBD2: proteína que se liga a citosinas metiladas e resulta no silenciamento da transcrição.
3
*Aumento das taxas de tumores em tecidos flexíveis e sarcômeros.
ARTIGO SCIENCE *Camundongos que derivaram dos Npcis (camundongos que carregam mutações tanto nos genes da neurofibromatoses e no supressor de tumor p53). * Carregam um alelo hipomórfico da DNA metiltransferase (Dnmt1). * Houve um aumento da perda da heterozigosidade (LOH). *Aumento das taxas de tumores em tecidos flexíveis e sarcômeros.
4
* Redução da Dnmt1 resulta:
Hipometilação genômica; Desenvolvimento de linfomas de células T; Trissomia do cromossomo 15. * A hipometilação resulta: Instabilidade cromossômica; Aumento de câncer.
5
ESTABILIDADE CROMOSSÔMICA
* A síndrome ICF possuem mutações na DNA metiltransferase 3B. * Ocorre descondensação especifica nas regiões centroméricas e pericentroméricas de determinado cromossomo, associado com a redução da metilação. * A perda da histona metiltransferase na qual efetua a metilação H3-K9 resulta: instabilidade cromossômica risco em linfomas em células B.
6
Conclusão: Metilação de citosinas e modificação de histonas, estão associados a estabilidade cromossômica.
7
Artigo Nature *Perda da proteína MBD2 na qual se liga a metil-CpG e um repressor trancricional potente, inibe o desenvolvimento de adenoma intestinal em camundongos mim. * Diminuição de tumores devido: Falha para metilar DNA; Falha para interpretar o sinal de metilação. * Discordância entre os artigos. * MBD2 está implicada no silenciamento de genes supressores de tumor tanto em câncer: do colo retal humano e próstata.
8
* Hipometilação e deficiência da MBD2:
Afetam genes subseqüentes na via metabólica da carcinogenese; Regulam outros genes antecedentes. Menor formação de tumores *Camundongos com a falta da proteína MLH1 (de reparo) carregando mutação hipomórfica Dnmt1: Redução de adenomas; Aumento de linfomas.
9
* A metilação pode envolver os transposons e ocorrer mutações.
Conclusões dos artigos *Mudança na metilação de citosinas e a proteína MBD2 são fatores de risco que resultam em câncer. * A metilação pode envolver os transposons e ocorrer mutações. *A mudança da metilação está associada: a camundongos células somáticas. a seres humanos restrita a genes específicos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.