A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profº MsC Angelo Polizzi Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profº MsC Angelo Polizzi Filho"— Transcrição da apresentação:

1

2 Profº MsC Angelo Polizzi Filho
Gestão de Pessoas (Turma GEPA08) Profº MsC Angelo Polizzi Filho

3 Pauta Apresentação pessoal e dos alunos Conteúdo programático
(1ª parte) Apresentação do Plano de ensino Apresentação pessoal e dos alunos Conteúdo programático Discussão dos temas e do cronograma

4 Apresentação da disciplina
Objetivos: Analisar a gestão de pessoas integrada às estratégias organizacionais e sua implicação sobre os modelos integrados de gestão de pessoas.

5 Apresentação da disciplina
Objetivos das organizações: (visão capitalista) CRESCER; e LUCRAR Preferencialmente de forma: ÉTICA e SUSTENTÁVEL

6 Apresentação da disciplina (cont.)
Justificativas Uma das principais fontes de vantagem competitiva na atualidade é a gestão estratégica dos recursos humanos nas organizações. A capacidade de envolver as pessoas nas estratégias organizacionais, a compreensão das práticas existentes para tanto e suas implicações é requisito para o gestor em organizações, o que denota a relevância da disciplina.

7 Angelo Polizzi Filho, MsC
Apresentação do Profº Angelo Polizzi Filho, MsC MESTRE em Administração Área de Concentração: Gestão de Organizações; e Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Organizações ESPECIALISTA em Docência no Ensino Superior GRADUADO em Administração de Empresas CONSULTOR independente desde 2001 em inúmeros projetos. Destacam-se: Itaucard, Banespa/Santander, Pamcary, APISUL. Gestor em unidades de negócios, operações e serviços numa trajetória hierárquica crescente de Analista de Sistemas a Gestor de Empresa Credicard,, Fidelity, Banco Santos, Sul Financeira, entre outras. Experiência em docência presencial e no EaD. No 2º semestre/2011 foi o principal instrutor do Projeto de Extensão: "Redes de Gestão e Serviços para uma Comunidade Solidária". (Projeto interdisciplinar na disseminação de conceitos de Economia Solidária e apoio na organização e gestão de organizações em contexto solidário). Plataforma Lattes:

8 Apresentação dos alunos
Quais seus principais objetivos com o MBA ? Em que ponto você está agora ? Quais seus principais objetivos com esta disciplina ? Qual a possível relação da sua dissertação com esta disciplina ? Que outros objetivos seus esta disciplina poderia atingir ?

9 Conteúdo programático
Histórico da área de Recursos Humanos - RH Introdução à administração estratégica de RH Cultura organizacional Estratégia e competitividade Modelos em gestão de RH Pesqs nac. e intern. sobre a gestão estr. de pessoas: Bem-estar no trabalho Intenção de rotatividade (retenção de talentos) Capital psicológico Espiritualidade nas organizações Indicadores comportamentais Gestão de carreiras

10 Plano de ensino Disciplina Gestão de Pessoas

11 Cronograma Discussão do conteúdo

12 MBA - objetivo Capacitar profissionais para serem o diferencial competitivo na eficácia da estratégia de negócios das organizações desenvolvendo competências para conhecer, planejar e intervir nos processos corporativos.

13 MBA – objetivo (cont.) Capacitar significa desenvolver em uma pessoa sua capacidade de: compreender e discutir o tema em nível de especialistas, acima do senso comum ou da opinião de leigos. expressar os resultados de sua atuação, suas reflexões e perguntas que estimulem o interesse nas pessoas a inovar. avaliar objetivamente o desenvolvimento das pessoas, a fim de promover o devido redirecionamento do conteúdo e do processo de aprendizagem (avaliação).

14 Alinhamento de conceitos
Estratégia e Organizações.

15 Estratégia (conceito)
Difícil se obter uma definição, então para nivelar nosso conhecimento, didaticamente será a: “formulação da missão e dos objetivos da organização, bem como de políticas e planos de ação para alcançá-los, considerando os impactos das forças do ambiente e a competição” (ALBUQUERQUE, 2002, P. 38)

16 Organizações (conceito) O velho: Uma organização é um conjunto integrado e coeso de recursos no sentido de alcançar objetivos organizacionais.

17 Organizações (conceito) O novo: (Era da Informação) Conjunto integrado e coeso de competências sistematicamente atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes o façam.

18 Organizações (conceito)
Maior ênfase no trabalho em equipes e em projetos multifuncionais. Intensificação dos canais de comunicação laterais. Conhecimento: fator-chave na geração de valor. Maior autonomia e responsabilidade. Conexões: redes intra e inter-organizacionais.

19 Organizações (conceito)
Maior ênfase no trabalho em equipes e em projetos multifuncionais. Intensificação dos canais de comunicação laterais. Conhecimento: fator-chave na geração de valor. Maior autonomia e responsabilidade. Conexões: redes intra e inter-organizacionais.

20 AS 3 ETAPAS DAS ORGANIZAÇÕES NO DECORRER DO SÉC. XX
Industrialização Clássica Industrialização Neoclássica Era da Informação Período Após 1990 Funcional, Burocrática Piramidal, Rígida e Inflexível Matricial, departamentalização por produtos/serviços ou unidades estratégicas Fluída e Flexível Redes de equipes multifuncionais Estrutura Foco no passado e nas tradições. Manutenção do status quo Foco no presente. Ênfase na adaptação ao ambiente Foco no futuro. Ênfase na mudança e na inovação Cultura Intensificação das mudanças Ambiente Estático e Previsível Imprevisível e turbulento Fatores de produção inertes, sujeito a regulamentos rígidos e ao controle Pessoas como recursos que precisam ser administrados Pessoas como seres humanos proativos Pessoas Relações Industriais Administração de RH Administração de Pessoas Denominação


Carregar ppt "Profº MsC Angelo Polizzi Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google