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SUMÁRIO RESUMIDO PARTE I: O CONTEXTO AMBIENTAL E ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "SUMÁRIO RESUMIDO PARTE I: O CONTEXTO AMBIENTAL E ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 SUMÁRIO RESUMIDO PARTE I: O CONTEXTO AMBIENTAL E ORGANIZACIONAL
PARTE II: AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES PARTE III: OS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES PARTE IV: A DINÂMICA ORGANIZACIONAL Idalberto Chiavenato

2 Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade
As pessoas e as organizações Características individuais A importância das diferenças individuais O capital humano Diferenças individuais em aptidões Diferenças individuais em personalidade As competências essenciais Benefícios da diversidade Sumário completo deste capítulo: Para Manual do Professor e outros materiais de apoio acesse:

3 Fig. 7.1 – Os desdobramentos da área de RH
Visão das pessoas Pessoas como ativos (recursos) Pessoas como capital humano Pessoas como custos Pessoas como restrições Departamento de pessoal Departamento de Relações Industriais Departamento de Recursos Humanos Equipe de gestão de pessoas Visão do RH Página 189 Idalberto Chiavenato

4 Fig. 7.2 – Modelo para compreender o comportamento individual nas organizações
Características organizacionais Cargos Desenho organizacional Cultura organizacional Valores organizacionais Estratégia Sistemas de recompensas Sistemas de controle Comportamento individual nas organizações Características individuais Personalidade Aptidões Habilidades Competências Crenças Motivações Página 190 Idalberto Chiavenato

5 Fig. 7.3 – Do que é formado o capital humano?
Desenho organizacional Estrutura organizacional Desenho dos cargos Trabalho em equipe Interconectividade Capital humano Depende de: Conteúdo (talentos) Continente (desenho organizacional e cultura organizacional capazes impulsionar os talentos Pessoas Talentos humanos Habilidades Competências Conhecimentos Desempenho Produtividade Motivação Participação Empreendedorismo Inovação Cultura organizacional Valores e princípios Estilo de administração Clima organizacional Participação e incentivos Página 194 Idalberto Chiavenato

6 Fig. 7.4 – Dimensões Extroversivo (E) Sociável Gregário Interagente
Fala para então pensar Introversivo (I) Quieto Concentrado Reflexivo Pensa para então falar De onde a pessoa obtém sua energia? Julgamental (J) Estruturado Orientado para o tempo Decisivo Organizado Perceptivo (P) Flexível Aberto Explorador Espontâneo Como a pessoa se orienta em relação ao mundo exterior? Sensitivo (S) Prático Detalhista Concreto Específico Intuitivo (N) Teórico Genérico Abstrato Possibilidades Como a pessoa presta atenção e colige informação do mundo? Pensador (T) Analítico Cerebral Orientado por regras Justiça Sentimental (F) Subjetivo Coração Circunstâncias Piedade Como a pessoa avalia e toma decisões? Página 200 Idalberto Chiavenato

7 Fig. 7.5 – As características das medidas humanas
Extroversão Ajustamento emocional Afabilidade Senso de responsabilidade Abertura Interesses culturais Interesses científicos Interesses mecânicos Aptidões mecânicas Aptidões burocráticas Inteligência Habilidade verbal Habilidade matemática Destreza manual Audição Acuidade visual Altura Peso Baixo grau de acuracidade Traços de personalidade Interesses Acuracidade e medição objetiva Aptidões Características físicas Alto grau de acuracidade Página 201 Idalberto Chiavenato

8 Fig. 7.6 – As dimensões da personalidade e sua provável influência no desempenho dos cargos
Extroversão Afabilidade Senso de responsabili-dade Ajustamento emocional Interesse Domínio das tarefas Motivação Aprendizado e improvisação Desempenho no cargo Página 202 Idalberto Chiavenato

9 Fig. 7.7 – A influência das diferenças individuais no desempenho do cargo
Extroversão Afabilidade Ajustamento emocional Senso de responsabili-dade Domínio das tarefas Motivação Experiência no cargo Capacitação geral para o cargo Desempenho Aprendizado e improvisação Aptidões cognitivas Interesse Página 203 Idalberto Chiavenato

10 Fig. 7.8 – Modelo de auditoria de competências
Tipos de competências Habilidades que a organização já possui Mudanças que ocorrem no negócio da organização Habilidades de que a organização necessita Técnicas Qualidade Produtividade Inovação Excelência Competição Ruptura Perfeccionismo Competitividade Criatividade Humanas Confiabilidade Relações humanas Respeito mútuo Iniciativa pessoal Espírito empreendedor Parcerias Ética Responsabilidade social Participação Engajamento Comportamento ético Atitude responsável Página 205 Gap de competências Idalberto Chiavenato

11 Fig. 7.12 – Principais razões para o aumento da diversidade nas organizações
Mudanças demográficas na força de trabalho Variedade quanto à idade, sexo, etnia, religião, cultura e educação provoca mudanças na força de trabalho Aumento substancial dos negócios internacionais Globalização dos negócios conseqüente internacionalização das organizações Pressões cognitivas Adequação das organizações às culturas locais dos mercados abrangidos para manter a competitividade organizacional Necessidade de pontos de vista diferentes Necessidade de obter todas as contribuições possíveis e diferentes abordagens para o alcance do sucesso organizacional Aumento da competitividade Obtenção de competências diversificadas a fim de aumentar a competitividade organizacional Complexidade organizacional Maior necessidade de diferenciação das pessoas e maior necessidade de integração para manter o sistema viável Página 210 Idalberto Chiavenato

12 Capítulo 8 Percepção, atribuição, atitude e decisão
Conceituação de percepção O processo perceptivo Fatores que influem sobre a percepção Distorções da percepção Dissonância cognitiva Atribuição Os paradigmas Atitudes Decisão Sumário completo deste capítulo: Para Manual do Professor e outros materiais de apoio acesse:

13 Fig. 8.1 – O indivíduo como um sistema processador de informações
Ambiente Exposição à informação Indivíduo Atenção Percepção da informação Sensação Percepção seletiva Compreensão do que é percebido Significado abstração e codificação Armazenamento Opinião sobre a informação (aceita ou rejeitada) Credibilidade Processamento Mudança de atitude Retenção da informação aceita ou rejeitada Esquecimento Processamento retardado Procura de informação retida (retorno) Tomada de decisão Estratégia de escolha Integração da informação Resposta (saída) Comportamento resultante da decisão Página 222 Idalberto Chiavenato

14 Fig. 8.2 – Fatores internos e externos que influenciam a percepção
Fatores na situação Oportunidade Ambiente de trabalho Ambiente social Fatores no observador Atenção Motivações Interesses e atitudes Expectativas Experiências passadas Fatores no alvo Intensidade Tamanho Mudança Contraste Repetição Percepção Página 225 Idalberto Chiavenato

15 Fig. 8.3 – Desenvolvimento e mudança de atitude nas pessoas
Fatores que influenciam as atitudes Resultantes Colegas Trabalho Políticas da organização Salário e benefício Tecnologia Atitudes Comportamento Produtividade Satisfação Eficiência Adaptação Desenvolvimento Conhecimento Afetividade Retroação Página 232 Idalberto Chiavenato

16 Racionalidade limitada: Restrições organizacionais:
Fig. 8.4 – Restrições e alternativas na tomada de decisão não-programada Racionalidade limitada: Tempo, informações e recursos limitados para lidar com problemas complexos e multidimensionais Decisão Busca e escolha de uma alternativa de decisão de alta qualidade Alternativas Alternativas Restrições pessoais: Desejo de prestígio, sucesso, estilo pessoal de decisão, necessidade de satisfazer necessidades emocionais, enfrentar pressões e manter o autoconceito Alternativas Alterna- tivas Restrições organizacionais: Necessidades de consenso, perspectiva compartilhada, cooperação, apoio, cultura e estrutura organizacionais, valores éticos Alternativas Página 236 Idalberto Chiavenato


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