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RESPONSABILIDADE SOCIAL Um novo jeito de olhar

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Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL Um novo jeito de olhar"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL Um novo jeito de olhar

2 A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão
REGIME DEMOCRÁTICO FRUIÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FORMAÇÃO DA CIDADANIA

3 A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão
Cenário brasileiro vigente: Direitos dos cidadãos na prática Direitos dos cidadãos na teoria Divergência entre os direitos proclamados e desfrutados.

4 A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão
Para modificar o cenário brasileiro atual é necessário observar: Se os indivíduos são capazes de exercer sua cidadania O nível de conhecimento relacionado aos direitos e deveres O nível de organização da sociedade A ação do plano individual A articulação coletiva

5 A cidadania no Brasil A condição social é que faz o cidadão
A política atual: Incorpora o discurso democrático Favorece a democracia de baixa intensidade Permite a cidadania de baixa intensidade Exclui e compromete os direitos sociais conquistados Desvaloriza o profissional da educação

6 SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA INDUSTRIALIZAÇÃO E TECNOLOGIA DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL E SOCIAL

7 EXCLUSÃO SOCIAL Entende-se como excluídos:
Pessoas desligadas dos processos sociais Seres humanos destituídos de terra e trabalho Indivíduos envolvidos no processo de migração Moradores de favelas e rua População com acesso aos bens mínimos Pessoas excluídas dos processos educacionais

8 EXCLUSÃO SOCIAL Indicadores sociais: Aumento do desemprego
Índice de analfabetismo Déficit de moradias Sucateamento da saúde

9 PRIMEIRA FASE DA EXCLUSÃO SOCIAL
Atribuída aos níveis de: Renda Escolaridade Raça

10 SEGUNDA FASE DA EXCLUSÃO SOCIAL
Os novos excluídos: Jovens com elevada escolaridade Pessoas com mais de quarenta anos Homens não-negros Pessoas com maior escolaridade

11 Novas políticas públicas:
EXCLUSÃO SOCIAL Novas políticas públicas: Bolsa trabalho Programa começar de novo

12 INCLUSÃO SOCIAL PERVERSA
Ausência de qualidade: No trabalho Na formação Na assistência médica Segurança Consumo de bens materiais e serviços

13 Empresas desenvolvem projetos sociais por dois motivos:
MARKETING SOCIAL Empresas desenvolvem projetos sociais por dois motivos: Exercer filantropia empresarial Desenvolver estratégias de marketing

14 Projetos de marketing social enfatizam:
Melhoria da qualidade de vida Oferta de oportunidades de ascensão social Divulgação de benefícios para população Prevenção à marginalidade Desenvolvimento da comunidade

15 Nova ótica dos 5 P´s do marketing:
MARKETING SOCIETÁRIO Nova ótica dos 5 P´s do marketing: Preço Produto Promoção Praça Pessoas

16 MARKETING SOCIETÁRIO Macromarketing:
Analisa os impactos das interações entre sistemas de marketing e sistemas sociais.

17 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Uma alternativa social para: Natureza Meio ambiente humano e político Mercado de trabalho Qualidade de Vida

18 Unidades organizacionais afetadas pela questão ambiental:
GESTÃO AMBIENTAL Unidades organizacionais afetadas pela questão ambiental: Meio ambiente – política ambiental Produção – menos resíduos e economia de energia Marketing – produtos ambientalmente melhores Recursos Humanos – conscientização e treinamento Comunicação – reforço da imagem empresarial P e D – qualidade ambiental dos produtos

19 Padrões Normativos e Selos Ambientais:
GESTÃO AMBIENTAL Padrões Normativos e Selos Ambientais: Instituto Ethos NBR 16001 ISO 14001 SA 8000 ISO 26001

20 ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios
Problemas globais Revolução nas comunicações Aumento da produtividade industrial e agrícola Urbanização Novos centros de poder econômico e político

21 ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios
Soluções Globais A capacidade de articulação dos agentes sociais de ser mais ampla O desenvolvimento dos aspectos sociais deve passar para o primeiro plano Os atores sociais devem formar multiplicadores O Estado não deve deixar de desenvolver ações sociais

22 ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios
Desafios das ONGs na década de 80 Índices cada vez mais altos de inflação Aumento da pobreza Crescimento do setor informal da economia Descrédito do Banco Mundial e Instituições Internacionais em determinado período.

23 ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios
Desafios das ONGs na década de 90 Sair do micro para o macro Ação participante Propor uma nova forma de produzir e distribuir bens e serviços Ampliar o diálogo com os setores governamental e empresarial Reestruturar o papel das empresas e do Estado perante à sociedade. Atrair investimentos para o Brasil

24 ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios
Gerenciamento de ONGs O trabalho é gerenciado por um ideal compartilhado pelos membros que as compõem O planejamento de suas atividades está sujeito às fontes de financiamento As ações, os objetivos, as metas e a avaliação dos resultados ainda não estão bem estruturados O interesse de cada membro e a disponibilidade de agenda permite o desenvolvimento e a inclusão de novos projetos sociais

25 ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Características e Desafios
Gerenciamento de ONGs Não há sistematização dos dados para efeito de avaliação de desempenho gerencial Não há normas e procedimentos escritos As funções e as responsabilidades de seu pessoal não são claramente definidas O marketing social não é utilizado de forma correta A ausência de divulgação do desenvolvimento e sucesso dos projetos sociais, deixa a produção das ONGs dependentes de doações

26 ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Gestão de ONGs
Resultados Esperados Trabalhar por meio de redes Identificar claramente produtos, áreas de atuação e os beneficiários Compartilhar mercados Controlar e avaliar o impacto das executadas Divulgar o produto ou serviço oferecido

27 RESPONSABILIDADE SOCIAL Balanço Social
Valores e Transparência Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Consumidores / Clientes Comunidade Governo e Sociedade

28 PROJETO SOCIAL Metodologia utilizada para o desenvolvimento de um projeto social: Questionário Apresentação da empresa Identificação dos stakholders Indicadores da cidade-alvo Perfil do consumidor

29 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Causas que recomendam o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social: Conceitos desconhecidos Falta de motivação Colaboradores sentem-se máquinas Baixo nível de escolaridade Alto nível de rotatividade de colaboradores Carências na comunidade

30 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Foco da ação social da empresa: 1º ESTÁGIO – Gestão Social Interna 2º ESTÁGIO – Gestão Social Externa 3º ESTÁGIO – Gestão Social Cidadã

31 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Gerenciando a Responsabilidade Social Interna: Departamento Pessoal Gestão de Recursos Humanos Gestão do Capital Intelectual Gestão do Capital Social - Promotores de marketing social - Qualidade de vida - Promoção de saúde - Desenvolvimento sustentável


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