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Engenharia de Produção

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Apresentação em tema: "Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Produção
AULA 8 Engenharia da Qualidade I CURSO DE FÉRIAS Janeiro de Prof. Kléber Barros

2 Organização Internacional para Padronização
O que é a ISO ? Organização Internacional para Padronização

3 História e Filosofia da ISO
A ISO foi fundada em 1947, tem sede em Genebra (Suíça) e é uma federação mundial de organismos de normalização nacionais de, aproximadamente, 120 países. Sua missão é promover o desenvolvimento da normalização, e atividades correlatas, no mundo, com os objetivos de facilitar as trocas internacionais de bens e serviços e de desenvolver a cooperação nos campos da atividade intelectual, científica, tecnológica e econômica.

4 O trabalho técnico da ISO consiste no desenvolvimento de acordos internacionais, mediante processo consensual, para aplicação voluntária. Estes acordos são publicados como Normas Internacionais, das quais a ISO elaborou, até o presente, um número superior a dez mil.

5 Conciliando os interesses de produtores, consumidores, governo e comunidade científica, a ISO elabora, publica e difunde normas internacionais relativas a todos os domínios de atividades, exceto no campo elétrico-eletrônico, o qual é responsabilidade da IEC - INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMISSION

6 Norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes, ou características para atividades ou seus resultados. As normas em geral são baseadas em conhecimentos consolidados da ciência, da tecnologia e das experiências anteriores.

7 Normas ISO série 9000 Origem e Evolução
1987 Motivações Militares e de Segurança 1994 Três modelos “rígidos” 2000 Modelo único, permitindo exclusões 2008 Maior clareza e melhoria na tradução, maior sinergia com conceitos da ISO 14000, aumento do foco nos resultados e na melhoria contínua

8 O que a ISO série 9000 não é ? As normas ISO série 9000 fornecem diretrizes e/ou requisitos sobre QUAIS características devem ser consideradas no sistema de gestão de uma organização, mas NÃO ESTABELECEM COMO estas características devem ser implementadas. Este caráter genérico dá a essas normas uma ampla aplicabilidade. “Todos os requisitos desta Norma são genéricos e se pretende que seja aplicável para todas as organizações, sem levar em consideração o tipo, tamanho e produto fornecido.Quando algum(ns) requisito(s) desta Norma não puder(em) ser aplicado(s) devido a natureza de uma organização e seus produto, isso pode ser considerado para exclusão.”

9 As normas ISO série 9000 não tratam de qualquer especificação técnica do produto. Contudo, elas são complementares (e não alternativas) a todas as especificações técnicas, normas ou regulamentos aplicáveis aos produtos ou operação da empresa.

10 Fonte: CB-25, (2007) www.abntcb25.com.br
IMPORTANTE ! ►

11 www.abntcb25.com.br - Site que fornece interpretações das Normas

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13 Publicadas desde 1987, a atual versão da família ISO 9000 compõem-se das seguintes normas:
NORMAS E DIRETRIZES PROPÓSITO NBR ISO 9000:2005, Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário. Estabelece o ponto de partida para o entendimento das normas e define ternos e definições fundamentais usados na família ISO 9000, necessários para evitar interpretações erradas durante seu uso. NBR ISO 9001:2008, Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. Essa é a norma de requisitos usada para avaliar a capacidade de uma organização em atingir os requisitos do cliente e regulamentares aplicáveis e, assim, satisfazer a seus clientes. Passou por três revisões em 1994, 2000 e 2008; NBR ISO 9004:2000, Sistemas de gestão da qualidade – diretrizes para a melhoria do desempenho. Essa norma fornece um guia para a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade de uma organização para beneficiar todas as partes por meio da contínua satisfação dos clientes. Passou por duas revisões, 1944 e Em 2009 estava prevista uma nova revisão.

14 ISO 9001 A ISO 9001 é a norma principal, que apresenta os requisitos de gestão da qualidade que compõem o sistema de gestão da qualidade estabelecido como modelo pela ISO, e que tem por finalidade a certificação de sistemas da qualidade segundo seus requisitos. A ISO 9001:2008 substituiu a ISO 9001:2000

15 ISO 9001 é obrigatória ? Não, pois as Normas são de adoção voluntária.
Regulamentações Técnicas são obrigatórias! Há vários produtos de Cerificação Compulsória pelo INMETRO, dentre eles: Botijão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo); Mangueira para GLP; Regulador de pressão de GLP; Fusível (rolha e cartucho); Capacete; Extintor de Incêndio; Brinquedos ...

16 Benefícios potenciais da Certificação pela ISO 9001
Redução da variabilidade dos processos e dos produtos pela padronização das atividades, proporcionando maior controle sobre os processos. Maior domínio da empresa sobre sua tecnologia em função do controle de seus processos (codificação e difusão do conhecimento individual).

17 Redução das perdas pelo maior nível de organização interna, pela prevenção das falhas operacionais, pela redução do retrabalho e pela cultura de aprendizagem e melhoria contínua que se instala na Organização. Maior confiança da Direção e da Gerência sobre a capacidade de atender os requisitos dos clientes. Maior confiança dos clientes sobre a capacidade da Organização atender aos seus requisitos, gerando maior satisfação. Maior motivação dos empregados pelo melhor entendimento das implicações do seu trabalho cotidiano e pelo seu envolvimento nas decisões. Aumento da produtividade.

18 Quais benefícios os consumidores obtêm com a ISO 9001 ?!
ISO 9001 e o Consumidor Quais benefícios os consumidores obtêm com a ISO 9001 ?! Possibilidade de um produto melhor e mais barato. Produto de aceitação (qualidade) internacional. Mais opções. Reflexos na sociedade. Atendimento às requisições do comércio exterior (barreiras não tarifárias) BARREIRAS NÃO-TARIFÁRIAS - Mecanismos usados pelos governos com o objetivo de controlar o volume, a composição dos produtos e o destino do comércio internacional (exemplo: cotas de importação).

19 ISO 9001:2008 O Modelo de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) adotada pela ISO 9001:2008 baseia-se fortemente nos princípios de gestão estabelecidos pela qualidade total. São oito os princípios de gestão da qualidade estabelecidos pela ISO: Foco no Cliente Liderança Envolvimento de Pessoas Abordagem de processo Abordagem Sistêmica para a Gestão Melhoria Contínua Tomada de Decisão baseada em fatos Benefícios Mútuos nas relações com os fornecedores

20 Princípio 1 - Foco no Cliente
Determinar necessidades & expectativas do cliente As organizações dependem dos clientes Requisitos Satisfação do cliente

21 CLIENTE = INVESTIMENTO
Um cliente satisfeito... ... comenta com quatro outras pessoas sua satisfação Um cliente insatisfeito... ... divulga a vinte e sete outras pessoas sua insatisfação A conquista de um novo cliente é cinco vezes mais cara que a manutenção de um existente

22 Princípio 2 - Liderança Princípio 3 - Envolvimento das Pessoas
Os líderes estabelecem unidade de objetivo, orientação e ambiente interno no qual as pessoas se tornam plenamente envolvidas. Princípio 3 - Envolvimento das Pessoas As pessoas são a essência da organização. O envolvimento pleno delas possibilita utilizar suas habilidades para benefício da organização.

23 Princípio 4 – Abordagem de Processo
Um resultado desejado é mais eficientemente atingido quando os recursos e as atividades são gerenciadas como um processo. Princípio 5 – Abordagem Sistêmica Identificar, entender e gerenciar um sistema de processos inter-relacionados para um dado objetivo contribui para a melhoria da eficácia e da eficiência.

24 Princípio 6 – Melhoria Contínua
Melhoria contínua é um objetivo permanente da organização. Parte da gestão da qualidade que focaliza no aumento da capacidade de atender os requisitos. Princípio 7 – Tomada de Decisões Baseadas em fatos Decisões eficazes são baseadas em análises lógica e intuitiva de dados e informações.

25 Princípio 8 – Benefícios Mútuos nas relações com os fornecedores
O relacionamento mutuamente benéfico entre a organização e seus fornecedores aumenta a capacidade de ambos de criar valor.

26 Estrutura da Norma ISO 9001:2008
Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da direção Clientes e Satisfação Clientes e Requisitos Gestão de recursos Medição, análise e melhoria Realização do produto

27 Transição para da ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008
Principais Dúvidas: 1. A ISO 9001:2008 contém novos requisitos? Não. Há apenas esclarecimentos de alguns dos requisitos atuais da ISO 9001:2000, com base na experiência de oito anos de aplicação da Norma. 2. Já pode ser emitido um certificado para a Norma ISO 9001:2008? A Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 foi publicada em 28/11/2008 e sua vigência se iniciará em 28/12/2008. Desta forma, um certificado em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 poderá ser emitido a partir de 28/12/2008.

28 3. Quando o “certificado ISO 9001” atual da minha organização poderá ser alterado  para a versão 2008? O certificado para a nova Norma será emitido após uma auditoria de supervisão ou de recertificação. 4. Qual será a validade do novo certificado? O certificado na nova versão terá a mesma validade do certificado original válido na ISO 9001: anos. 5. Há um prazo final para a mudança do certificado? Sim. Vinte e quatro meses após a publicação da ISO 9001:2008 nenhum certificado na ISO 9001:2000 será válido. Ou seja, todos os certificados ISO 9001:2000 válidos, serão trocados até 14/11/2010. 6. Como posso saber as principais diferenças da ISO 9001:2008 e a ISO 9001:2000? As diferenças entre a ISO 9001:2000 e a ISO 9001:2008 estão detalhadas no anexo B da ISO 9001:2008.

29 EXEMPLO DE ALTERAÇÃO: Ítem 6.2.2: Competência, Treinamento e Consciência: Foi alterado tirando o foco da atividade de treinamento e esclarecendo que o treinamento é um meio para chegar às competências necessárias.


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