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Capítulo 1 Complemento capítulo 1.

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1 Capítulo 1 Complemento capítulo 1

2 SWOT - SW Pontos fortes: fator que aumenta a habilidade da empresa para atingir suas estratégias de negócios; Pontos fracos : é um obstáculo à realização das estratégias do negócio de uma empresa;

3 SWOT - OT Oportunidade: fator ou tendência que pode ajudar a empresa a realizar suas estratégias de negócio, dado aos seus pontos fortes e fracos; Ameaça: é um fator ou uma tendência que representa uma barreira potencial para a empresa beneficiar-se das oportunidades ou para a realização de suas estratégias de negócio;

4 Oportunidades Expandir sua linha de produtos.
Diversificar seus negócios. Expandir no campo de seus clientes. Expandir no campo de seus fornecedores. Expandir sua base de clientes (geograficamente ou por meio de novos produtos). Seus concorrentes atuam de forma plácida? Existem oportunidades para exportação? Seu mercado poderá crescer? Mudanças na legislação. Mudanças nas restrições de importação / exportação. Boas perspectivas econômicas. Mudanças culturais favoráveis – tais como produtos mais verdes. Mudanças no uso da tecnologia, abrindo oportunidades para que sua empresa use tecnologias como as de comércio eletrônico ou de vendas pela Internet.

5 Ameaças Importações a baixos custos causam impacto em seus negócios?
 Importações a baixos custos causam impacto em seus negócios? Os consumidores podem escolher um produto substituto? As vendas de produtos substitutos estão crescendo? Seu mercado mostra um crescimento lento ou declinante? Poder crescente dos clientes ou fornecedores de impor preços. Mudança nas necessidades dos compradores. Mudanças nas taxas de câmbio que afetam as importações/ exportações. Mudanças nas condições demográficas. Regulamentação mais restritiva.

6 Pontos fortes Localização de seus negócios. Possui contratos de longo prazo? Seus produtos são exclusivos ou líderes do mercado? Possui recursos financeiros suficientes para financiar eventuais mudanças que queira fazer? Conta com vantagens de custo sobre seus competidores? Usa tecnologia de qualidade superior em seus negócios? Seus negócios envolvem grandes volumes? Poderá expandir, se necessário? Dispõe de marca sabidamente forte ou tem marcas fortes em seu estoque. Sua reputação – você é tido como líder de mercado, ou um especialista em seu campo? Mantém um bom relacionamento com seus clientes? (fundo de comércio) Mantém um forte relacionamento com seus fornecedores? Mantém um relacionamento positivo com seus funcionários? Mantém alguma aliança exclusiva com outras empresas? É titular de patentes ou de tecnologia própria? Conta com um processo de propaganda comprovado e que funciona bem? Conta com mais experiência em seu campo de atuação? Seus gerentes são altamente experientes? Tem um grande conhecimento da indústria? Pertence a alguma entidade de classe? Seus negócios são inovadores?

7 Pontos fracos Sua linha de produtos é muito pequena?
Possui recursos financeiros insuficientes para financiar eventuais mudanças que queira fazer? Seus custos unitários são em geral mais altos do que os de seus competidores? Usa tecnologia de qualidade inferior em seus negócios? Opera com pequenos volumes e se sente limitado em sua capacidade de expandir? Trabalha com marca fraca ou desconhecida? Sua imagem é fraca ou não reconhecida? Mantém um relacionamento fraco ou impessoal com seus clientes? Mantém um relacionamento fraco com seus fornecedores? Mantém um relacionamento fraco com seus funcionários? Suas estratégias de marketing não atendem os objetivos? Seus gerentes são pouco experientes? Atua pouco em P&D? Falta-lhe conhecimento da indústria? Faltam-lhe habilidades inovadoras?

8 Swot - Natura

9 Rede de Farmácias Pague Menos


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