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ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Sociedade de Organizações

2 O que são organizações? Unidades sociais (ou agrupamentos humanos)
Intencionalmente construídas e reconstruídas Atingir objetivos específicos Nunca constitui uma unidade pronta e acabada É um organismo vivo Sujeita a mudanças

3 Organizações Sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Componentes: objetivos, recursos, processos de transformação e divisão do trabalho. Estão por toda parte. Introdução à Administração Albertina Sousa

4 PRINCIPAIS COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES
Recursos Objetivos Humanos Materiais Financeiros Informação Espaço Tempo Processo de transformação Divisão do trabalho Produtos Serviços Sucesso Crescimento

5 O que são objetivos? Pretensões ou propósitos da empresa
Definem a razão de ser ou de existir das empresas Objetivos empresariais > objetivos departamentais > operacionais Servem: para aumentar a participação no mercado, aumentar a produção, diminuir custos, elevar a liquidez da empresa

6 Recursos Recursos Humanos: pessoas
Recursos materiais: instrumentos de trabalho (máquinas, ferramentas, matéria-prima) Recursos financeiros: capital Informação: dados (recursos intangíveis, conhecimento) Espaço: local Tempo: recurso intangível Espaço: rede, virtual, home office, redes sociais

7 PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
Resultados Recursos Processo: estrutura de ação de um sistema.

8 FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS
Administração geral Pesquisa e desenvolvimento Operações (produção) Marketing Recursos Humanos Finanças

9 Fornecer o produto ou serviço Utilização e transformação de recursos
OPERAÇÕES (PRODUÇÃO) Fornecer o produto ou serviço Utilização e transformação de recursos Produção em massa Produção por processo contínuo Produção unitária

10

11 Marketing Estabelecer e manter relação entre cliente e organização
Pesquisa Desenvolvimento de produtos Distribuição Preço Promoção Vendas

12

13 Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
Transformar informações de marketing em produtos e serviços Identificação e introdução de novas tecnologias Melhoramentos nos processos produtivos Redução de custos Especialistas

14

15 Finanças Cuida do dinheiro da organização
Proteção e utilização eficaz dos recursos financeiros Maximização do retorno do investimento Manter o grau de liquidez Responsável por decisões como: investimentos, financiamento, controle, destinação dos resultados.

16 Recursos Humanos Encontrar, atrair e manter as pessoas
Função estratégica (envolve o todo) Planejamento da quantidade e competências de pessoas para ingressarem na organização Recrutamento e seleção Treinamento e desenvolvimento Avaliação de desempenho Remuneração Higiene, saúde e segurança no trabalho Gestão de pessoas

17

18 EFICIÊNCIA X EFICÁCIA Eficiência Eficácia Ausência de desperdícios
Eficácia: realização de objetivos. Eficiência: melhor utilização dos recursos. Eficiência Eficácia Ausência de desperdícios Capacidade de realizar resultados Uso econômico de recursos Grau de realização dos objetivos Menor quantidade de recursos para produzir mais resultados Capacidade de resolver problemas

19 Henry Mintzberg: papéis gerenciais
Papéis interpessoais Papéis de processamento de informação Papéis de decisão

20 Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas
Papéis Interpessoais Líder: persuasão, negociação, motivação, relações humanas Figura de proa (imagem do chefe): representante ou relações públicas Ligação: “teia”, relação com os pares

21 PAPÉIS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES
Monitor: troca de informações (dentro e fora) Disseminador: circulação da informação (de fora para dentro) Porta-voz: fala oficial (de dentro para fora)

22 PAPÉIS DE DECISÃO Empreendedor: planejador de mudanças
Controlador de distúrbios: amenizar conflitos, crises entre grupos, promover a harmonia, equilíbrio “Psicólogo Organizacional” Administrador de recursos: Tempo, programar ao trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros Negociador: sindicatos, clientes, credores ou empregados

23 Informação, atualização profissional, reciclagem constante
COMPETÊNCIAS Conhecimento Informação, atualização profissional, reciclagem constante Atitude Comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação Perspectiva Visão das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações

24 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Competências intelectuais: obtenção e análise concreta sobre a realidade e intuição, imaginação e criatividade (habilidade conceitual) Competências Interpessoais: Liderança, relação humana, comunicação, motivação (habilidade humana) Competência Técnica: atividade específica Competência Intrapessoal: introspecção;auto- análise, automotivação, autoconhecimento, organização e administração do próprio tempo

25 Maestro Introdução à Administração Albertina Sousa

26 CIRURGIÃO Introdução à Administração Albertina Sousa

27 PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DECISÃO:
Escolha para enfrentar um problema Processo decisório: sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. Colocada em prática, o ciclo se fecha e cria outra situação Problema/nova situação Decisão Execução Nova situação

28 PRINCIPAIS TIPOS DE DECISÕES:
Decisões programadas: resolução de problemas conhecidos. Ex. limite de crédito bancário Decisões não-programadas: resolver problemas que as decisões programadas não conseguem resolver. Ex.: fusão de empresas.


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